Página Principal
 

VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

 

 

"ELES NÃO ENTENDERAM NADA"

Trabalho de Alívio

(Editorial - 18/05/2005)

Para aqueles que tem talento de compreender genuinamente o Trabalho de Nossos Guardiões, simplicidade e humildade deflui naturalmente de seu discurso e dos atos gerados de tal qualidade, mas para aqueles que não tem esse Talento, o que se pode observar, ao final, é somente a pretensão que emerge da incapacidade de harmonizar e uma boa dose de arrogância. Em ambos os casos o resultado é facilmente perceptível. Srila Prabhupada ensinava que se reconhece a arvore pelos seus frutos e embora possa parece um ensinamento simplório e óbvio, nele se pode encontrar a diferença entre o que realmente é e que não passa de pretensão e política institucional destituída de real Consciência de Krsna.

Nossos Guardiões sempre foram peritos em promover o bem estar geral. Talentosos e conhecedores da verdadeira essência do conhecimento nunca deixaram que Instituições ficassem acima do foco principal de seu trabalho - Amar a Deus. Srila Prabhupada adaptou as regras sastricas para o ocidente, permitindo que mulheres morassem nos templos entre outras inovações que simplesmente desconsideraram os critérios adotados na Índia. Sridhara Maharaja simplesmente abandonou a instituição quando ela se tornou um obstáculo na sua vida devocional.

Por esta razão, o Trabalho de Nossos Mestres, suas palavras, suas imagens e atos, não podem ser objeto de propriedade particular dessa ou daquela instituição - estão além da proteção de Direitos Autorais, por que são universais e se destinam ao bem estar geral.

Da mesma forma, "TRABALHO DE ALÍVIO" OU "RELIEF WORK" não é um slogan apropriável por pessoas ou instituições em particular, é sim uma idéia universal a quem todos tem acesso, bastando simplesmente praticá-lo, cujo objeto é intuito do presente Editorial.

Em 1978/1979, pouco mais de um ano após a partida física de Srila Prabhupada deste planeta e ascensão dos autos apontados Gurus da Iskcon (na época não se sabia a verdade) e bem no meio de uma onda devastadora de destruição da fé principalmente dos discípulos de Srila Prabhupada (revelação da possibilidade de envenenamento de Srila Prabhupada) eis que do oriente, uma grande alma, sentiu no seu coração a necessidade de proteger almas honestas que tinham chegado a Consciência de Krsna.

Srila Sridhara Maharaja, Srila Bhakti Raksak Dev-Goswami Maharaja (o Guardião da Devoção) anunciava a necessidade de que fosse desenvolvido um trabalho que denominou de "Trabalho de Alivio" (relief work) instando a seus discípulos e colaboradores que fossem pelo mundo pregando o "Caminho do Coração", a necessidade de buscar abrigo na porta da misericórdia e tantos outros conceitos que, de fato, se tornaram essenciais para a manutenção da saúde espiritual de muitos e em alguns casos manutenção da própria sanidade.

Naquele tempo o trabalho de alivio chegou no Brasil sob a guia de Srila Sridhara Maharaja tivemos a chance de acessar o mais alto nível de Vaisnavismo ingressando no restrito campo de compreensão da vida espiritual, e com isso, alçando uma compreensão essencial à complementação do nosso aprendizado iniciado com Srila Prabhupada.

Com a partida de Srila Sridhara Maharaja, a própria instituição criada por esse Grande Acarya, mudou muito, mas o trabalho de Alívio por Ele instituído manteve-se até que, por diversas razões, entres elas imaturidade, insegurança, mudança de humor e abandono dos ensinamentos do Guardião, houve crescente declínio desse Trabalho de Alívio, vindo a ser encerrado aqui no Brasil, quando o próprio sanyase enviado pelo Mestre para iniciar esse trabalho, que nessa altura já tinha abandonado seus votos sagrados, passou a adotar comportamento impróprio, discriminando pessoas, cultivando a desunião, ou melhor, a segregação de pessoas de pouco poder aquisitivo, vindo ao final ofender Vaisnavas maiores. O resultado pratico foi a desunião e magoa.

