Página Principal

VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

 

NÃO SEREMOS NADA

 

Hare Krishna!!
 
Por favor, aceitem minhas humildes reverências!!
Não vou me alongar... até porque não me acho qualificado para dar conselhos a ninguem. Mas se não posso aconselhar, posso ao menos fazer um pedido. E não peço para mim, ou por mim... Mas para Gurudeva e Srila Prabhupada, que também fizeram este pedido:
 
[Srila Narayana Maharaja]: Somente uma coisa. Eles devem ser avisados a não brigarem uns com os outros por interesse próprio. Eles deveriam trabalhar em cooperação para espalhar a sua missão.

[Srila Prabhupada]: Não briguem entre vocês. Eu já lhes deixei minha vontade. Executem isso...
 
Então, deixo aqui o "meu" pedido... que também eh de Gurudeva e de Srila Prabhupada! POR FAVOR, PAREM COM ESSAS BRIGAS! Isso não nos levará a lugar nenhum! Esqueçam todos nossas diferenças, e procurem encontrar as semelhanças!! Estamos TODOS no MESMO barco, iludidos e afogados num oceano de misérias materiais... e ainda achamos tempo para criticar uns aos outros, e apontarmos falhas uns dos outros. Acredito que faríamos muito mais por nossos Gurus e por toda a Consciência de Krishna, se parassemos de nos preocupar com o outro, e passassemos a dar mais atenção às nossas próprias atitudes! Se queremos algum dia entrarmos nos planetas espirituais, temos ainda muito o que melhorar em nós mesmos! Temos que lapidar muito o nosso amor a Radha-Krsna e implorarmos a misericórdia SEM CAUSA de nossos mestres espirituais, que em sua infinita bondade continuam tentando nos ensinar alguma coisa, ainda que até agora não tenhamos entendido NADA !!
 
Eu vou tentar fazer a minha parte: Seguir sempre o meu caminho e deixar quem quiser falar! Não darei mais ouvidos nem importância a estas picuinhas, que só fazem enfraquecer a nossa bhakti! O processo é INTERIOR... e ninguem pode interfirir internamente no caminho do outro! Tudo o que podemos fazer é pedir a Krsna em oração para iluminar a todos em seus corações, e continuar o nosso serviço devocional, desprovido de qualquer interesse pessoal !!
Por favor, CANTE HARE KRSNA, E SEJA FELIZ!!! Nada mais importa!... não queiram interferir na vida alheia! Deixem cada um cuidar de si !! Cantem suas voltas de japa e implorem para seu gurudeva a misericórdia que precisam para aceitar a vida como ela é e os outros como eles são!! ACEITEM-SE como IRMÃOS, e honrem a vontade de Srila Prabhupada, Srila Gurudeva e todos os Acharyas da sucessão discípular!
 
Jaya Nsimhadeva !!
Gurudeva ki, Jay!!
 
ss: Laksmana Dasa

 

Todas as Glorias a Srila Prabhupada,

Todas as Glorias a Srila Narayana Maharaja

 

 

Dandavats a todos os Devotos Amigos e Bem querentes,

 

 

Agradeço a mensagem, principalmente as muito lúcidas colocações de Prabhu Laksmana Dasa que bem retrata a necessidade de Todos cooperarem e de pararem com as Brigas, cada um fazendo a sua parte sem criticar.

Essas colocações estão corretas e atualmente acredito que a idéia expressada seja a atitude adotada por muitos devotos.

 

Todavia tenho uma observação a fazer em relação a isso (sinto muito essa necessidade).

 

Primeiro humildemente peço licença para dizer que não tenho o menor desejo de incentivar brigas e rogo que as minhas palavras não sejam interpretadas em sentido pejorativo, posto que, de fato, brigas, criticas ou qualquer polemica gerada pelo antagonismo mental, pelo falso ego, institucional ou pessoal são realmente ruins, porque dividem, levantam barreiras e nesse sentido só Kali Yuga prospera e a nossa facilidade de pratica espiritual decai na mesma proporção.

