Página Principal

VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

 

Bhajananandi - Gosthyanandi - Prakrta

QUESTÃO LEVANTADA

Texto Publicado na Comunidade Orkut dos Guardiões por Alemão –  informando que  edição foi Cedida gentilmente por Praladesh Das

 

No Capítulo 22 do Madhya Lila, o Senhor Caitanya pessoalmente instrui Srila Sanatana Goswami sobre o processo do Serviço Devocional.

 O Senhor Caitanya explica Vaidhi e Raganuga.

 Vaidhi Bhakti

 "CC Madhya 22,109: "Aqueles que não tiverem atingido a plataforma de ligação espontânea em serviço devocional prestam serviço devocional sob a orientação de um mestre espiritual fidedigno de acordo com os princípios regulativos mencionados nas escrituras reveladas. De acordo com as escrituras reveladas, este tipo de serviço devocional é chamado vaidhi bhakti."

 Significado por Srila Prabhupada

 No início, temos de ouvir de um mestre espiritual fidedigno. Isto é favorável para avançar em serviço devocional. De acordo com este processo, a pessoa escuta, canta, lembra e se envolve em adoração à Deidade, agindo sob as instruções do mestre espiritual. Estas são as principais actividades essenciais do serviço devocional ...

 ... Serviço espontâneo não é artificial. Uma pessoa simplesmente tem que chegar a essa plataforma por prestar serviço devocional de acordo com os princípios regulativos. Assim, uma pessoa tem de ouvir, cantar e seguir os outros principios reguladores de lavar o templo, banhar-se, levantar-se cedo de manhã, ir ao Mangala-arati e assim por diante. Se não se chega à plataforma do serviço espontâneo no início, a pessoa deve adotar serviço regulado de acordo com as instruções do mestre espiritual. Este serviço regulado é chamado de vaidhi bhakti.

 

Raganuga Bhakti

 CC Madhya 22,148: "Meu caro Sanatana, Eu descrevi em detalhes o serviço devocional de acordo com os princípios regulativos. Agora ouça de Mim sobre o serviço devocional espontâneo e suas características.

 CC Madhya 22,149: "Os habitantes de Vrndavana estão ligados a Krsna espontaneamente em serviço devocional. Nada se compara a esse serviço devocional espontâneo, que é chamado ragatmika bhakti. Quando um devoto segue os passos dos devotos de Vrndavana, o seu serviço devocional é chamado raganuga bhakti.

 CC Madhya 22,150: "Quando uma pessoa se apega à Suprema Personalidade de Deus, a sua inclinação natural para o amor é completamente absorvida nos pensamentos do Senhor. Isso é chamado de apego transcendental e serviço devocional de acordo com este apego é chamado ragatmika, ou serviço devocional espontaneo.

 CC Madhya 22,151: "A principal característica do amor espontâneo é profundo apego pela Suprema Personalidade de Deus. Absorção no pensamento d'Ele é uma característica marginal.

 CC Madhya 22,152: "Assim serviço devocional, que consiste de Raga [profundo apego] é chamado ragatmika, serviço amoroso espontâneo. Se um devoto almeja essa posição, ele é considerado muito afortunado

 CC Madhya 22,153: "Se uma pessoa segue os passos dos habitantes de Vrndavana por causa desta avidez transcedental ela não se importa com as injunções ou raciocínios do sastra. Esse é o caminho do amor espontâneo.

 CC Madhya 22,154: "Serviço devocional no amor espontâneo é vividamente expresso e manifesto pelos habitantes de Vrndavana. Serviço devocional que está de acordo com o serviço devocional deles é chamado raganuga bhakti, ou serviço devocional que segue o caminho do serviço amoroso espontâneo.

