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DASA MULA

Os princípios fundamentais dos ensinamentos de Nimai Pandita

 

 

JAIVA DHARMA

DECIMO TERCEIRO CAPITULO (pag. 362  português)

 

 

 

“Meu filho, primeiro lhe explicarei os versos (sloka) do sastra do Dasa-mula, em que as dez verdades ontológicas (do Dasa-mula) estão colocadas em uma forma condensada. Você é um erudito, assim, por sua própria reflexão, será capaz de compreender os verdadeiros ensinamentos deste verso.

 

amnayah praha tattvam harim iha paramam sarva-saktim rasabdhim

tad-bhinnamsams ca jivan prakrti-kavalitan tad-vimukta ms ca bhavad

bhedabheda-prakasam sakalam api hareh sadhanam suddha-bhaktim

sadhyam tat-pritim evety upadisati janam gauracandrah svayam sah

 

1. Pramana: Os ensinamentos dos Vedas recebidos através do guru-parampara são conhecidos com amnaya. A evidência infalível dos Vedas, dos smrti-sastras liderados pelo Srimad-Bhagavatam, bem como a evidência da percepção direta dos sentidos (pratyaksa), estão de acordo com a orientação dos Vedas e todos são aceitos como pramana (evidência). Este pramana estabelece os seguintes prameyas (verdades fundamentais):

 

2. Parama-tattva: Somente Sri Hari é a Verdade Suprema. Pramana e o Princípio de Prameya

 

3. Sarva-saktiman: Sri Krsna é o possuidor de todas as potências.

 

4. Akhila-rasamrta-sindhu: Ele é um oceano de doçuras nectáreas.

 

5. Vibhinnamsa-tattva: Ambas as almas liberadas (mukta) e condicionadas (baddha) são eternamente suas distintas partes integrantes.

 

6. Baddha-jivas: As almas condicionadas estão sujeitas ao controle e influência de maya.

 

7. Mukta-jivas: As almas liberadas são livres da ilusão (maya).

 

8. Acintya-bhedabheda-tattva: O universo inteiro consiste de consciência (cit) e inconsciência (acit), que é a acintya-bhedabheda-prakasa de Sri Hari, isto é,Sua inconcebível manifestação, a qual é simultaneamente diferente e não-diferente dEle.

 

9. Sudha-bhakti: O serviço devocional puro é o único processo (sadhana) para alcançar a perfeição.

 

10. Krsna -priti: o objetivo final a ser alcançado é a afeição e o amor transcendental exclusivos por Krsna  (sadhya-vastu).

 

 

PRIMEIRO SLOKA  DO DASA-MULA. (pag. 364 - capitulo 13)

 

 

 PRIMEIRO DASA MULA

svatah-siddho vedo hari-dayita-vedhah-prabhrtitah

pramanam sat-praptam pramiti-visayan tan nava-vidhan

tatha pratyaksadi-pramiti-sahitam sadhayati nah

na yuktis tarkakhya pravisati tatha sakti-rahita Dasa-mula (1)

 

 

‘Os auto-evidentes Vedas, que foram recebidos na sampradaya através do guru-parampara pelo recipiente de misericórdia de Sri Hari tal como Brahmaji e outros, são conhecidos como amnaya-vakya. Os nove prameya-tattvas são estabelecidos por estes amnaya vakyas com o auxílio de outros pramanas que seguem a orientação das escrituras (sastras), tal como a evidência obtida pela percepção direta dos sentidos (pratyaksa). O raciocínio que é apoiado somente em lógica é sempre falho no que tange a avaliação de assuntos inconcebíveis, desde que a lógica e o argumento não têm acesso ao reino do inconcebível.

