Página Anterior - Página Principal

 

MAYAPUR, 14 DE FEVEREIRO DE 1977 – CONVERSA

 

O Sistema Varāśrama

precisa ser introduzido

 

Treinamento em liderança... liderança significa manter os cidadãos satisfeitos sob todos os aspectos... varāśrama-dharma para todos – começando com a ISKCON... seja qual for o seu trabalho, faça isso para Krishna e torne-se perfeito... dentro de uma própria estrutura social varāśrama mesmo um śūdra pode alcançar a perfeição espiritual... varāśrama para o benefício de toda a sociedade humana

 

Satsvarupa: ... pensei que eles tivessem sido suprimidos.

Prabhupada: Revolução significa que eles estão insatisfeitos.

Satsvarupa: Revolução Francesa, Revolução Russa.

Prabhupada: As coisas não estavam indo bem. Por isso gradualmente então quebra. Mas se as coisas estão indo bem, as pessoas estão felizes. Eles não vão se revoltar. Vocês têm que manter os cidadãos satisfeitos em todos os sentidos. Vocês devem conhecer suas necessidades, com eles ficam satisfeitos. Vocês devem organizar o governo dessa maneira. Então não haverá revolução. A massa de pessoas, se eles estão satisfeitos, eles não vão se revoltar. Mas eles não conhecem esse processo. A "democracia", ao homem comum é permitido votar. Ele não tem conhecimento, mas está votando. Este é o processo mais condenado. Chamara-bhangi, um varredor, ele é votado par tornar-se Ministro de Defesa. Seu negócio é limpar a rua, mas ele se torna porque recebe o número suficiente de votos. Tantos bhangis, eles votam, "Sim, ele é o nosso líder. Ele deve ser Ministro da Defesa." Você tem que fazer isso. Isso é democracia. Seu negócio é varrer e ele é votado como ministro de defesa.

Hari-śauri: Mas na, digamos na América, eles argumentam que todo mundo é educado agora. Na América...

Prabhupada: Que educação? Educado significa hippies. Isso é tudo. Essa é a sua educação. Eles não sabem qual é o significado de educação. Educação... Um estudante Universitário foi informado que "Na próxima vida você pode tornar-se um cachorro," então ele disse, "O que há de mal nisso?" Isso é educação. Será educação, que ele concorda em tornar-se um cachorro muito alegremente. Não há educação nenhuma. Simples perda de tempo.

Satsvarupa: Mas pelo menos se existe uma exploração extrema por um rei ou ditador isso pode ser mudado. Mas as pessoas...

Prabhupada: Não pode haver exploração se as coisas estão feitas em ordem. Exatamente como um katriya deve ser treinado como katriya. Então ele é rei. Não que um bhangi pelo voto se torna um rei. Isso é educação.

[Bg 18.43: "Heroísmo, poder, determinação, destreza, coragem na batalha, generosidade e liderança são as qualidades de trabalho para os katriyas."]

Ele deve ser muito poderoso, muito forte, fortemente constituído. Vocês viram a pintura, Ramachandra? Corpo vigoroso. Você vê. Lakshmana. Porque katriya. Eles devem ser treinados como katriyas. Por isso o colégio varāśrama é necessário para treinar a pessoa que é capaz de se tornar um brāhmana, quem é capaz de se tornar um katriya, quem é capaz de se tornar... Dessa forma deve haver divisão. E de acordo com a qualidade e trabalho deve haver divisão para cooperação. Há um grande projeto. Eles têm perdido. Eles não sabem. Todos os bhangis, chamara, śūdras, eles estão simplesmente votando. Isso é tudo. Onde está o treinamento?

Hari-śauri: Mas para que ter um corpo grande e forte se agora eles estão usando aviões, tanques e armas.

Prabhupada: Esta é sua inútil perda de templo. Por quê? Por isso a guerra não pára, guerra desnecessária e uma guerra tão grande, Kurukshetra, em dezoito dias estava terminada. Isso é decisão. E isso está acontecendo, continuamente guerra, tensão, política, diplomacia, discurso, Parlamento. Não há fim para a guerra. Não há fim. Isso vai continuar. Assim como o mesmo exemplo: se você mantém os cães como cães eles irão adiante latindo. Há tantas coisas. Se nós seguimos as instruções do Bhagavad-gita, então o mundo todo será... Isto é um fato. Agora, como implementar isso, esta é outra coisa. Isso é um fato.

Hari-śauri: Porque mesmo os yavanas e mlecchas estavam seguindo o sistema katriya na época de Krishna. Assim como Jarasandha. Ele tinha todo o respeito cavalheiresco de um katriya, muito embora ele fosse um demônio. Mas hoje em dia todo mundo... Ninguém é...

Prabhupada: Todo mundo é śūdra. Ninguém é brāhmana, ninguém é...

Hari-śauri: Não.

Prabhupada: Śūdra é para ser controlado apenas. A eles nunca é dado liberdade... Isso é melhor, mantê-los sob controle... mas dê a eles suficiente comida, roupa suficiente, não mais que isso. Eles ficarão satisfeitos.