 CC Madhya 22,155: "Quando um devoto avançado e realizado ouve sobre os assuntos dos devotos de Vrndavana - nas doçuras da santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya - ele torna-se inclinado a um desses caminhos, e sua inteligência torna-se atraída . Na verdade, ele começa a almejar esse tipo particular de devoção. Quando tal avidez é despertada, a inteligência não depende mais das instruções do sastra [escritura reveladas] nem na lógica e argumentação.

 CC Madhya 22,156-157: "Existem dois processos pelos quais pode-se executar raganuga bhakti - interno e externo. Quando auto-realizado, o devoto avançado externamente permanece como um neófito e executa todas as injunções sastricas, especialmente aquelas relativas a ouvir e cantar . Mas, dentro de sua mente, em sua original, purificada, auto-realizada posição, ele serve Krsna em Vrndavana de uma maneira particular. Ele serve Krishna vinte e quatro horas por dia, durante todo o dia e noite.

 CC Madhya 22,158: "O devoto avançado, que está inclinado ao serviço amoroso espontâneo deve seguir as actividades de uma associação particular com Krsna em Vrndavana. Ele deve executar serviço externamente como um devoto regulado, bem como internamente a partir de sua posição auto-realizada. Assim ele deve executar serviço devocional tanto externamente como internamente.

 CC Madhya 22,159: "Na verdade, os habitantes de Vrndavana são muito queridos para Krishna. Se alguém quiser participar no serviço de amor espontâneo, ele deve seguir os habitantes de Vrndavana e constantemente ocupar-se em serviço devocional na sua mente.

 CC Madhya 22,160: "O devoto deve sempre pensar em Krishna dentro de si mesmo e deve escolher um devoto muito querido, que é um servo de Krsna em Vrndavana. Deve-se envolver constantemente em tópicos sobre esse servo e sua relação amorosa com Krsna, e deve-se viver em Vrndavana. Se alguém é incapaz de fisicamente ir a Vrndavana, ele deve mentalmente viver lá. "

 CC Madhya 22,161: "Krishna tem muitos tipos de devotos - alguns são servos, alguns são amigos, alguns são pais, e alguns são amantes conjugais. Devotos que estão situados em uma destas atitudes de amor espontâneo de acordo com sua escolha, são considerados como estando no caminho do serviço amoroso espontâneo.

 CC Madhya 22,162: "Minha querida mãe, Devahuti! Oh emblema da paz! Minha arma, o disco de tempo, nunca vence aqueles para quem Eu sou muito querido - para quem Eu sou o Superalma, filho, amigo, mestre espiritual, bem-querente, Deidade adorável e meta desejada. Desde que estes devotos são sempre apaegados a Mim, eles nunca são derrotados pelos agentes do tempo.

CC Madhya 22,163: "Deixe-me oferecer minhas respeitosas reverências repetidas vezes para aqueles que sempre ansiosamente meditam na Suprema Personalidade de Deus como um marido, filho, amigo, irmão, pai ou amigo íntimo.

 CC Madhya 22,164: "Se alguém se engaja em serviço amoroso espontâneo ao Senhor, seu afecto para os pés de lótus de Krsna aumenta gradualmente.

 CC Madhya 22,165: "Na semente da afeição, existe apego que recebe dois nomes, rati e bhava. A Suprema Personalidade de Deus está sob o controle desse apego.

 

Significado por Srila Prabhupada

 Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura comenta sobre este verso. Externamente, o devoto executa todos os itens do serviço devocional em nove maneiras diferentes, começando com sravana e kirtana, e dentro de sua mente, ele sempre pensa na sua relação eterna com Krsna e segue os passos dos devotos de Vrndavana. Se uma pessoa dessa forma engaja-se no serviço de Radha e Krsna, ela pode transcender os princípios regulativos demonstrados nos sastras e, através de seu mestre espiritual, ocupar-se totalmente na prestação de amor espontâneo por Krsna. Desta maneira, ele alcança a afeição aos pés de lótus de Krsna. Krsna fica sob o controle de tais sentimentos espontâneos e, finalmente, pode-se alcançar a associação com o Senhor."