Entretanto sobre esse assunto preferimos nos reservar a comentar em texto anexo a parte, cuja leitura, desde já advertimos, não vem de encontro ao Trabalho de Alívio, mas que por Justiça temos obrigação de fazê-lo - COMENTÁRIOS.

"Relief Work" é o cultivo da Consciência de Krsna no que lhe é mais essencial, ou seja, a Busca por Krsna - a única realidade presente no começo, meio e fim. Mas, a nosso ver, e especialmente destinada a aquelas pessoas que preferem praticar Bhakti Yoga sob a Bandeira Universal de Caitanya Mahaprabhu e todos os Nossos Acaryas.

Desta forma, apesar entendermos que todos são destinatários finais do Trabalho de Alivio, os principais beneficiários são os devotos praticantes de Bhakti Yoga que não aceitam grilhões institucionais ou que foram e continuam sendo rejeitados pelas instituições por não se submeterem fanaticamente a seus propósitos o mais das vezes de cunho material sob a falsa capa de serviço devocional. Tais devotos mantém respeito pelo seu mestre iniciador, mas admitem e aceitam vários mestres instrutores sem ver nisso qualquer divergência doutrinária ou filosófica.

O fato é que, as instituições, que teoricamente deveriam simplesmente apoiar as práticas e cultivar a associação entre todos os Vaisnavas, passam a cobrar comportamentos. Os referidos "pseudos" lideres das instituições visando manter a continuidade de seus projetos buscam aglomerar vassalos que tem como principal função custear financeiramente tais projetos ou simplesmente concretizá-los. Veja texto sobre o assunto

Ocorre que, quando o vassalo não está produzindo adequadamente ele passa a ser objeto de um processo que podemos denominar de "massacre mental" e que ao final DESTROI A FÉ, causando no caminho grande sofrimento. A pessoa se sente como uma laranja usada quando passa a ser tratada com desprezo, ou perde algum privilégio. Iludida ela, o vassalo, pensa que isso é essencial para a manutenção da vida espiritual, e que estaria sendo abandonada pelo Mestre etc, argumentos comuns dos lideres tirânicos que visam manter seu "status quo" ante o Mestre, apresentado resultados cujo esforço é fruto de trabalho de terceiros e que no fim vem a ser atribuído ao pseudo lider apresentador que ávido de pratista quer ascender no conceito do Mestre.

Os Acaryas dizem que pratista ou prestígio material é o último dos anarta que submetem os devotos, visto que se mescla na relação do discípulo com o mestre ou com o Senhor Supremo e seu empenho em satisfazê-los de forma material. Realmente os Mestres informam que se pode encontrar pratista em devotos que já alcançaram inclusive o estágio de bhava, tal é a dificuldade de se identificar a influencia de tal anarta.

Por outro lado é muito fácil identificar um devoto influenciado pela necessidade de pratista, visto que ele se torna arrogante e influenciado pelo modo da paixão que faz o mesmo pensar que pode fazer qualquer coisa em nome do cumprimento das ordens do mestre, inclusive passar por cima do respeito básico a outras entidades vivas, inclusive devotos, acabando por fazer ofensas e criar “gangues” para atingir propósitos.

Então, em linhas gerais, quando observamos que a pregação visa obtenção de Castidade ou critérios exclusivistas de associação, passando a ter um discurso do tipo; que esse é invejoso, aquele não é fidedigno, que o outro é traidor, caído, sahadya etc. estaremos simplesmente identificando os tentáculos das instituições, que ao final tem como principal objetivo realizar seus projetos, ainda que tenha que passar com um trator por cima de qualquer um, inclusive dos praticantes de boa-fé, Nesse momento sabemos que eles estão abandonando a bandeira de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Tomando a liberdade de tentar definir ainda que em linhas Gerais o que é Trabalho Alivio que aqui se pretende dar novos impulsos e quais os seus destinatários, vale comentar que, em regra, de vez em quando a história se repete, mostrando que temos que aprender com os erros do passado ainda que alguns não estejam dispostos.

A formula nos foi dada por nossos Mestres e é baseada no respeito, boa fé e principalmente misericórdia que atinge a todos de forma indistinta sem causa, sem pré-requisitos e se destinando a todos que querem praticar bakti yoga.