Hari-śauri: Se aquilo for feito então como aqueles que têm algum potencial serão educados, como nós os reconheceremos?

Prabhupada: Ou os eduque ou controle-os. Dê a eles facilidade de educação. Mas agora não há educação nenhuma... Assim nós estamos enfatizando o ponto da educação. Você educa certa cessão como brāhmana, certa cessão como katriya, certa cessão como vaiśya. Nessa educação nós não discriminamos se ele está vindo de uma família śūdra. Receba educação. Seja qualificado. Então você fala. Não por votos.

Satsvarupa: O Senhor Chaitanya, quando Ramananda Raya apresentou isso, Ele disse que não era possível de ser introduzido nessa Era.

Prabhupada: Sim. Não... Ele não disse possível. Iha bāhya. [Madhya 8.59: "O Senhor respondeu, 'Isso é externo. Melhor que me fales de algum outro método. '"] Chaitanya Mahaprabhu estava interessado apenas na plataforma espiritual. Ele não tinha idéia do lado material. Ele rejeitou o lado material.

Satsvarupa: Mas nós não fazemos isso também?

Prabhupada: Não. Nossa posição é diferente. Nós estamos tentando implementar a consciência de Krishna em tudo. E Chaitanya Mahaprabhu pessoalmente tomou sannyāsa. Ele rejeitou completamente o material. Niskinchana ["{alguém} que não tem nada a ver com o mundo material"]. Mas nós não estamos indo nos tornar niskinchana. Nós estamos tentando cimentar a perturbada posição do... Isso está também na prescrição do Bhagavad-gita. Nós não estamos rejeitando toda a sociedade. Chaitanya Mahaprabhu rejeitou tudo, Iha bāhya. Rejeitado significa: "Eu não tenho muito interesse nisso." Bāhya. "Isso é externo." Ele estava simplesmente interessado no interno, o espiritual.

            Mas nosso é nosso dever que nós arranjaremos os assuntos externos tão bem que um dia eles virão para a plataforma espiritual muito facilmente, pavimentando o caminho. E Chaitanya Mahaprabhu, pessoalmente, daquela forma, eles não tem nada a ver com este mundo material. Mas nós estamos pregando. Nós estamos pregando. Por isso nós devemos pavimentar a situação de tal maneira que gradualmente eles serão promovidos para o plano espiritual, no qual não se requer isso.

Satsvarupa: Varāśrama não é requerido.

Prabhupada: Não requerido. Chaitanya Mahaprabhu recusou, "Eu não sou brahmana, eu não sou kshatryia, eu não sou isso, eu não sou aquilo." Ele rejeitou. Mas no Bhagavad-gita, o cātur-varya mayā sṛṣṭa [Do Bg 4.13: "De acordo com os três modos da natureza material e o trabalho prescrito para elas, as quatro divisões da sociedade humana são criadas por Mim..."] Então nós somos Krishna..., pregando a consciência de Krishna. Isso deve ser feito.

Hari-śauri: Mas na pregação prática de Chaitanya Mahaprabhu Ele apenas induziu-os a cantar.

Prabhupada: Isso não é possível para o homem comum.

Hari-śauri: O quê, simplesmente induzi-los a cantar.

Prabhupada: Mas quem irá cantar? Quem irá cantar?

Satsvarupa: Mas se eles não cantarão, então também eles não serão treinados em varāśrama. Aquilo é mais fácil.

Prabhupada: O canto estará lá, mas você não pode esperar que as pessoas cantem como Chaitanya Mahaprabhu. Elas não conseguem sequer cantar dezesseis voltas. (E) esses patifes vão se tornar Chaitanya Mahaprabhu.

Satsvarupa: Não. Mas se eles pelo menos cantarem e tomarem alguma prasāda...

Prabhupada: O canto vai continuar. Isso não será parado. Mas ao mesmo tempo o varāśrama-dharma deve ser estabelecido para tornar o caminho mais fácil.

Hari-śauri: Bem, pelo menos meu entendimento era que o canto seria introduzido na era de Kali porque Varāśrama não é possível.

Prabhupada: Porque isso limpará a mente. O canto não irá parar.

Hari-śauri: Então por isso canto foi introduzido, para substituir todos os sistemas de Varāśrama dessa forma.

Prabhupada: Sim, isso pode substituir, mas quem vai substituir isso. As pessoas não são avançadas. Se você imitar o canto de Haridas Thakura, isso não é possível.

Satsvarupa: Nós dizemos a eles continuarem com o seu trabalho mas também cantarem.