 

O Sadhana Raganuga externo dos Bhajananadis (Viviktanandis) consiste em cantar diariamente 192 voltas de Japa e o Sadhana Raganuga interno consiste em receber o Ekadas Bhava (seu nome eterno, forma, vestimenta, idade, serviço, grupo, etc) e meditar nesta forma. Embora seja um método autorizado no Gaudiya Vaisnavismo, não é recomendado para os dias actuais.

 

O Sadhana Raganuga externo dos Gosthyanandis (ISKCON), consiste em cantar diariamente 16 voltas de Japa, servir o Guru e Sadhus, adorar as Deidades, recitar o Bhagavatam, e compassivamente propagar com muita intensidade o cantar do Maha Mantra Hare Krsna através de Harinama Sankirtana (cantar nas ruas e distribuir massivamente a literatura transcedental de Srila Prabhupada) e o Sadhana Raganuga interno consiste em absorver-se nos passatempos de Krsna como descritos no Srimad Bhagavatam cultivando uma intensa avidez (Lobha) por entrar nos passatempos do Senhor sem no entanto receber antecipadamente Ekadas Bhava (uma forma espiritual para meditar).

 

Quando o discípulo estiver pronto o Mestre Espiritual aparece e revela a sua (do Guru) forma espiritual bem como a do discípulo.

 

Nos últimos dias dos passatempos de Srila Prabhupada neste planeta, SS Bhakti Caru Swami questionou-o acerca de como seus discípulos iriam realizar o relacionamento deles com Krsna na ausência física de Srila Prabhupada. Srila Prabhupada respondeu que quando os seus discípulos estivessem preparados ele revelaria tudo a partir da plataforma transcedental.

 

Tanto os Bhajananandis como os Gosthyanandis têm um Sadhana Raganuga interno e externo. E ambos são muito reservados em revelar seu Sadhana interno.

 

Os Prakrta Sahajiyas podem aparecer tanto entre os Bhajananadis como entre os Gosthyanandis.

Os Prakrta Sahajyas exteriorizam algo que deve ser interno.

 Também sobrevalorizam Madhurya Rasa considerando as outras Rasas inferiores.

 Quando aparecem entre os Bhajananadis, costumam vestir-se como Gopis entre outras características de diversas Apasampradayas.

 Quando aparecem entre os Gosthyanadis costumam falar abertamente sobre os passatempos íntimos de Radha Krsna e das Gopis para os iniciantes.

 

Texto Publicado na Comunidade Orkut dos Guardiões por Alemão –  informando que  edição foi Cedida gentilmente por Praladesh Das

 

QUESTÃO LEVANTADA

Jaya Srila Gurudeva!
Dandavats pranams a todos.
Praladesh Das tem feito várias distinções entre raganuga (interno e externo) e entre Bhajananadis/Gosthyanandis. Creio eu q faltam referencias sobre essas distinções. Por exemplo, aonde está escrito q um Bhajananadi tem q cantar 192 voltas de japa? Quem canta mais de 16 voltas não pode ser considerado um Gosthyanandi?
Existem várias referencias aonde podemos ver Srila Prabhupada (Swamiji) afirmando q todos devotos devem procurar avançar até cantar 64 voltas de japa. Como Praladesh Das mesmo cita em seu blog:
"64 voltas - O Padrão da ISKCON
"Nós pedimos aos nossos estudantes para cantar 16 voltas como mínimo.
Dezesseis voltas não é nada. Em Vrndavana existem muitos devotos que cantam 120 voltas.
Então dezesseis voltas é o mínimo." (Srila Prabhupada - Aula 20/10/72)
http://rasadasa.blogspot.com/2008/04/quantidade-leva-qualidade.html

 

 
 

O metódo de recebimento de ekadasa-bhava (as onze caracteristicas do corpo espiritual) ainda é praticado dentro do Gaudiya-Vaishnavismo e passado de Guru fidedigno ao discípulo totalmente rendido. Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaj, vêem justamente servir a Srila Prabhupada dessa maneira, podendo transmitir esse conhecimento aos discipulos de Swamiji q não tiveram acesso a esse segredo.