Atualmente Discurso Institucional é sempre o mesmo e normalmente são pontuados por frases de efeito, tais como: "Está tudo diferente", "tal (instituição ou pessoa) mudou muito" ou quando se quer justificar alguma coisa estranha ou meia que injustificável, se diz: "Ele é um traidor e abandonou tal mestre porque é invejoso", "tal mestre se retirou do coração de fulano" ou ainda, quando as frases anteriores já não surtem efeito ou não pode ser aplicada vem à famosa frase "Eles não entederam nada". 

De fato sempre existe alguém que não está entendendo alguma coisa quando essa retórica é utilizada, normalmente alguém que se acha acima do bem e do mal, que, ansioso por pratista é capaz de por seus interesses pessoais acima de tudo e de todos, olvidando-se do trabalho de alivio.

O sol nasceu para todos, e todos tem direito a pratica da Bhakti Yoga sem medo. Convidamos a todos, indistintamente a se engajarem no pleno exercício da Consciência de Krsna, sem medo de que as pragas dos institucionalistas sejam capaz de afastar as bênçãos dos nossos Guardiões, uma vez a proteção Deles, assim como o Trabalho de Alívio, também não é apropriável, como fruto fidedigno e maduro da Arvore de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Meus amigos, com sinceridade no coração, não acreditem na propaganda institucional que gera divisões entre os devotos, busquem sempre o néctar, aonde quer que ele esteja, engaje-se em serviço devocional aonde lhe for possível encontrar e seja amigo de todos os vaisnavas que, como arvores dos desejos, são capazes de satisfazer todos os desejos.

Esta no momento de identificarmos o terrorismo institucional e livremente nos associarmos sob a bandeira única de Sri Caitanya Mahaprabhu, e, se encontrarmos alguma oposição, não tenham medo, sob a guia de Caitaguru, seremos capazes de obter a associação necessária no tempo, lugar e circunstancia que se apresentar e desta forma seremos capazes de sermos beneficiários e doadores do trabalho de alívio, que teve início como forma de ajudar praticantes de bhakti yoga, discípulos de Srila Prabhupada abandonados pela Instituição por razões políticas, mas que ao final se estenderá além de grupos ou instituições, e isso ocorrerá com a graça e proteção de Nossos Guardiões, como foi assegurado por Eles nas suas instruções.

O site dos Guardiões não tem compromisso direto com qualquer instituição Vaisnavas, acreditamos que as relações dos Vaisnavas deve estar baseada na amizade respeitosa e desinteressada. Vaisnavas tem algo em comum, a busca do amor a Deus pela pratica de bhakti yoga, que inclui sadhana, canto congressional, associação e serviço devocional. Estamos prontos a contribuir com qualquer devoto que nos inspire, por esta razão é importante conhecer os limites entre a instituição como instrumento necessário para os trabalhos devocionais e instituição como forma velada de exploração e fanatismo e busca de pratista de alguns, que arrogantemente desrespeitam os sentimentos de outros seres vivos.

Trabalho de Alivio, desta forma, vem se transformando em um instrumento de libertação dos liames psicológicos que iniciado como amizade acaba por gerar vínculos com pessoas que não estão honestamente harmonizadas com o Trabalho de Nossos Acaryas e nem tem compromisso com o bem estar geral. Vinculo esse que mantido pela tirania e medo de estar cometendo ofensas, ou ser abandonado pelo mestre e instituição, aprisiona sob a falsa impressão de ter uma relação afetuosa que implica em ter determinado comportamento em relação ao Grupo.

Devemos ser conscientes e acreditar em nossos mestres quando os mesmos nos instruíram que se agirmos com sinceridade estaremos protegidos, e esse é o primeiro passo. Assim começa o trabalho de alívio. Só com confiança nesse princípio e a pratica de sadhana é que será possível tornar o devoto verdadeiramente beneficiário.

Quando não se tiver certeza de estar sendo sincero, ore para o Caitaguru e com certeza você experimentará o milagre da Consciência de Krsna. Os que experimentaram tal situação podem realmente dizer que "entenderam alguma coisa".

 

Do Editor - Vyasa Dasa

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

Livros Vaisnavas

Página Inicial

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

<>

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti YogaLinks - Livros -    Fale Conosco - Acaryas

novela das oito a caminho das