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AS QUALIDADES DE SRI KRSNA

 

ayam neta su-ramyamgah sarva-sad-laksamanvitah

ruciras tejasa yukto baliyan vayasanvitah

 

‘Estas são as qualidades de Sri Krsna, o herói supremo:

 

1) Os membros do Seu corpo são agradavelmente encantadores; 2) Ele possui todas as características auspiciosas; 3) Ele é todo-atrativo; 4) Ele é resplandecente; 5) forte; e 6) eternamente jovem.

 

vividhadbhuta-bhasa-vit satya-vakyah priyam-vadah

vavadukah su-pamdityo buddhiman pratibhanvitah

 

7) conhecedor de muitos tipos de idiomas surpreendentes;8) veraz; 9)orador cativante; 10) eloquente; 11) inteligente; 12) sábio; 13) habilidoso;

  

vidagdhas caturo daksah krta-jñah su-drdha-vratah

desa-kala-supatra-jñah sastra-caksuh sucir vasi

 

14) perito em saborear doçuras; 15) talentoso; 16) experto; 17) grato; 18) muito firme em seus votos; 19) astuto em julgar de acordo com o tempo, lugar e circunstância; 20) vidência através dos olhos dos sastras; 21) puro; 22) auto-controlado;

 

sthiro dantah ksama-silo gambhiro dhrtiman samah

vandanyo dharmikah surah karumo manya-mana-krt

 

23) firmeza; 24) paciente; 25) clemente; 26) impenetrável; 27) sóbrio; 28) equilibrado; 29) munificente; 30) virtuoso; 31) nobre; 32) compassivo; 33) respeitoso com os outros;

 

daksimo vinayi hriman saramagatah-palakah

sukhi bhakta-suhrt prema-vasyah sarva-subham-karah

 

34) amável; 35) modesto; 36) tímido; 37) o protetor das almas rendidas; 38) feliz; 39) o bem-querente de Seus bhaktas; 40) controlado por prema; 41) benfeitor de todos;

 

pratapi kirtiman rakta-lokah sadhu-samasrayah

nari-gama-manohari sarvaradhyah samrddhiman

 

42) o atormentador de Seus inimigos; 43) famoso; 44) amado por todos; 45) parcial com os sadhus; 46) encanta a mente das mulheres; 47) supremamente adorável; 48) supremamente opulento;

 

variyan isvaras ceti gumas tasyanukirtitah

samudra iva pañcasad durvigaha harer ami

 

49) superior a todos; 50) o controlador.

 

Estas cinquenta qualidades estão presentes em Bhagavan Sri Hari em um grau ilimitado como num insondável oceano.’ Elas estão presentes num grau diminuto nas jivas, enquanto que estão plenamente representadas em Purosottama Bhagavan. Outras cinco qualidades estão representadas em Brahma, Siva e outros semideuses (devatas),  mas não em jivas comuns:

 

sada svarupa-sampraptah sarva-jño nitya-nutanah

sac-cid-ananda-sandragah sarva-siddhi-nisevitah

 

‘51) Ele está sempre situado em Sua svarupa; 52) ele é onisciente; 53) sempre viçoso; 54) Ele é a forma concentrada de existência, conhecimento e bemaventurança; e 55) é servido por todas as opulências místicas.’

 

Estas cinquenta e cinco qualidades estão parcialmente presentes nos semideuses (devatas):

 

athocyante gumah pañca ye laksmisadi-vartinah

avicintya-maha-saktih ko˜i-brahmamda-vigrahah

avataravali-bijam hatari-gati-dayakah

atmarama-gamakarsity ami krsme kiladbhutah

 

‘Laksmipati Narayama tem cinco qualidades adicionais:

56) Ele possui potências inconcebíveis; 57) inumeráveis universos estão situados dentro do Seu corpo; 58) é a causa original ou semente de todos os avataras; 59) concede gati (a mais elevada meta) para aqueles que são mortos por Ele; 60) pode atrair até mesmo aqueles que são atmarama (auto-satisfeito).’

 

 

Estas cinco qualidades adicionais não estão presentes em Brahma ou Siva, mas elas estão notavelmente presentes em Sri Krsma em sua forma mais completa.

 

Além destas sessenta qualidades, o próprio Sri Krsna tem quatro qualidades extras, a saber:

 

sarvadbhuta-camatkara-lila-kallola-varidhih

atulya-madhurya-prema-mamdita-priya-mamdalah

tri-jagan-manasakarsi-murali-kala-kujitah

asamanorddhva-rupa-srih vismapita-caracarah

 

‘61) Ele é como um vasto oceano abundante com as ondas mais surpreendentes de maravilhosas lilas; 62) é adornado com incomparável madhurya-prema; e é a auspiciosidade personificada para Seus amados bhaktas, que também têm um inigualável prema por Ele; 63) atrai aos três mundos com a maravilhosa vibração de Sua flauta (murali); e 64) a radiante beleza (rupa) de Sua forma transcendental é inigualável, cativante e surpreendente para todas as entidades móveis  e inertes dos três mundos.’

 

 

lila premma priyadhikyam madhurye venu-rupayoh

ity asadharamam proktam govindasya catus˜ayam

‘As sessenta e quatro qualidades e sintomas de Sri

Krsma que foram descritas, incluem lila-madhuri,

prema-madhuri, vemu-madhuri e rupa-madhuri.

 

 Estas são as quatro extraordinárias qualidades que somente Ele possui.’ Estas sessenta e quatro qualidades são completamente e eternamente manifestas em Sri Krsma, que é a personificação de sac-cid-ananda.

 

As últimas quatro qualidades estão presentes somente  na svarupa de Sri Krsma, e não em qualquer uma de Suas outras formas de passatempos. Além destas quatro qualidades, as outras sessenta qualidades estão esplendorosamente situadas em seu completo e total estado de consciência em Sri Narayama, o qual é a personificação da Transcendência.

 

Deixando de lado as últimas cinco qualidades destas sessenta qualidades, as demais cinquenta e cinco estão presentes até certo ponto em Siva, Brahma e outros devatas, e as primeiras cinquenta qualidades estão presentes num grau diminuto em todas as jivas.

 

Os semideuses (devatas) como Siva, Brahma, Surya, Gamesa e Indra, são dotados com qualidades parciais de Bhagavan a fim de reger assuntos do universo material.

Eles receberam uma quantidade especial de opulências de Bhagavan para fazer isto, assim eles são considerados um tipo de encarnação especial. A natureza inerente e constitucional de todos estes devatas é que eles são servos de Bhagavan, e muitas jivas obtiveram bhagavad-bhakti através da misericórdia deles. Desde que eles são muito mais qualificados do que outras jivas, eles também são considerados deidades adoráveis entre as jivas, dependendo da qualificação e do nível de consciência da jiva. Realizar o puja deles, é portanto, considerado como uma ramificação secundária das regras e regulações de bhagavad-bhakti.

 

Eles são sempre adorados como gurus das jivas, pois eles misericordiosamente concedem a estas Krsma-bhakti unidirecionada. Mahadeva, o Isvara de todos os devas, é tão completo em bhagavad-bhakti que é compreendido como não diferente de bhagavad-tattva. Esta é a razão pela qual os Mayavadis adoram-no como o supremo brahma-tattva.

EXTRAÍDO DOS CAPITULOS  DO JAIVA DHARMA DE SRILA BHAKTIVINODA THAKUR

 

JAIVA DHARMA EM PORTUGUÊS PARA DOWNLOAD

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