 

Contudo  em relação a  frase “cada um fazer sua parte” precisamos sempre lembrar que isso não pode significar que, “é cada um por si”, vez que é sabido a grande necessidade de que a prática de Bhakti seja realizada, primeiro em associação com os Devotos Avançados, mas também com a Congregação de Devotos que dividem, lembram, ajudam e são ajudados por estamos comprometidos com o mesmo ideal, a mesma bandeira de Mahaprabhu. E isso está faltando! E muito!

 

Devemos admitir que atualmente existe uma tendência de cada um de nós ficarmos mais ou menos isolados com pouca associação de outros devotos (pequenos grupos antagônicos a outros mesmo dentro da própria instituição).

 

Na maior parte dos casos, fora o contato impessoal da internet, devido à quase absoluta falta de estrutura e também da imaturidade vem realmente sendo incentivado a ser “cada um por si”.

 

Este aspecto, entretanto, não é bom por várias razões, inclusive em função da fragilidade que cria entre as relações, posto que essa aparente possibilidade de que individualmente podemos progredir satisfatoriamente cria também INDIFERENÇA, apatia em relação aos fatos que nos tocam, egoísmo gerado pelo isolamento, desinteresse, quase um “não to nem ai” em relação à Comunidade Vaisnava. Você já atentaram para isso – Quem fica muito feliz são lideres escusos das instituições.

 

A Comunidade Vaisnava, ainda que hajam cercas é uma só, e qualquer coisa que acontece no nosso vizinho direta ou indiretamente nos alcança.

 

O individualismo não pode ser incentivado porque manda a mensagem de liberação de obrigações com a Congregação e é fato que, sem a participação de todos NADA ACONTECE. “A união faz a força”.

 

Obviamente que a regra nos dias de hoje é “estou na minha e não perturbe por eu só aceito a autoridade do Guru”.

 

Assim como o Guru é misericordioso e nosso contato com Ele é limitado, e quase que uma autorização de fazermos qualquer coisa e acreditamos que estamos livres de obrigações, tudo é no campo filosófico, onde a prática  é feita de acordo com a conveniência de cada um.

 

Somos diretamente atingidos pelos que os outros devotos fazem, tanto que temos que reconhecer que alguns momentos dizer francamente em determinada situação que “sou Hare Krsna” de certa forma pode se tornar razão de algum constrangimento que põe em cheque a nossa própria idoneidade, ainda que se saiba que discriminação religiosa seja inconstitucional e crime aqui no Brasil.

 

Dizemos, somos Vaisnavas (que muitos poucos entendem), dizemos é uma filosofia Hindu.

 

Para terceiros leigos, somos realmente uma Única Comunidade e por isso somos interessados em tudo que acontece aqui na minha casa e na caso do vizinho e existe certa importância também que nos manifestemos francamente sobre os fatos que circundam em relação a Congregação, ainda que tal manifestação seja carregada de alguma critica. Criticar, se manifestar não é errado se é feito para o beneficio de todos, especialmente porque critica construtiva é saudável e ajuda o próprio criticado a ter oportunidade de repensar um pouco e quem sabe até reavaliar e mudar de postura

 

Sim, as verdades não devem ser omitidas, é preciso que sejam ditas para justamente evitar que, ante a divisão que existe, os postulantes a devotos não acreditem que podem fazer qualquer coisa confiante na impunidade.

 

Precisamos ser capazes de intimidar pessoas inconseqüentes que ofendem nossos Mestres Espirituais.

 

Sei que é muito difícil julgar e a ninguém é dado esse papel além do Guru,  sei que nada acontece sem que o Supremo controle, mas o que me refiro é que diante de uma situação clara a simples aplicação do “bom senso”, mostrar o que é óbvio e que está sendo desconsiderados por questões egoístas, individuais, convenientes e principalmente institucional, como acontece diuturnamente na relação dos devotos, onde no passado coisas absurdas aconteceram.

