Sucessão Discipular de Srila Prabhupada que tem conexões no Brasil

O Início do Trabalho de Srila Prabhupada no Brasil

Por Vyasa Dasa

MARÇO DE 1973

Alguns amigos tem me perguntado sobre o inicio do movimento para Consciência de Krsna aqui no Brasil, e estou inclinado a começar a fazer algumas anotações, não só preservar e registrar a história do que ocorreu realmente, mas também para inibir que alguns personagens pretensiosos venham por ai inventando fatos para atender as suas necessidade. de auto afirmação.

Estou começando a fazer este trabalho, mas não tenho pressa não, mesmo porque vamos ter que lembrar de coisas que aconteceram a mais de 32 anos atrás, e apesar de ter sido muito importante para mim, porque vivenciei, existem coisas muito intimas, que estou avaliando se devem ser comentadas. Sei que não sou Juiz dos Fatos, e não vale a pena lembrar de coisas que podem ser vistas hoje em dia como ofensas. Entretanto é meu próposito não me abster de relatar a mais pura verdade.

O fato é que, ao contrário do que todos pensam, o primeiro discipulo de Srila Prabhupada que esteve no Brasil e começou a fazer um taba lho efetivo foi Siddhaswarupananda do Hawai. Ele não era da Iskcon, ao contrário. Chegou no Rio de Janeiro por volta de março de 1973, se sentou na praça General Osório, conhecida com Praça Hippie e começou a cantar os Santos Nomes do Senhor. Dizem que na mesma época, ou por volta da mesma época, Hrdayananda M., esteve também no Brasil, mas o que se sabe é que ficou hospedado num dos Hotéis da Orla, e teve problemas de ordem pessoal, indo em seguida embora.

Siddhaswarupananda conquistou o coração de um pequeno grupo de pessoas e em seguida trouxe três devotos para o Brasil. O então Bhakta Russel, Brisna e Druvanada, pai do devotinho Karnapur. Brisna foi para São Paulo, Druvananda foi para Salvador e Russel ficou no Rio, onde abriu um templo em Santa Tereza.

O Primeiro Templo no Brasil do Trabalho de A.C. Bhaktivedhanta Swami Prabhupada, era dirigido por um Bhakta que tinha pouca noção de adoração de deidades, tanto que púnhamos um prato com frutas na frente de um pôster de Radha e Krsna e a devota ficava dançando no ritmo dos atabaques e guitarra.

18/11/05                                                                                                                                  continua........

1974

1975

O PRIMEIRO TEMPLO DA ISKCON NO BRASIL  -  FOI EM SÃO PAULO  NA RUA AFRÂNIO PEIXOTO - BUTANTÃ

Foi surpreendente, Mahavira e LokaBanbhu pegaram o carro velho do Prabhu Catur Murti, uma variant cor de abóbora,  e acompanhados de Lucio Valera (Loka Saksi) e Jorge (Jagad Bharata) se dirigiram para São Paulo para estabelecer um templo. Tínhamos ficado associados por quase um mês na casa da Mãe do Prabhu Catur Murti, perto da praça General Osório, no Rio de Janeiro.

Maio de 1975, lembro bem porque na época com 15 anos de idade, esperei ansiosamente pelas férias escolares de julho para ir de encontro aos meus queridos amigos.

Soubemos depois que chegaram em São Paulo e praticamente acamparam nos prédios em Construção da USP.

Alguns dias depois, conseguiram alugar uma casa na Rua Afrânio Peixoto e começaram a fazer programas diários, nos, que tínhamos ficado no Rio,  nenhuma notícia recebíamos. Nenhum Contato.

Quando chegou Julho, resolvemos ir a São Paulo, nos juntarmos aos devotos. Prabhu Virocana e Bhakta Carlos, primo de Romen, e eu pegamos um ônibus a noite na Rodoviária do Rio e quando amanheceu estávamos chegando em São Paulo, Na época a Rodoviária era na Luz. Não tínhamos, então, qualquer pista de onde estavam nossos amigos devotos. Bhakta Carlos sugeriu que fossemos procurar um devoto da época do Brsna. Segundo ele, Bhakta Carlos, esse devoto morava perto Jóquei, que ficava perto do Morumbi. Só tínhamos o telefone dele.