Prabhupada: Sim. Thākaha āpanāra kāje[Da música de Bhaktivinoda Thakura: "...Continue com o seu dever prescrito e cante Hare Krishna".], Bhaktivinoda Thakura. Āpanāra kāja ki. Cahitanya Mahaprabhu recomendou, sthāne sthita ["permanecendo no varāśrama-dharma"]. E se eles não permanecem no sthāna, então o canto sahajiyā começará. Assim como os sahajiyā também tem contas de japa e..., mas eles têm também três dúzias de mulheres. Esse tipo de canto vai continuar. Assim como nosso (nome suprimido). Ele não era a adequado à posição de sannyāsa, mas foi dado a ele sannyāsa. Ele estava apegado a cinco mulheres e ele se revelou. Por isso varāśrama-dharma é necessário. Simples show-bottle (garrafas de água coloridas que se parecem com vidros de remédio, mas são inúteis) não adiantará de nada. Assim varāśrama-dharma deve ser introduzido por todo o mundo e...

Satsvarupa: Introduzido começando pela comunidade da ISKCON?

Prabhupada: Sim. Sim. Brāhmana, katriyas. Deve haver educação regular.

Hari-śauri: Mas em nossa comunidade se o... sendo que nós estamos treinando Vaishnavas...

Prabhupada: Sim.

Hari-śauri: ...então como nós seremos capazes de fazer divisões em nossa sociedade?

Prabhupada: Vaishnava não é tão fácil assim. O varāśrama-dharma deve ser estabelecido para tornar um Vaishnava. Não é tão fácil se tornar um Vaishnava.

Hari-śauri: Isso não é algo barato.

Prabhupada: Sim. Por isso deve ser feito. Vaishnava, tornar-se um Vaishnava, isso não é tão fácil. Se tornar-se um Vaishnava é tão fácil, porque então tantos estão caindo. Isso não é fácil. O sannyāsa é para o mais altamente qualificado brāhmana. E simplesmente por vestir-se como um Vaishnava, é isso... Queda!

Hari-śauri: Então o sistema varāśrama é como que para os kaniṣṭhās, Kaniṣṭha-adhikārī. [SB 11.2.47, veja abaixo.]

Prabhupada: Kaniṣṭ?

Hari-śauri: Quando alguém está ainda na plataforma de neófito.

Prabhupada: Sim. Sim. Kaniṣṭha-adhikārī, sim.

Hari-śauri: O sistema varāśrama é benéfico.

Prabhupada: Kaniṣṭha-adhikārī significa que ele deve ser um brāhmana. Isso é kaniṣṭha-adhikārī. A vida espiritual, kaniṣṭha-adhikārī, significa que ele deve ser um brāhmana qualificado. Isso é kaniṣṭha:

arcāyām eva haraye

pūjāḿ yah śraddhayehate

na tad-bhakteshu cānyeṣu

sa bhaktah prakrtah smrtah

[SB 11.2.47: Um devoto que está fielmente engajado na adoração à Deidade no templo, mas não tem o comportamento adequado para com os outros devotos ou com as pessoas em geral é chamado prākṛta-bhakta, ou devoto materialista e é considerado como estando na posição mais baixa".]

            Brāhmana significa que ele é gradualmente elevado do estágio material para o estágio espiritual. E abaixo do brāhmana não há questão de Vaishnava.

Hari-śauri: Não há questão de quê?

Prabhupada: Vaishnavismo.

śṛṇvatā sva-kathā kṛṣṇa

puya-śravaa-kīrtana

hdy anta stho hy abhadrāi

vidhunoti suht satām

 

[SB 1.2.17: "Shri Krishna, a Personalidade de Deus, que é o Paramatma {Superalma} no coração de todos e o benfeitor do devoto sincero, limpa o desejo de desfrute material do coração dos devotos que desenvolveram desejo intenso de ouvir Suas mensagens, as quais são por si mesmas virtuosas quando apropriadamente ouvidas e cantadas."]

Por tornar-se um brāhmana, ouvindo, ouvindo, ouvindo... Ou por ouvir, ouvir, ouvir ele se torna um brāhmana. Significa que as outras qualidades, qualidade śūdras, katriya, vaiśya são extintas. Assim então o próximo estágio é śṛṇvatā sva-kathā kṛṣṇa [SB 1.2.17, ver acima.] Por esse processo, ouvindo... Sem tornar-se um brāhmana ninguém está interessado em ouvir. Então por ouvir, naṣṭa-prāyev abhadreu, então abhadra, quer dizer as qualidades básicas, significando ignorância e paixão... Estas são as qualidades básicas. Então naṣṭa-prāyev abhadreu. Quando estas qualidades estão quase aniquiladas, não completamente, nitya bhāgavata-sevayā, por ouvir do Bhagavata ou por servir o mestre espiritual e o Movimento para a Consciência de Krishna –

naṣṭa-prāyev abhadreu

nitya bhāgavata-sevayā

bhagavaty uttama-śloke

bhaktir bhavati naiṣṭhikī

 

[SB 1.2.18: "Por atender regularmente às aulas do Bhagavatam e por render serviço devocional ao devoto puro, tudo aquilo que é molesto ao coração é quase que completamente destruído e o amoroso serviço à Personalidade de Deus, que é glorificado com canções transcendentais é estabelecido como um fato irrevogável."]