 

Se não formos capazes de enfrentar situações desfavoráveis a nossa Bhakti estaremos sendo coniventes e admitindo/participando da nossa própria perda de fé.

 

Não devemos ter medo de falar a verdade para benefícios de todos, ainda que a verdade possa ser apreciada sob outro ponto de vista e até, sob algum aspecto de objeto de uma interpretação diferente.

 

Precisamos nos unir mais, nos defender mais, estarmos prontos a dedicar mais um pouco de nosso tempo para a Comunidade com um todo.

 

Estar comprometido a cooperar com o ideal de Sri Caitanya Mahaprabhu com maturidade (está na hora de fazermos isso), prontos a ajudar e aceitar ajuda e nesse sentido não cabe dizer “cada um por si” porque a retórica de Kali (mãe de Maquiavel) é “dividir para governar”.

 

Vamos pregar a necessidade de termos uma Família Vaisnava bem estruturada, os devotos devem aprender a importância de agir com respeito e integridade ciente de que somente juntos teremos a serenidade apropriada para o cultivo de Bhakti.

 

Desta forma, com todo respeito, só quem ganha com a apatia e indiferença é quem não quer prestar contas do que faz para a Comunidade Vaisnava como um todo. Alías, há muitos anos essa vem sendo a estratégia que os “lideres” de alguma instituição usam para fazer o que querem e ainda dizem que fazem em nome de Nossos Gurudevas, com se Eles, nossos Mestres, fossem responsáveis por atitude que denigrem o bom none da Comunidade Vaisnava.

 

Portando, com a devida moderação, ouso dizer que não devemos usar a desculpa de que “faça a sua parte sem criticar” implica em se omitir abandonando indiretamente o respeito pelo bom Nome dos Vaisnavas Maiores, porque invariavelmente seremos atingidos também e não somos ilhas cercadas de nada, ao contrário somos Uma Comunidade, ou não seremos nada.

 

 

Dandavats,

Servo do Servos dos Servos

 

Hare Krishna!
 
Por favor, aceite minhas humildes reverências!!
Prabhu Vyasa, foram muito lúcidas também as suas palavras! Eu não saberia encontrar tão apropriadas palavras para descrever a verdade que vc constatou, e que igualmente eu sinto em meu coração, e posso observar ao meu redor. Uma trsite verdade.... o isolamento e indiferença de muitos devotos, e muitas vezes nossa mesmo em relação à outros. Chegamos a discriminar nossos irmãos, como se fossem demônios, só porquê pertencem à outra matha ou são discípulos de outro guru! Todos os "lados" fazem isso.... e quando já existem 2 ou mais "lados" já não existe mais uma Unidade! Já não há uma família... Há lados opostos que se enfretam como se estivessem em uma guerra! Fazem guerra cantando "Amor"...!  Eu nunca pude compreender tamanha ignorância.... em pessoas de tanta espiritualidade!
Mas prabhu... me perdoe se minhas palavras soaram com indiferença. Mas quando disse que cada um deve cuidar de si e deixar a vida dos outros... foi justamente pq me encontro hj entrando nesse individualismo isolado por já me achar cansado de tanta falsidade nesse mundo! Por toda a minha vida eu sonhei com uma ComumUnidade... um ideal de associação onde todos aprendessem a se respeitar e a crescer uns com os outros! Mas em todos os lugares que eu cheguei, só encontrei discórdia, egoísmo e falsidade! Não há nenhum esforço coletivo para encontrar alguma harmonia, alguma verdade, alguma justiça.... que dirá de amor! .... As pessoas mentem, caluniam, enganam e fazem tudo para o seu próprio interesse pessoal! Existem raras excessões...
E com muita tristesa em meu coração, é que sinto em dizer que observo a mesmas coisas neste movimento para a consciência de Krishna! Quando eu estava prestes a perder a minha fé em Krishna por causa dessas coisas, compreendi que este é um mal humano, e que a harmonia, o amor, a verdade e a justiça que eu tanto almejo, não seriam achados neste mundo, mas sim num outro além deste, para o qual eu devo me qualificar! Então, a minha fé em Krishna aumentou, mas eu perdi completamente a fé que eu tinha nas pessoas!... e passei a aceitar que a solidão era mesmo a minha unica e melhor amiga! que eu devia me esforçar pra melhorar a mim mesmo antes de fazer algo pelos outros. Pois por mais sinceras que sejam nossas intenções de ajuda, serão sempre recebidas como críticas e serão sempre tratadas com desdém por aqueles que já estão cheios de si e só aceitam a autoridade que lhes convem. Sempre que tento ajudar acabo criando mais guerra e mais confusão!
 
