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AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

 

(Relato das três principais iniciativas de se estabelecer e manter o Vaisnavismo no Brasil, precisando fatos históricos relacionados a presença direta e indireta de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (A Primeira Onda), Srila Bhakti Rakash Srila Sridhara Maharaja (A Segunda Grande Onda) e atualmente Srila Bhaktivendanta Narayana Maharaja (A Terceira Grande Onda)

 

 

 

O Segredo

 

Conhecido de Todos

 

A iniciativa de proceder ao presente relato histórico, muito além de simplesmente servir de fonte subsidiária para os historiadores profissionais, busca trazer uma visão geral de que forma as coisas aconteceram movido pela maré da providencia divina ante ações individuais de cada um (karma) dentro de um determinado período(Kala) no Brasil (Ksetra) e sob influência direta do Mestre Espiritual Maior nos nossos destinos espirituais (Dharma).

 

Por outro lado, se é acertado dizer que todos que ali estavam experimentando realizações individuais e voluntárias, também é certo que, em nome de “propagação”, muito erros foram cometidos, alguns involuntários derivados da imaturidade e inexperiência ou até ingenuidade, outros nem tanto, posto que claramente derivado de amargor interno, falta de auto estima e principalmente “falso ego” que compelia alguns a agir até em algumas oportunidades com requintes de crueldade se aproveitando inescrupulosamente de alguma posição hierárquica obtida dentro da instituição e acreditando na impunidade, e estar acima do bem e do mal, embora ao final estivesse denegrindo a imagem de Srila Prabhupada e  seu trabalho (que é quase imperdoável).

 

Todavia, como já sabemos, qualquer posição hierárquica derivada de “tama guna” e “raja guna” é  transitória, assim como é o próprio mundo material, e temos que admitir que os reflexos de atos cruéis contra inocentes são realmente difíceis de esquecer por parte de todos os envolvidos.

 

O fato é que definitivamente não temos o menor desejo de estabelecer aqui tribunais e julgar quem quer que seja, embora, penalizados com as vitimas e inocentes. Nesse sentido, seja por nos  considerarmos, de certa forma, pessoas privilegiadas e protegidas, obtendo inclusive a graça divina de surfar pelas três grandes ondas do Vaisnavismo no Brasil, sem qualquer dor na consciência (não estarmos sendo Castos etc.) ou seja ainda, porque nos sentimos no dever de aproveitar a oportunidade, o fato é que:  acreditamos que nossa receita de bolo possa curar as feridas e perdoar. Por isso estamos revelando nosso Segredo Interno, que nos protege. Nesse nesse sentido, o segredo e recomendação, é tomar abrigo nas palavras de Srila Sridhara Maharaja em seus livros “em inglês”. Acervo quase completo.

 

Sridhara Maharaja,  quando ainda presente nesse planeta, chegou inclusive a determinar a formação de uma força tarefa, denominada "mandala" para iniciar uma trabalho para ajudar devotos no Ocidente, que veio a ser denominado “trabalho de alivio” principalmente para acolher os simpatizantes e discípulos de Srila Prabhupada que de uma hora para outras se sentiram abandonados ante a crise institucional da Iskcon. A Narrativa de como esse trabalho foi desenvolvido no Brasil será objeto a ser tratado a seguir na “Segunda Grande Onda de Sri Caitanya Mahaprabhu no Brasil.”

 

Hoje em dia, aos interessados em experimentar verdadeira consciência de Krsna, livre de ofensas a todos os Vaisnavas ou mesmo preconceitos a outras linhas recomendamos associação com Srila Bhaktivenda Narayana Maharaja que, trazendo refinados conceitos de Vaisnavismo, acolhe a todos os Vaisnavas. Através da Associação desse Puro Devoto podemos observar que quem quer ter algum progresso na vida espiritual deve respeitar todos os Vaisnavas, seja ele quem for. Na visita aos seus ashrams se pode ver na parede Fotos de todos Grandes Acaryas e eu pessoalmente Jamais escutei da boca de seus discípulos a mais mínima ofensa em contra devotos.

 

Esse, de fato, é o segredo. Assim, cantar de uma boa japa evitando as ofensas do Cantar dos Santos Nomes e sempre lembrando as palavras de Sri Caitanya Mahaprabhu no Siksastakam podemos atingir a plataforma de maturidade suficiente para NÃO OFENDER direta ou indiretamente OUTROS VAISNAVAS.

 

Essa é a receita que é tão simples como a receita do doce “simplesmente maravilhoso” e pode justificar o verdadeiro sentido da frase “Vida Simples e Pensamentos Elevados” .

No que pese o fato de que esse segredo ser bastante conhecido, o difícil é ter MATURIDADE e consciência para praticá-lo, mesmo que tenhamos que renunciar nossos desejos pessoais de crescimento financeiro ou de fama.

 

Sabemos que algumas Instituições Vaisnavas, infelizmente, estigmatizam as pessoas que não se rendem incondicionalmente aos desígnios dos seus Lideres que enfatizam seus projetos como fonte de solução para todos os problemas.

 

O curioso é que algumas destas instituições Vaisnavas, todas as manhãs, nas suas praticas espirituais lêem as Ofensas que devem ser evitadas no Cantar dos Santos Nomes e o Siksastakam   ), mas ainda assim continuam pregando que somente a instituição salva e até restringem e criticam a associação com outros Vaisnavas.

Vrndavana dasa Thakura in Chaitanya-Bhagavat, Madhya 22.8,

vaisnavera thani ya're haya aparadha krsna-krpa hoileo tare prema-badha,

"If a person commits an offense at the lotus feet of a Vaisnava, even though he may have received Krsna's mercy, he will never attain divine love, prema."

 

 

Nunca podemos esquecer que a pratica do Vaisnavismo é individual, espontânea e voluntária sob a orientação de um Mestre Espiritual Iniciador (Diksa) e respeitando o princípio de “Guru, Sastra e Sadhu” sendo Sadhus os outros mestres espirituais instrutores (Siksa Guru) que os Sastras (Escrituras Védicas) autoriza e incentiva a ter muitos.

 

Desta forma, despojados de qualquer outra intenção, além de realmente nutrir e inspirar, entendemos ser importante partilhar o que acreditamos ser nosso segredo para que a prática da Vida Espiritual seja experimentada de forma saudável, feliz e capaz de ultrapassar as vicissitudes do dia a dia mesmo sob circunstâncias desfavoráveis, como é o próprio mundo material.

 

 

 

 

 

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