Então ele se torna fixo em serviço devocional... Este serviço devocional é a qualidade de primeiro grau de sattva-guna.

naṣṭa-prāyev abhadreu

nitya bhāgavata-sevayā

bhagavaty uttama-śloke

bhaktir bhavati naiṣṭhikī

 

Tadā rajas-tamo-bhāvā  [SB 1.2.19: veja abaixo]

Quando alguém está situado como um devoto, então esta qualidade básica, rajas-tamah, ignorância e paixão, os sintomas: kāma-lobhādayaś ca ye, desejos luxuriosos e cobiça. Desejo sexual, intenso desejo sexual ou satisfação dos sentidos, comer demais, lobha, cobiça – estas coisas vão embora. Nitya bhāgavata-sevayā bhagavaty uttama... Quando alguém está situado em serviço devocional, tadā rajas-tamo-bhāvā. Estes são  rajas-tamo... Estes são sintomas de  rajas-tamo-bhāvā.

tadā rajas-tamo-bhāvā

kāma-lobhādayaś ca ye

ceta etair anāviddha

sthita sattve prasīdati

 

[SB 1.2.19: "Logo que o irrevogável serviço amoroso é estabelecido no coração, os efeitos dos modos da natureza de paixão e ignorância, tais como a luxúria, desejos e ansiedade, desaparecem do coração. Então o devoto está estabelecido em bondade e se torna completamente feliz."]

A mente não é mais perturbada com todas essas coisas. Sthitam sattve prasīdati. Assim ele deve ser entendido como... Ele está em sattva-guna. Esta é a perfeita vida brahmânica. Então ele estará satisfeito. Prasīdati. Dessa maneira, passos graduais... Então é muito difícil trazer isso, introduzir Varāśrama, mas pelo menos deve haver alguma idéia. Assim como na universidade, ninguém está indo estudar alta matemática, literatura inglesa avançada. Ninguém vai, mesmo no seu país. As aulas estão quase vazias. Mas ainda assim, o governo não as fecha. O custo é alto, mas não há estudantes, não há entrada, não há renda. Por isso os professores estão vindo para nós, "Dê-nos algum estudante". Você sabia disso?

Satsvarupa: Professores de religião.

Prabhupada: Qualquer que seja, estudos avançados...

Satsvarupa: Sim. "Envie-nos alguns de seus homens".

Prabhupada: Ninguém está interessado em estudos avançados. Eles querem algum entendimento tecnológico, assim eles podem ganhar algum dinheiro. Isso é tudo. Apenas interesse.

Satsvarupa: Em nossa ISKCON, uma pessoa se torna um brāhmana depois de um ano. Isso não é muito difícil. Todo mundo se torna um brāhmana.

Prabhupada: Isso é devido ao cantar. Isso os eleva muito facilmente.

Hari-śauri: Onde é que nós iremos introduzir o sistema varāśrama então?

Prabhupada: Em nossa sociedade, entre nossos membros.

Hari-śauri: Mas então se todo mundo é elevado à plataforma brahmânica...

Prabhupada: Não todo mundo. Por que você está fazendo confusão? Varāśrama, não todo mundo brāhmana.

Hari-śauri: Não, mas em nossa sociedade praticamente todo mundo é elevado àquela plataforma. Então alguém pode o que é...

Prabhupada: É isto... Todos estão sendo elevados, mas eles estão caindo.

Hari-śauri: Então nós temos que tornar isso mais difícil de ser obtido...

Prabhupada: Sim.

Hari-śauri: ... Iniciação de brāhmana. Depois de quatro ou cinco anos.

Prabhupada:  Não é necessário. Você permanece como um katriya. Você será...

Hari-śauri: Sem necessidade mesmo de nenhuma iniciação de brāhmana, então...

Prabhupada: Não, não.

Hari-śauri: ... ao menos que alguém seja...

Prabhupada: Não, deve haver o brāhmana. Porque você diz, generalizando?

Hari-śauri: A menos que alguém seja particularmente...

Prabhupada: Sim.

Hari-śauri: ... inclinado.

Prabhupada: Não que um homem śūdra seja tornado brāhmana à força. Você não pode aperfeiçoar. Isso não é possível. Porém mesmo se ele permanece um śūdra e age de acordo, ele vai adquirir a mesma posição como devoto. Sva-karmanā tam abhyarcya sam... [Do Bg 18.46: "{Por adorar o Senhor, que é a fonte de todos os seres e é todo-penetrante} um homem pode obter perfeição através da realização de seu próprio trabalho".] Ele obterá a perfeição. No presente momento a idéia é: se alguém permanece śūdra, então ele não pode obter a perfeição. Não. Mesmo um śūdra a perfeição contanto que ele faça o trabalho de um śūdra perfeitamente.

Hari-śauri: Para Krishna.

