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Seis características especiais de bhakti

Os cinco tipos de ignorância

 

 

No bhakti-rasamrta-sindhu (1.1.17), Srila Rupa Gosvami descreve as seguintes seis características especiais de bhakti:

 

klesa-ghni Subhada moksa-laghuta-krt-sudurlabha sandrananda-viSesatma Sri-krsnakarsini ca sa

 1.  klesa-ghni – Ela destrói todos os tipos de aflições.

 2. Subhada - Ela concede todos os tipos de boa fortuna.

 3. moksa-laghuta-krt – Ela faz krt, o prazer da liberação impessoal parecer laghuta – insignificante

 4. sudurlabha – Ela é raramente alcançada.

 5. sandrananda-visesatma – Sua natureza é constituída­do mais intenso e superlativo prazer.

 6. Sri-krsna-akarsini – Ela é o único meio para atrair a Krsna

 

klesa-ghni – Ela destrói todos os tipos de aflições.

 

três tipos de klesa (aflição): o pecado em si (papa), o pecado em forma de semente (papa-bija), e a ignorância (avidya). As atividades pecaminosas são clas­sificadas como pataka (pecaminosa), maha-pataka (muito pecaminosa) e atipataka (extremamente pecaminosa). Todas estas são consideradas papa.

Pessoas em cujos corações Suddha-bhakti se manifestou não são naturalmente inclina­das a tornarem-se envolvidas em atividades pecaminosas (papa). O desejo de cometer pecados, os quais são chama­dos papa-bija, não podem permanecer no coração repleto de bhakti. Avidya significa ignorância da própria identidade espiritual. Quando Suddha-bhakti primeiro aparece dentro do coração, a jiva entende muito claramente, “eu sou um servo de Krsna” e a ignorância desaparece por completo. Isto significa que a proporção que Bhakti-devi, a deusa de bhakti, espalha sua refulgência, a escuridão de papa, papa-bija e avidya são expelidas do coração. Com a chegada auspiciosa de bhakti, todos os tipos de aflições vão embora. Por isto bhakti é klesa-ghni.

 

 

Subhada

 

Neste mundo, todos os tipos de afeição, todas boas qualidades, e todos os tipos diferentes de prazeres são considerados Subha (auspiciosos). Aquele em cujo coração bhakti pura se manifestou, é dotado com quatro qualida­des: humildade, compaixão, ausência de orgulho e respeito aos outros. Por isso, o mundo inteiro concede afeição a ele. Todos os tipos de sad-gunas são automaticamente mani­festados em Suddha-bhaktas. Bhakti é capaz de dar todos os tipos de prazeres. Se alguém deseja, ela pode dar desfru­te material, a felicidade de se fundir no brahma impessoal (nirviSesa-brahma-sukha), todos os tipos de poderes místi­cos (siddhis), gratificação dos sentidos e liberação.

 

Sudurlabha

 

Este assunto precisa ser entendido cuidado­samente. Bhakti irá permanecer elusiva na medida que se executa serviço devocional de modo inapropriado, mesmo que a pessoa se ocupe em milhões de diferentes práticas espirituais (sadhana). Além disso, Bhakti-devi satisfaz maioria das pessoas somente com a liberação impessoal; ela não concede bhakti a menos que veja que o praticante é altamente qualificado. Por estas duas razões, é que bhakti é raramente alcançada. O sadhana do cultivo de jñana de­finitivamente conduz à liberação na forma de fundir-se no não-dual brahma, que é a forma mesma de conhecimento. Também é fácil de receber a gratificação dos sentidos ma­teriais ao realizar atividades piedosas como yajña e outras atividades semelhantes. Contudo, se alguém não pratica bhakti-yoga, não pode alcançar bhakti por Sri Hari, mesmo ao realizar milhares de práticas espirituais.

 

sandrananda-visesatma

 

Bhakti é a felicidade espiritual eterna, e por isso a execução de bhakti coloca a pessoa num oceano de bem-aventurança. Se alguém combina todos os diferentes tipos de prazeres materiais mundanos, e adiciona o prazer de fundir no brahma (que é a negação deste mundo mate­rial), e multiplicar isto por dez milhões, o prazer resultante ainda não pode ser comparado a uma única gota do oceano de bem-aventurança do serviço devocional. Os prazeres materiais são completamente triviais, e os prazeres que aparecem por negar os prazeres materiais (mukti) são mui­to secos. Estes prazeres são ambos diferentes da natureza da bem-aventurança do mundo espiritual. Ninguém pode comparar duas coisas que são inteiramente diferentes em caráter. Portanto, aqueles que desenvolveram algum gosto pela bem-aventurança encontrada na prática de bhakti, o prazer de fundir-se em nirvisesa-brahma, torna-se tão insi­gnificante quanto a água contida na pegada de um bezerro. Somente aqueles que experimentaram este prazer podem entendê-lo; outros não podem compreendê-lo nem discutí-lo.

 

 

 

 

  Os cinco tipos de ignorância são:

 

(1) ignorância de sua própria svarupa;

(2) confundir o corpo material inerte como o atma,alma;

(3) possessividade por objetos dos sentidos mundanos, ou a auto-concepção de ser um desfrutador;

(4) absorção pela dualidade, ou apego por entidades que não sejam Krsna;

(5) medo e percepção distorcida (virupa-grahara)

 

 

 

 

 

EXTRAÍDO DOS CAPITULOS  DO JAIVA DHARMA DE SRILA BHAKTIVINODA THAKUR

 

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