"Os Prakrta Sahajyas exteriorizam algo que deve ser interno.
Também sobrevalorizam Madhurya Rasa considerando as outras Rasas inferiores."

Os Goswamis e os acharyas sempre afirmaram Madhurya-rasa como sendo a rasa mais elevada e as gopis como possuindo o prema mais elevado. No momento nao tenho nenhuma referencia sobre isso, mas voltarei a escrever aqui quando tiver algo.

Chandrakala, Praladesh Das tem divulgado o livro "Siksa Fora da ISKCON" de Sivarama Swami, aonde o autor tenta argumentar q nao devemos aceitar siksha fora da ISKCON. Sendo assim q vantagem temos de de colocar um texto de sua autoria no blog? Penso eu ser totalmente desnecessário. Se ele quiser vir aqui e discutir esses assuntos, isso sim pode ser proveitoso, mas dar espaço a quem nao é favoravel a pregação de gurudeva, eu acho viajem.

Tentarei disponibilizar mais material a vc.

Radhe Radhe!

De Prabhu Ramanda Das

Prahladesh Dasa

Até 64 voltas ainda é Gosthyanandi, porque ainda sobra muito tempo para pregar. Srila Puri Maharaja explica: "Você ainda terá 16 horas para fazer outras coisas."

Mais do que 64 voltas, Srila Prabhupada avisa: "Então tudo terminará. Não haverá mais pregação." (07/06/76)

Vosso servo
Prahladesh Dasa
 

disponível Guardiões

Livro referido acima
Siksa fora da Iskcom
http://www.scribd.com/doc/9639378/Siksa-Fora-Da-Iskcon-Compl
Observamos que muitas das colocações expostas nesse trabalho, sem retirar o brilho da intenção de ajudar, são controvertidas por polêmicas e partem de um ponto de vista absolutamente pessoal do interlocutor que tentar pinçar exemplos nos livros e conversas, darsham de Srila Prabhupada para sustentar seu ponto de vista.
Ao contrário seria simplesmente aceitar as instruções do Guru sem interpreta-las ao inves de tentar atender as conveniências institucionais.
Refuta indiretamente o princípio Guru, Sastra e Sadhu, deixando entender que só os sadhus de dentro da "nova iskcon" é que são bons para se ter associação.
Nos Ocidentais definitivamente não entendemos nada de Tradição Vaisnava.
Assim, ousamos NÃO CONCORDAR.
Evidente que Sivarani Swami, com todo respeito, é tendencioso e deixa de lado aspectos mais importantes só para tentar justificar esse monte de especulações da instituição.
No humor de Sri Nityananda Prabhu simplesmente lembro:
akrodha paramananda nityananda raya
abhimana shunya nitai nagare bedaya
adhama patita jivera dware dware giya
harinama maha mantra dena bilaiya
1. Lord Nityananda Raya never gets angry. He is always in ecstasy, supreme bliss. He has no false ego. He wanders to every town and village in Nadia chanting Hare Krishna, dancing, and offering krsna-prema (love of Krishna) to everyone indiscriminately.
2. Sri Nitai goes to every doorstep and knocks on the door, 'Tap! Tap!Tap!' He goes to those who are very much distressed, degraded, and fallen. He goes to them and gives them krsna-prema. He says, "Please Chant! Please Chant! ": hare krishna, hare krishna, krishna Krishna, hare hare / hare rama, hare rama, rama rama, hare hare. If they do not chant and shut the door, then He rolls there on the ground and cries!
Assim que fazer se existe publico que realmente acreditam nessa teoria - é porque dever existir uma razão dentro dos planos do Supremo.
Guardiões
Importante Frisar que o Próprio autor diz;
"Desculpas
Escrevi esse trabalho para a satisfação dos líderes da ISKCON, que tomam abrigo em Srila Prabhupada. Sabendo que seu conteúdo seria controverso tentei da melhor maneira possivel apoiar as minhas declarações nas de Srila Prabhupada. Eu não tive nenhum motivo escuso ao compor o trabalho. Com suas conclusões, ofereço-o aos membros da ISKCON. Que eles possam ser satisfeitos com meus humildes esforços.
Minhas desculpas a qualquer Vaisnava que possa ter ofendido com o conteúdo desse trabalho. Tanto quanto possível, evitei culpar individuos, instituições e grupos. Também tentei qualificar minhas declarações, reconhecendo que nem todos os Vaisnavas de fora da Iskcon são feitos do mesmo material
........................................................."
http://www.guardioes.com/Siksa_Fora_da_Iskcon_Resumo_Final.pdf
 