Prabhupada: Por isso, por que deve um śūdra artificialmente ser um brāhmana? Deixe-os, deixe-o permanecer um śūdra e se ele segue estritamente as regras e regulações de śūdra, ele será tão bom quanto um brāhmana. O mesmo exemplo: Assim como a cabeça é tão importante quanto minha perna. E se você pede à cabeça, "Faça o trabalho da perna", isso é impossível. Deixe-o permanecer cérebro, deixe-o permanecer perna, faça seu dever e torne-se perfeito.

Satsvarupa: Hoje você estava dizendo que o Vaishnava é o mais elevado, acima do brāhmana. Mas então nós também entendemos que todos na ISKCON são Vaishnavas.

Prabhupada: Sim. Todos Vaishnavas, mesmo se ele não é um brāhmana: "jīvera 'svarūpa' haya--krishnera 'nitya-dāsa'" [Do Madhya-lila 20.108-109: "A posição constitucional da entidade viva é ser um servo eterno de Krishna porque ela é a energia marginal de Krishna e uma manifestação simultaneamente una e diferenciada do Senhor, como uma partícula molecular da luz solar ou do fogo. Krishna tem três variedades de energia".] Mas você tem que gradualmente trazê-lo para aquela Consciência pura de que "Eu sou um servo de Krishna". A concepção corpórea está lá, "Eu sou Americano", "Eu sou Indiano" , "Eu sou isso", "Eu sou aquilo".

Satsvarupa: Se em nossa sociedade nós dissermos, "Shrila Prabhupada quer que alguns sejam śūdra..."

Prabhupada: Não, não, não. Eu não quero. Eu quero que todos se tornem Vaishnavas. Mas porque ele é śūdra, não é possível levá-lo imediatamente à plataforma de brāhmana, ou Vaishnava. Por isso eles estão caindo. Por isso deve haver um sistema. Porém mesmo se ele permanece um śūdra, ele é um Vaishnava.

Hari-śauri: Então nós teríamos que revisar completamente o sistema que nós temos agora.

Prabhupada: Não. O que quer que nós tenhamos agora, isso está bem. Mas nós vemos por experiência que eles estão caindo. Deve haver algo sistemático. Porque estão caindo? Porque eles não são adequados para aquela posição, por isso ele está caindo. Melhor permanecer na sua posição e tornar-se perfeito. Porque trazê-los artificialmente? Não há necessidade. Krishna diz. Traga o Bhagavad-gītā. Sve sve karmany abhiratah?

Hari-śauri:

sve sve karmany abhiratah

samsiddhim labhate narah

sva-karma-niratah siddhim

yathā vindati tac chrnu

 

"Seguindo as qualidades de seu trabalho, todo homem pode tornar-se perfeito. Agora ouça, por favor, de Mim sobre como fazer isto". [Bg. 18.45]

 

Prabhupada: Sim. Ele é um śūdra, um trabalhador comum. Ele pode... Como um śūdra, ele pode obter a perfeição. Porque ele deve artificialmente tornar-se um brāhmana ou sannyasi e cair? Isso tem que parar.

Hari-śauri: Então isso depende dos nossos homens que estão dando recomendações.

Prabhupada: Então essas recomendações não são boas. A Bíblia está dando tantas recomendações. Eles também não estão seguindo essas. (risadas)

Hari-śauri: Seguindo então. Então como nós iremos implementar? No momento nós temos... Cada templo pode...

Prabhupada: Suponhamos. Onde não há árvores, a "árvore de semente de castor" é considerada uma árvore muito grande. Isso é o que acontece.

Satsvarupa: Se não há árvore?

Prabhupada: Você conhece? "Árvore de semente de castor", uma planta. Ela não cresce.

Satsvarupa: Pequena.

Prabhupada: Pequena. Então não há figueiras de bengala. Aí se considera – "Oh, ela é muito grande".

Hari-śauri: Eu não entendo a analogia.

Satsvarupa: Na completa ausência de outras árvores, então uma árvore pequena é considerada grande.

Hari-śauri: Oh. (risos) Bem, como aqui em Mayapur, agora nós temos uma situação...

Prabhupada: Não, não. Por quê? Porque alguém deve insistir em tornar-se uma grande árvore? Aqui está claramente dito que mesmo se você é uma pequena árvore, você pode tornar-se perfeito. Então nós temos que aceitar isso.

Hari-śauri: Então aqui em Mayapur agora nós temos aquela situação, que tantos...

Prabhupada: Em qualquer lugar, o que for, Mayapur ou qualquer lugar. A questão é que aqui está claramente dito, sve sve karmany abhiratah. O brāhmana tem seu dever, o katriya tem seu dever, o vaiśya tem seu dever. E se ele realiza seu dever adequadamente, então ele também se torna perfeito. Então porque ele deve ser artificialmente chamado de brāhmana? Deixe-o fazer, de acordo com o śastra, o trabalho de um śūdra, ou vaiśya. Ele se tornará perfeito. A perfeição não é interrompida. Mas por que artificialmente ele deve ser tornado um brāhmana, ou ser feito sannyasi, cair e tornar-se motivo de piada? Este é o ponto. Melhor deixá-lo viverem sua posição e tornar-se perfeito. Isso é bom. Isso é muito bom. E é isso. Isso é possível.