Pegamos um táxi, subimos a consolação, descemos a Rebouças e quando íamos tomar a direção do Jóquei, o motorista entrou por equívoco na Rua Afrânio Peixoto e ao seguirmos por ela, qual foi nossa surpressa em encontrar andando pela Rua, Prabhu Jagad Bharata e Loka Saksi, que justamente naquele momento tinham saído do Templo para ir telefonar.

Milagre! Milagre! - era ação direta do Caita Guru. Pare o Carro Sr. Motorista.

Até hoje não se consegue explicar o encontro, tínhamos achado os devotos, pela Graça de Srila Prabhupada.

Os devotos, já então de cabeças raspadas, usavam doti e curta.

Passado aquele momento mágico de êxtase, fomos levados para o Templo, onde nos foi gentilmente servida prasada. Leite quente com banana amassada e Halava - néctar. Pura Misericórdia - um exemplo do que era aquele momento em Srila Prabhupada ainda estava fisicamente no planeta. Pura Mágica.

Com 15 anos, era a primeira vez que tinha saído do Estado do Rio de Janeiro, e apesar de saber que logo teria que voltar para retomar meus estudos não pensava em mais nada além de servir meu Gurudeva.

O primeiro problema surgiu quando nos demos conta de que tínhamos que fazer sankirtana. O templo precisava ser mantido, o aluguel tinha que ser pago, o programa de domingo tinha que ter bhoga.

Na época não existiam livros. Mahavira Prabhu pegou umas latinhas, cobriu-as com fotos devocionais e ai fomos para Rua. O Mantra era bem diferente em relação aos dias de hoje.

Mendigávamos o dia inteiro, na época as pessoas estranhavam nossas roupas, eu, de doti e curta, não tinha ainda raspado a Cabeça, afinal aquela era, teoricamente as minhas férias de Julho.

Era muito difícil conseguir alguns poucos centavos, apesar da curiosidade que despertávamos, era muito duro.

LoKa Shaksi Prabhu, não ia a Sankirtana, preferia ficar no templo fazendo faxina, logo com o tempo extra dele, Mahavira Prabhu comprou um estêncil e começou a rodar umas folhas sobre a Consciência de Krsna.  Nos primeiros dias, as folhas eram todo borradas, mal se lia alguma coisa, mas era melhor que mendigar, sem nada oferecer em troca.

Houve um momento em que passamos a fazer Sankirtana com incenso, até que saiu a primeira revistinha de Volta ao Supremo com o Titulo "Athato Brhama Jinasya" com uma foto do Sr. Brhama na flor de lótus e a indagação "Brasileiros quem somos nós"? (típico do Mahavira Prabhu).

Já então tinha abandonado a Escola, era mês de outubro, e meus pais vieram a São Paulo me buscar. Tive ainda tempo de ver o primeiro livro de Srila Prabhupada publicado em Português, "Além do Nascimento e da Morte".

22/11/05

Bairro - Paraiso
Cep - 04103-001
São Paulo - SP

Bienvenidos a una maravillosa experiencia
Instituto Vrindavan para el estudio de la
Cultura Vaishnava

Sao Paulo, BRASIL.

Address: Rua Botucatu, 481 - Vila Clementino
(esq. R. Diogo de Faria - metrô Santa Cruz)

Deities Name: Sri Sri Goura Nitai Mahaprabhu

Math in charge: Goura Hari Das

Phone: (11) 5908-1361

Other Phones: Sachinandana Das: 6566.5266 - 95935219

E-mail: gouraharidas@hotmail.com

SITES ATUAIS

LINKS

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga - Chat - Links - Livros Notícias - Relação de Editoriais e Textos Linha Editorial  - Fale Conosco -