11 fev (6 dias atrás)

excluir

disponível Guardiões

Banalização do Pedido de Desculpas

http://www.guardioes.com/Siksa_Fora_da_Iskcon_%20Resumo_Final.pdf
Banalização do Pedido de Desculpas
Curioso como alguns pensam que podem fazer e dizer o que quiserem que depois é só pedir desculpas que vai ficar tudo bem.
Alguns banalizam a sempre existente capacidade de pedir desculpas fiados na Misericórdia infinita dos Vaisnavas.
Grande Engano - pois aqueles que cometem Vaisnava Aparadha ficam marcados e são fadados a perde a fé e a capacidade de cantar os Santos Nomes de forma pura.
Esse devoto, diz que nem todos os Vaisnavas de fora da Iskcon são feitos do mesmo material, com o devido respeito porde-se-ia até indagar, tomando a mesma linha re raciocínio e, desde já pedindo perdão, de qual material são feitos os "Vaisnavas" de dentro dessa instituição ao ponto de deixar de cumprir as ordens expressas do Guru.
Dandavats
Guardioes
 
11 fev (6 dias atrás)

excluir

disponível Guardiões

Qual a mais severa nama-aparadha?
http://www.guardioes.com/Goura_Govinda01.htm
 
Srila Gour Govinda Swami: Qual a mais severa nama-aparadha?
Devoto: Desobedecer a ordem do mestre espiritual
Srila Gour Govinda Swami: Desobedecer a ordem do mestre espiritual. Quem desobedece? Quem comete esta aparadha? Aquele que tem esta concepçao de pensamento: Krsna diz: acaryam mam vijaniyan, navamanyeta karhicit, na martya-buddhyasuyeta, sarva-deva-mayo guruh, " Deve-se reconhecer o acarya e Eu mesmo e nunca desrespeita-lo em nenhuma circunstancia. Nao se deve inveja-lo pensando que ele é um homem ordinario, porque ele é o representante de todos os semideuses." (Srimad-Bhagavatam 11. 17. 27) Krsna diz: Aquele que é guru-acarya, é como a mim mesmo, acaryam mam vijaniyan, navamanyeta karhicit, na martya-buddhyasuyeta, sarva-deva-mayo guruh. Todos os semideuses se manifestam nesta pessoa. Isto é guru. Krsna diz.
 
Mas aquele que pensa: Como um ser mortal pode ser como Krsna. Eu nao posso ver assim. Ele sente fome, ele come como eu como, ele transpira como eu transpiro, ele defeca e urina como eu. As vezes ele fica doente. Como é isto? Na martya-buddhyasuyeta. "Ele nao é um ser mortal, nao posso ver assim, eu nao posso aceitar isto."
Quando alguém pensa assim, representa a mais severa nama aparadha. Ele desobedece a ordem do guru. Prabhupada iniciou milhares de pessoas. Porque eles se foram? Porque? Porque eles cometeram esta aparadha. Eles nao seguiram as ordens de Prabhupada. Eles nao entenderam Prabhupada em nada. Eles nao seguiram. Prabhupada diz: "cante dezesseis voltas, puramente. Nao cometa ofensa." Eles estao fazendo isto? "Siga os principios regulativos." Eles nao estao cantando dezesseis voltas de japa. Eles estao fazendo isto? Nao estao fazendo porque nao sao rendidos. Eles aceitaram o guru desta forma: " Ele é como nos, assim nos podemos quebrar estes votos." Ele pensa: " O guru é um ser mortal como nos." Visama nama aparadha.
 