            Varnāśramācāravatā purushena parah pumān vishnur ārādhyate. [De Parāśara Muni no Vishnu Purāna (3.8.9): "A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Vishnu é adorado pela apropriada execução dos deveres prescritos no sistema de varna e āśrama. Não há outra maneira de satisfazer o Senhor".] Vishnu, o Senhor Vishnu, pode ser adorado se você segue perfeitamente as regras e regulações dos quatro varnas e quatro āśramas. Aqui também está dito sve sve karmany abhiratah. Você trabalha como um brāhmana perfeito, ou um katriya perfeito, śūdra perfeito; você obtém a perfeição. A perfeição está disponível em sua vida natural. Por que você deve artificialmente tornar-se antinatural, cair e tornar-se motivo de piada? A perfeição não é interrompida.

Satsvarupa: Mas na maioria de nossos templos, os deveres são mesmo adoração às Deidades, brāhmana...

Prabhupada: Brāhmanas estão disponíveis. Por que você está chateando com isso? Brāhmanas estão também disponíveis, śūdras estão também disponíveis. Porque um śūdra deve artificialmente tornar-se um brāhmana?

Satsvarupa: O que farão os śūdras nos templos das grandes cidades, em todos os templos?

Prabhupada: Porque você está trazendo nossos templos? Eu estou falando do princípio.

Satsvarupa: Oh.

Hari-śauri: O princípio nós entendemos. Nós estamos apenas pensando em como isso deve ser implementado. Você está dizendo que isso deve começar em nossa sociedade.

Prabhupada: Sim, esta é uma idéia muito ampla. Agora nós estamos falando de alguns deles, treinando-os e isso é uma outra coisa, isso é em pequena escala.

Hari-śauri: O princípio nós estamos acompanhando.

Prabhupada: Sim. No... Em grande escala, isto é o requerido. Em grande escala você não vai poder fazer de todos eles brāhmanas ou sannyasis. Não, isso não é possível. Isso se faz em pequena escala. Quantos por cento das pessoas do mundo nós estamos controlando? Uma quantidade muito insignificante. Mas se você quer fazer toda a sociedade humana perfeita, então este Movimento para a Consciência de Krishna deve ser introduzido de acordo com as instruções de Krishna, se você quer fazer isso em larga escala, para o benefício de toda a sociedade humana.

            Agora nós estamos selecionando alguns deles, melhores. Isto é outra coisa. Mas Caitanya Mahaprabhu disse para-upakāra. [Do Ādi-līlā 9.41: "{Uma pessoa que nasceu como ser humano na terra da Índia (Bharata-varsha) deve tornar sua vida bem sucedida e} trabalhar para o benefício de todas as outras pessoas".] Porque uma certa seção deve ser selecionada? Toda a massa de pessoas será beneficiada com isso. Então isso é necessário, algo sistemático. Sve sve karmany abhiratah samsiddhim labhate narah. []Do Bg. 18.45: "Seguindo as qualidades de seu trabalho, todo homem pode tornar-se perfeito..."] Para-upakāra significa beneficiar as massas, não uma certa seção. Então nós temos que introduzir este Varnāśrama-dharma. Isso deve ser feito perfeitamente, isto é possível e as pessoas serão felizes...

            Assim como Prahlāda Mahārāja. Ele diz que "Eu estou muito feliz. Eu não tenho problema. Mas eu estou pensando nesses patifes. Tato vimūdha cetasā indriyārtha: "Eles têm feito como toda a meta da vida a gratificação dos sentidos". Indriyārtha. "E com aquele propósito, para uns poucos anos, eles estão fazendo grandes arranjos, como nós podemos ser felizes?" E na próxima vida um cachorro. Isso é arriscado. Assim, como homens Conscientes de Krishna, nós devemos tentar salvá-los. Este é o dever. Mas esta civilização, do jeito que ela está indo, é muito arriscado. Eles não sabem como a lei da natureza está trabalhando, como ele irá se tornar um cachorro na próxima vida. Ele não sabe. Mūdho nābhijānāti. Para salvar a massa de pessoas de caírem na repetição de nascimentos e mortes, esta é a atividade de bem estar. Para salva-los pela Consciência de Krishna., nós temos que pelo menos manter este ideal, varnāśrama, "Aqui está a posição".

Hari-śauri: Por agora nós devemos tentar introduzir isso em nossos centros ou não?

Prabhupada: Nós devemos sempre tentar. A sociedade humana sempre estará aí. Nós temos que servi-los, para-upakāra. Nós temos que mantê-los na posição correta.

Hari-śauri: Eu me lembro que há dois ou três anos atrás havia algo... Um panfleto sobre introduzir o varnāśrama em nossa sociedade, mas realmente nada saiu disso.

Prabhupada: Sim, aquela não era a época correta. Agora vocês podem fazer algo.