 

SEGUNDO SLOKA DO DASA MULA-TATTVA. (pag. 375 capitulo 13)

 

haris tv ekam tattvam vidhi-siva-suresa-pranamitah

yad evedam brahma prakrti-rahitam tat tv anumahah

paratma tasyamso jagad-anugato visva-janakah

sa vai radha-kanto nava-jalada-kantis cid-udayah

 

 

‘Na verdade, Sri Hari, a quem Brahma, Siva, Indra e outros devatas continuamente oferecem pranama, é a única Suprema Verdade Absoluta. O nirvisesabrahma que é desprovido de sakti é a refulgência corpórea de Sri Hari. Maha-Visnu, que criou o universo e entrou nEle como a Superalma que habita no interior de todos, é simplesmente sua manifestação parcial. É somente este Sri Hari, a forma da realidade transcendental (cit-svarupa), cuja compleição é da cor de uma nuvem de chuva recém-formada é Sri Radha-vallabha, o amado de Sri Radha.’

 

TERCEIRO  DASA MULA

parakhyayah sakter aprthag api as sve mahimani

sthito jivakhyam svam acid-abhihitam tam tri-padikam

sva-tantrecchah saktim sakala-visaye prerana-paro

vikaradyaih sunyah parama-puruso ‘yam vijayate

Dasa-mula (3) (pag. 398 – Capitulo 14)

 

‘Embora Sri Bhagavan não seja diferente de Sua potência inconcebível e transcendental (para-sakti), Ele tem seus desejos e natureza independentes. Sua energia transcendental para-sakti consiste de três aspectos – cit-sakti (potência espiritual), jiva-sakti (potência marginal) e maya-sakti (potência externa) – e Ele sempre inspira essas potências a se ocuparem em suas respectivas funções. Este para-tattva (A Verdade Absoluta Suprema), mesmo enquanto realiza todas estas atividades, permanece imutável e está eternamente situado na svarupa transcendental

plena, em Sua própria glória.’

 

 

QUARTO DASA MULA

 

sa vai hladinyas ca pranaya-vikrter hladana-ratas

tatha samvic-chakti-prakatita-raho-bhava-rasitah

tatha sri-sandhinya krta-visada-tad-dhama-nicaye

rasambodhau magno vraja-rasa-vilasi vijayate

(pag. 406 – Capitulo 14) DASA-MULA (40

 

‘Há três funções de svarupa-sakti: hladini, sandhini e samvit. Krsna permanece perpetuamente imerso no pranaya-vikara da hladini-sakti. Por causa dos bhavas confidenciais evocados por samvit-sakti, Ele está sempre situado como rasika-sekhara saboreando sempre um novo rasa. Este príncipe supremamente independente dos passatempos, Sri Krsna, está sempre submerso no oceano de vraja-rasa em Sua morada transcendental completamente bem-aventurada, liderada por Vrndavana, a qual se manifesta através de sandhini-sakti. Todas as glórias a Ele.

 

 

QUINTO DASA  MULA

 

sphulingah rddhagner ivã cid-anavo jiva-nicayah

hareh suryasyaivaprthag api tu tad-bheda-visayah

vase maya yasya prakrti-patir evesvara iha

sa jivo mukto ‘pi prakrti-vasa-yogyah sva-gunatah

(pag. 430 – Capitulo 15)

 

 

‘Assim como muitas fagulhas diminutas saem de um fogo abrasante, do mesmo modo as inumeráveis jivas atômicas são como partículas espirituais nos raios do sol espiritual, Sri Hari. Embora estas jivas não sejam diferentes de Sri Hari, elas também são eternamente diferentes dEle. A eterna diferença entre a jiva e Isvara é que Isvara é o Senhor e mestre de maya- sakti, enquanto que a jiva pode cair sob o controle de maya, até mesmo no seu estágio liberado, devido a sua natureza constitucional.’

 

 

SEXTO DASA MULA

 

svaruparthair hinan nija-sukha-paran krsna-vimukhan

harer maya-dandyan guna-nigaa-jalaih kalayati

tatha sthulair lingai dvi-vidhavaranaih klesa-nikarair

mahakarmalanair nayati patitan svarga-nirayau

Dasa-mula, Sloka (6)

(pag. 459 – Capitulo 16)

 

 

‘A jiva, por sua natureza original, é uma serva eterna de Krsna. Seu svarupa-dharma é o serviço a Sri Krsna. A energia ilusória (maya) de Bhagavan puneaquelas jivas que estão desprovidas deste svarupa dharma. Estas jivas estão desviadas de Krsna, e estão preocupadas com sua própria felicidade. Atadas por maya com os laços dos três modos da natureza material – sattva, rajah e tamah – sua svarupa fica encoberta com os corpos grosseiro e sutil, lançadas na escravidão miserável do karma, as jivas repetidamente experimentam felicidade e aflições no céu e no inferno.’