11 fev (6 dias atrás)

excluir

disponível Guardiões

Nao cometa ofensa." Eles estao fazendo isto? "Siga os principios regulativos." Eles nao estao cantando dezesseis voltas de japa. Eles estao fazendo isto? Nao estao fazendo porque nao sao rendidos. Eles aceitaram o guru desta forma: " Ele é como nos, assim nos podemos quebrar estes votos." Ele pensa: " O guru é um ser mortal como nos." Visama nama aparadha.
 
Este mundo material é uma situaçao perigosa, pade pade vipadam, em todos os niveis existe perigo e nos temos tantos desejos materiais. Ilimitados. Eles estao nos arrastando, nos empurrando, nos colocando no medonho oceano da existencia material. Nos temos estado sendo arrastados e arrastados. Nos estamos em uma precaria e perigosa situaçao. Quem esta aqui para nos proteger desta situaçao perigosa? Guru pada- padma. Os pés de lotus do guru. Ninguém mais pode salvar você. Ninguém pode nos salvar desta precaria e perigosa situaçao. Se você pensa que o guru é um ser humano ordinario, entao você estarà cometendo a mais severa aparadha, nama aparadha. E você nao poderà ter fé nas palavras do guru. Você nao poderà se render a Ele. Você serà apenas um simulador. Esta é a razao e nada mais.
 
Visama nama aparadha, a mais severa nama aparadha
 
11 fev (6 dias atrás)

excluir

Ramananda

Depois do q Srila Goura Govinda Maharaj disse sobre a maior ofensa é não seguir as ordens do guru, vejamos a seguir qual foi a instrução final de Srila Prabhupada:
http://jornalharekrsnabrasil.blogspot.com/2010/01/instrucao-final-de-srila-prabhupada.html
Srila Narayana Maharaj:
“E então ele me disse Eu estou lhe dando mais um serviço. Depois da minha partida você irá fazer meu viraha mahotsava. Com a sua guia eles irão realizar. Também, você irá me dar samadhi, e você deve fazer o que você quiser, como puder. Eu sei que você conhece todos os sistemas na nossa sampradaya porque você vêem realizando serviço para seu mestre espiritual por bastante tempo. E eu tenho fé em você, que você irá faze-lo bem. Portanto você deve fazer meu samadhi e meu viraha mahotsava."
(Bhakti Charu Swami confirma que em Bengali Srila Prabhupada pediu a Narayana Maharaja para nos ajudar depois do seu desaparecimento.)
Srila Giriraj Swami, guru e GBC da ISKCON:
"Levando em consideração as instruções finais de Srila Prabhupada sobre a Gaudiya Matha e para Narayana Maharaja e sua relação com Kesava Maharaja, eu não acho que se encontrar com Narayana Maharaja, oferecendo respeito, trocando sentimentos de afeição, perguntando, trocando convites, e aceitando e oferecendo ajuda constitui uma violação das instruções de Srila Prabhupada. Pelo contrário, isso representa uma tentativa de realizá-las."
 
11 fev (6 dias atrás)

excluir

Jornal Hare

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare ...



Gourangaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!Grite os Nomes de Goura !!!!
 