Satsvarupa: Aquele foi o começo da ênfase em fazendas, quando Prabhupada disse que, quando mais e mais fazendas começarem, a idéia de vaiśya. Porém nada mais aconteceu.

Prabhupada: Todos os negócios são importantes. O negócio do brāhmana é importante, katriya... Exatamente como um corpo. A cabeça é importante; o braço é importante; o estômago é importante. Eles devem ser mantidos em ordem. Assim como eu estou com um problema porque meu estômago não está funcionando. O poder de digestão não está bom. Assim a despeito do cérebro, mãos e pernas eu estou doente.

            Se qualquer parte da sociedade permanece doente, toda a sociedade sofrerá. Por isso eles devem ser mantidos em correta ordem. Se há algum problema na perna, você não pode dizer, "Negligencie a perna. Cuide apenas do cérebro". Não. O cérebro será taxado devido à dor na perna. Esta é a natureza. Por isso todos devem ser mantidos em ordem. Então as coisas acontecerão. Isto é varnāśrama. Eles não sabem disso. Algumas vezes eles estão enfatizando... Os comunistas enfatizando a classe śūdra e os capitalistas estão dando a classe do estômago. E sobre a cabeça? E sobre os braços? E por isso, tudo de cabeça para baixo. Tudo em desordem. Existem duas classes de homens agora – capitalistas e comunistas. Os comunistas estão enfatizando, "Não, deve-se cuidar simplesmente das pernas". Como é chamado? Prole...?

Hari-śauri: Proletariado.

Prabhupada: O que é proletariado?

Satsvarupa: Os trabalhadores.

Prabhupada: Isto é tudo. Esses patifes estão enfatizando as pernas. E os capitalistas, eles estão enfatizando a produção. E onde está o katriya e o brāhmana?

Hari-śauri: Bem, eles estão todos enfatizando o acúmulo de armas. Eles estão todos enfatizando...

Prabhupada: Esse não é o negócio do katriya. Não, isto está descrito. Krishna disse. Ele arranjou o campo de batalha, porque os katriyas, eles se tornaram muito poderosos pela força militar individual como agora...

Hari-śauri: Acumulo.

Prabhupada: Ha. Então Krishna arranjou: "Tudo bem, reúnam-se e se destruam". Então será feito esse arranjo de que todas as bombas atômicas virão para o campo de guerra – uma, outra, terceira guerra, tudo acabado. Todos esses todos esses demônios serão exterminados. Isso não é katriya. Isso é demoníaco. O negócio do katriya é ver que as quatro ordens da vida estão sendo apropriadamente mantidas, não aumentar a força militar apenas, sobrecarregar. Todo o mundo está gastando 75%  dos rendimentos militarmente. Huh? Paritrāāya sādhūnā vināśāya ca duktām. [Do Bg. 4.8: {Para salvar os piedosos e} aniquilar os canalhas, {bem como para restabelecer os princípios da religião, Eu mesmo advenho milênio após milênio.}"] Então eles são demônios. Porque tanto dinheiro deve ser gasto militarmente? Eles não são katriyas. Eles não são katriyas. Eles são demônios. Então demônios... Tão logo o número de demônios cresça haverá guerra e tudo estará acabado.

Hari-śauri: Então se pelo menos nós introduzirmos com sucesso esse sistema varāśrama dentro de nossa sociedade, então quando todos os demônios acabarem consigo mesmos...

Prabhupada: Pelo menos eles verão, "Isto é o ideal".

Hari-śauri: Sim. Então se houver guerra após isso, estará tudo bem.

Prabhupada: Pelo menos o ideal deve haver. Isso nós estamos fazendo.

Hari-śauri: Isso irá mais ou menos revolucionar a maneira como nós estamos administrando nossos centros. Se nós introduzirmos isso, será mais ou menos revolucionar a maneira como nós estamos administrando nossos centros.

Prabhupada: Por quê? Por que revolução?

Hari-śauri: Porque agora nossa única ênfase é simplesmente produzir brāhmanas.

Prabhupada: Então por quê você está usando "nós"? Por que não outros? Isto é kaniṣṭha-adhikārī. Não é que "nós". Na tad-bhakteṣu cānyeṣu [SB 11.2.47, ver acima] Você deve pensar nos outros também.

Satsvarupa: Mas as pessoas não estão a nosso dispor para organizarmos.

Hari-śauri: Estamos pensando em "nós" porque realmente apenas temos nossa própria sociedade para organizar.

Satsvarupa: Nós não podemos nos aproximar das massas para organizar.

Hari-śauri: Isso não pode ser implementado em tal larga escala.

Prabhupada: Eu não estou acompanhando o que vocês estão dizendo.

Satsvarupa: Assim como...

Prabhupada: Ideal. Nós estamos dando o ideal.

Satsvarupa: Mas ninguém está ouvindo e ninguém está abraçando essa missão, exceto uns poucos...

Prabhupada: Mas tomem essa missão vocês. Mostrem a eles.