A verdade, amigo... é que estamos em Kali Yuga, e as coisas tendem a piorar! A discórida e ignorância só vão aumentar, e não há mais nenhuma esperança pelos próximos 400 mil anos!! Então... conforme-se com a guerra, pois é nela que vivemos! Se queremos algum dia pertencer a uma sociedade mais justa, mais harmoniosa e mais verdadeira, não devemos perder nosso tempo tenando consertar o que não tem conserto, e sim ir moldando dia a dia nossas personalidades para que um dia possamos ser dignos de nascer em uma sociedade mais evoluida, quem sabe no mundo espiritual, onde não há nenhuma discórida e nenhuma ignorância!....
 
Mas acredite... eu compreendo suas palavras, e compreendo ainda mais o pedido de Gurudeva e Prabhupada, quando eles dizem que é preciso haver uma COOPERAÇÃO entre os devotos, para expalhar e difundir a filosofia! É inegavel, que sem este esforço de cooperação, toda a missão de Mahaprabhu pode estar ameaçada e com os dias contados!
Ainda assim, acredito que tudo está no controle de Krishna! Negar isso também eh uma negligência!
Estou sempre pronto para cooperar e ajudar "o meu vizinho", mas desde que "o meu vizinho" se coloque nessa qualidade, de meu vizinho, e não de meu inimigo! Estarei sempre pronto para cooperar com aqueles que buscam a cooperação! Mas para aqueles que só buscam  guerras e discóridas... para estes sem nenhuma culpa e nenhum constrangimento, eu lhes darei sim a minha INDIFERENÇA e o meu ISOLAMENTO! Pois não posso me dar ao luxo de perder meu tempo com essas picuinhas! Já sou muito imperfeito, e já tenho os meus próprios defeitos! E "antes de olhar o cisco no olho do meu irmão, preciso retirar a trava que está cobrindo a minha visão" ...
 
TODAS AS GLÓRIAS AOS DEVOTOS REUNIDOS !!!!!!
 
Hare Krishna!! ;-)
 
seu servo: Laksmana Dasa

 

Todas as Glorias a Sri Guru e Gouranga,

Dandavats a todos os Amigos e a todos os Devotos,

Prabhus,

 

Me conforta o coração ler as trocas de idéias que tem sido realizada, pena que ainda tem muitos devotos tímidos e não sabemos o que pensa.

Novamente concordo com Prabhu Laksmana Dasa (estamos falando a mesma língua), de fato, nos momentos atuais muito pouco ou quase nada se pode fazer em relação à certa indiferença e absoluta falta de confiança que existe entre nós, postulantes a “devotos”.

 

Mas sou confiante que isso pode mudar e tenho algumas sugestões de ordem prática que podem ser instrumento para que aconteça esse milagre.