12 fev (5 dias atrás)

excluir

disponível Guardiões

Swami B.V. Tripurari
http://www.guardioes.com/castidade.htm
Ultimately, all of Iskcon's objections to my accepting Srila Sridhara Maharaja as my siksa guru are based on institutional concerns, not guru, sadhu, and sastra. Sastra does not place institutional limits on accepting a diksa or siksa guru. It speaks in universal terms and leaves practical details to the faith and discretion of the guru and disciple. In proportion to the disciple's level of advancement, the guru guides him or her according to time, place, and circumstance; thus the record shows that in most cases before his departure Srila Prabhupada did not want his fledgling disciples to associate with many of his Godbrothers. However, his final words on the matter were that his disciples could go to Srila Sridhara Maharaja for philosophy, which I did. I never regretted this decision even though because of it I am no longer welcome in the institution that Srila Prabhupada founded.
Still, I believe now, as I did then, that in the matter of accepting a siksa guru I have been truly chaste to the instructions and mission of my diksa guru, His Divine Grace A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. By his grace may I also become pure.
 
13 fev (4 dias atrás)

excluir

disponível Guardiões

PARA O PRABHU PRAHLADESH

Apesar de aparentemente (e não se iludam por que isso é só aparente) estarmos em campos opostos, consideramos bastante elucidativas as informações trazidas pelo Prabhu Prahladesh Dasa, a quem consideramos uma pessoa séria e respeitável, ante a lucidez de suas colocações, demonstrando estar o mesmo embuido da sinceridade necessária para pratica de Bhakti.
Nesse sentido convidamos humildemente a vir aqui e nos explicar melhor esse aparentemente posicionamento que tem em relação a que, os que estiverem ligadas a Iskcon só podem aceitar Siksa dos demais membros dessa instituição.
Em adição a isso passo a transcrever parte do rescente Darshan de Srila Bhaktivedanta Nararaya Goswami Maharaja aqui no Brasil em relação a Instituição Iskcon.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] In truth, they do not have the respect for Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja that I have. They cannot properly glorify him as I do. They know practically nothing of his real glory. They cannot even explain the definition of bhakti. Can you explain it? You have been there for so many years. I know you don’t know it.
If you want money, then be in ISKCON, and if you want bhakti, then strictly come to me. I will give you bhakti.
http://www.guardioes.com/lealdade.htm
Srila Bhakltivedanta Narayana Maharaja é sem a menor sombra de dúvida UM PURO DEVOTO VAISNAVA da MAIS ALTA LINHAGEM CONTEMPORÂNEA - Ante essa premissa - Por favor, como podemos ignorar as suas afirmativas? E se um Puro Devoto faz tais afirmativas - como podemos menospreza-las?
Não seria isso uma Vaishnava Aparadha?
Observe Srila Bhakltivedanta Narayana Maharaja não tem qualquer expectativa quanto ao sucesso institucional http://www.guardioes.com/tentar_bhakti.htm
Logo dizer que ele quer Fama e Discípulos, para um senhor de 90 anos é no minimo um absurdo (para não dizer que é ofensa)
Então..........Como pode haver sinceridade se não sequer lógica na postura de alguns membros da Iskcon?
Aguardamos respeitosamente as suas ponderações
Dandavats - Vyasa Dasa(ACBSP)
 
15 fev (2 dias atrás)

excluir

Prahladesh Dasa

As Instituições podem e devem estabelecer critérios de actuação para os seus membros. Mas em última análise cabe ao devoto(a) individualmente escolher o caminho que quer seguir. SS Tripurari Swami disse-o muito bem: "O Sastra não coloca limitações institucionais para aceitar um Diksa ou Siksa Guru."

Ninguém pode obrigar ninguém a seguir este ou aquele Guru.

Sri Guru é a pessoa que o Senhor Krsna envia-nos de acordo com nossa capacidade e rendição.

Vosso servo
Prahladesh Dasa
 
 

 

 

Siksa fora da Iskcon

em PDF (Capitulos I a III)

e Resumo Final e Conclusões

 

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhaktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

<>

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

ÍNDICE DE TEXTOS ANTERIORMENTE PUBLICADOS E

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga Links - Livros -    Fale Conosco - Acaryas