Hari-śauri: Por isso nós dizemos, "nós".

Prabhupada: Esse, "Nós dissemos" significa, não que nós estamos indo pegá-los, mas sim que nós estamos simplesmente dando idéias. Nós não vamos nos tornar śūdra. Então é isso. Esta é a coisa. Nós somos servos de Krishna. Isso é tudo. E como servos de Krishna, nós temos que executar as ordens de Krishna.

Satsvarupa: Então nós podemos organizar idealmente a nós mesmos e então para o resto das pessoas tudo que nós podemos esperar é que eles irão seguir isso.

Prabhupada: Sim.

Bhavananda: Estabelecer o exemplo.

Prabhupada: Exemplo. Assim como Bhavananda, quando não havia cômodo aqui. Ele levava minha urina e fezes. Isso significa que ele é um faxineiro? Ele é um sannyasi Vaishnava. Similarmente, nāha vipro na ca nara-patir nāpi... [Do Padyavali 74: "Eu não sou brāhmana, eu não sou katriya, eu não sou vaiśya ou um śūdra. Nem eu sou um brahmacārī, um chefe de família, um vānaprastha ou um sannyāsī ".] Mas ele tomou sannyāsa. Na verdade Ele é Deus, então qual o benefício de tornar-se um sannyāsī, para Deus? Ele tornou-se aquilo... (parada)

            Visando servir à massa de pessoas, para trazê-los à posição ideal, nós devemos tentar introduzir este varāśrama, não que nós seremos candidatos do varāśrama. Não é esse o nosso negócio. Mas para ensinar a eles como o mundo estará numa posição pacífica nós temos que introduzir... Aqui está uma instituição muito boa para o benefício de toda a sociedade humana.

 

Fim

Fonte: "Shrila Prabhupada on Varnashrama and Farm Community Development – Volume 1 – Speaking about Varnashrama" – Bhaktivedhanta Book Trust

Chapter: Varnashrma System must be introduced – pag. 216

Declaração interessante de Sivananda Swami:

 

1 - O Caráter determina a Casta

 
"Um Brahmana (Brahmin ou sacerdote) não é Brahmana se não for puro e tiver um bom caráter, e se levar uma vida de dissipação e imoralidade. Um Sudra é um Brahmana se tem uma vida virtuosa e piedosa.
 
Que grande alma foi Vidura !!!
Como foi nobre e cândido Satyakama Jabala e um grande estudioso do Chandogya Upanisad !!!
Casta é uma questão de caráter.
 
Varna não significa a cor da pele, mas a cor do caráter e qualidade de cada um. A conduta e o caráter contam e não somente a linhagem. Se alguém é Brahmana por nascimento, e ao mesmo tempo, possui as virtudes de um Brahmana, isto é extremamente bom, porque certas quallificações virtuosas unicamente determinam o nascimento de um Brahmana.

 

2 - Uso e Abuso do Sistema de Castas

 
Os Hindus sobreviveram a muitos conquistadores estrangeiros devido ao seu sistema de castas. Mas eles desenvolveram uma inveja de classes e ódio baseado no sistema de castas. Eles não entregaram-se ao espírito de cooperação. Esta é a razão porque estão fracos e desunidos actualmente. Tornaram-se sectários em nome do sistema de castas. E assim dá-se a degradação da India.
 
No entanto, o sistema de castas é algo esplêndido. É perfeito e imaculado. Mas os defeitos do sistema aparecem de fora.
 
As classes gradualmete negligenciam seus deveres. O teste da habilidade e caráter gradualmete diminui. Nascimento torna-se a principal e única consideração para determinar a casta. Todas as castas falham nos seus deveres e esquecem seus ideais.
 
Os Brahmanas tornam-se egoístas e reclamam superioridade sobre os outros meramente em termos de nascimento, sem preocuparem-se com as verdadeiras qualificações. Os Ksatriyas perdem todo seu valor e espírito de sacrifício. Os Vaisyas tornam-se muito cobiçosos. Eles não ganham seus sustento de uma forma honesta. Eles não se preocupam com o bem estar econômico das pessoas. Eles não dão caridade. Eles também perdem o espírito de sacrifício. Os Sudras abandonam o seu serviço.
Eles assumem a chefia. Eles desejam que outros os sirvam.
A ambição e o orgulho criaram a discórdia e a desarmonia.
 
Não há nada de errado com o Varnasrama. É a arrogância e a presunção no homem que trouxe problemas ao sistema.
 
E assim a alma condicionada é imperfeita e cheia de defeitos. Está simplesmente à espera de clamar superioridade sobre os outros.
 
Os Brahmanas pensam que as outras três classes são inferiores a sua. Os Ksatriyas pensam que os Vaisyas e Sudras são inferiores a ele. Um Sudra rico pensa que é superior a um pobre Brahmana ou um pobre Ksatriya e pobre Vaisya."

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

 

 

Livros Vaisnavas

Página Inicial

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga Links - Livros -    Fale Conosco - Acaryas