 

 

SÉTIMO DASA MULA

 

yada bhramam bhramam hari-rasa-galad-vaisnava-janam

kadacit sampasyan tad-anugamane syad ruci-yutah

tada krsnavrttya tyajati sanakair mayika-dasam

svarupam vibhrano vimala-rasa-bhogam sa kurute

(pag. 488 – Capitulo 17)

 

 

‘Quando, no curso de transmigração entre espécies elevadas e baixas no mundo material, a jiva que é capaz de encontrar um Vaisnava absorto no fluxo do rasa de sri-hari-bhakti, um gosto surge em seu coração para seguir o caminho de vida Vaisnava. E por cantar sri-krsna-nama, ela gradualmente se livra de seu condicionamento. Passo a passo, ela ganha sua intrínseca cinmaya-svarupa (forma transcendental), e torna-se qualificada para saborear o rasa puro e espiritual do serviço direto a Sri Krsna.’

 

 

OITAVO DASA MULA

 

hareh sakteh sarvam cid-acid akhilam syat parinatih

vivartam no satyam srutim iti viruddham kali-malam

harer bhedabhedau sruti-vihita-tattvam suvimalam

tatah premnah siddhir bhavati nitaram nitya-visaye

(pag. 514 – Capitulo 18)

 

 

‘Toda a criação espiritual e material é uma transformação da sakti de Sri Krsna. A filosofia impessoal da ilusão (vivarta-vada) não é verdadeira. Ela é uma impureza que foi produzida por Kali-yuga, e contrária aos ensinamentos dos Vedas. Os Vedas apóiam

acintya-bhedabheda-tattva (a inconcebível unidade e diferença) como a doutrina pura e absoluta, e quando este princípio é aceito, pode-se alcançar amor perfeito pelo Eterno Absoluto.’

 

 

NONO DASA MULA

 

srutih krsnakhyanam smarana-nati-puja-vidhi-ganah

tatha dasyam sakhyam paricaranam apy atma-dadanam

nava‰gany etaniha vidhi-gata-bhakter anudinam

bhajan sraddha-yuktah suvimala-ratim vai sa labhate

(pag. 564 – Capitulo 19)

 

 

‘Uma pessoa deve executar bhajana dos nove processos de vaidhi-bhakti, a saber, ouvir, cantar, lembrar, oferecer orações, adorar, servir os pés de lótus de Krsna, agir como servo de Krsna, tornar-se Seu amigo, e render-se completamente a Ele. Desta maneira, aquele que com fé pratica bhajana constantemente,

certamente alcança o krsna-rati puro.’

 

 

DÉCIMO DASA MULA

 

vraje radha-krsna-svajana-jana bhavam hrdi vahan

paranande pritim jagad-atula-sampat-sukham aho

vilasakhye tattve parama-paricaryam sa labhate

(pag. 639 – Capitulo 22)

 

 

No estágio amadurecido de sadhana-bhakti, quando a jiva situa-se em sua svarupa, então pela influência da potência hladini, o estágio de bhava em madhura-rasa surge interiormente. Em outras palavras, o humor para seguir os passos dos associados mais queridos de Sri Sri Radha Krsna em Vraja aparece em seu coração. Gradualmente ela obtém felicidade e prosperidade que é insuperável neste mundo, na forma do serviço supremo de paramananda-tatva, que é conhecido como vilasa. Não há ganho maior do que este para a jiva.

EXTRAÍDO DOS CAPÍTULOS  DO JAIVA DHARMA DE SRILA BHAKTIVINODA THAKUR

 

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