1)   - Aumentar o Nível de Comunicação Positiva entre os Devotos - Entendo que devemos começar a trocar mais informações e fazer essas informações circularem. O fato é que, mesmo quando Srila Prabhupada estava presente no Planeta sempre houve por parte dos “encarregados administrativos” das instituições uma preocupação em limitar a circulação de informações para “tentar” proteger os projetos em andamento. Repito, “tentar” proteger ou ainda controlar os bhaktas e os manter concentrados em objetivos institucionais. Essa é uma estratégia que, ao meu humilde ver, é equivocada no momento atual, pois acredito que todos tem direito a acesso de informação sobre o contexto geral e ter consciência do que está fazendo, mesmo porque por vezes as opções são feitas baseadas em amizade, respeito ou até conveniência.

 

A Instituição criada a partir do momento que Srila Prabhupada deixou seu corpo físico aqui no planeta, ESTÁ OBVIAMENTE FADADA AO INSUCESSO.

Entretanto o que se vê é que existe muita ingenuidade das pessoas que se aproximam da Consciência de Krsna. As pessoas são crédulas, e aceitam como verdade tudo que se diz e confusas, ainda na fase inicial de aproximação da Consciência de Krsna, que é MARAVILHOSA pela Graça e presença dos Vaisnavas Maiores, têm a tendência a se tornarem um pouco fanáticas.

Sim os “administradores institucionais” incentivam isso porque tal forma de agir atende aos interesses deles.

 

Acredito até que certos Bhaktas precisam passar por esse processo, contudo, devemos de forma, sempre respeitosa, dar acesso a todos a informações, a detalhes filosóficos que são omitidos propositalmente por “administradores” por razões óbvias.

 

Se essas informações forem acessadas e forem expostas de forma respeitosa e madura aceitando os limites de cada um, então estaremos prestigiando a verdade dos fatos e cada um terá chance de optar pelo caminho Vaisnava que quiser trilhar. Precisamos lembrar que está tudo sob o controle do Supremo, então mesmo o que consideramos impróprio nesse momento pode ser considerado necessário para os planos de Sri Caitanya Mahaprabhu.

 

2. – Abrir o Diálogo Aberto e Honesto entre todos os Vaisnavas Maduros e Sérios – Durante o Vyasa Puja de janeiro surgiu uma idéia de fazer um Congresso que reúna Devotos de todas as linhas e que tenhamos uma conversa honestas, franca  sem preconceitos ou temor de cometer ofensas. Lógico que se queremos colocar frente a frente devotos de Iskcon, Vrinda, Gaudhiya Matha e até Sri Caitanya Saraswath Math, Srila Bodhayan e até pessoal(Devotos) do Dayme (além de outras correntes que não me ocorre agora) para conversas sobre “cercas” (relação entre os vizinhos)e sobre aspectos filosóficos do Vaisnavismo temos que ter muito cuidado para manter o absoluto respeito para entender a situação de cada um, mas ao mesmo tempo sem falsas posturas.

Realmente a idéia é desmistificar certos conceitos equivocados e que algumas vezes são criados para propósitos escusos ou para atender uma situação particular. Abrir o jogo.

 

Importante a participação de todos, devotos das diferentes linhas que sejam maduros e prontos a debater de forma saudável, para tentar se chegar a um consenso acerca de assuntos comuns, especialmente o fato de apesar de existir diferenças, todos estão sob a mesma bandeira de Sri Caitanya Mahaprabhu.

 

Sabemos que será só um dialogo, e que não existe propósito de imposição de qualquer atitude ou mudança, sabemos que alguns se recusarão a participar, mas até para isso esse congresso teria importância, identificando pessoas mal intencionadas, com objetivos diversos dos traçados pelos Vaisnavas Maiores. Enfim tentar não custa.

 

Já existe uma primeira reunião mais ou menos agendada para o dia 09 de março em São Paulo e temos a pretensão de fazer com que essa primeira reunião seja realizada via Skype, para todos poderem participar.

Essa primeira reunião visa começar a traçar um perfil de como poderá acontecer o Congresso.

 

3.- Terceira e última sugestão e passar a incentivar o conceito de Família entre os devotos. Estamos acostumados a ouvir aulas dos Grandes Vaisnavas sobre renuncia, sobre tópicos transcendentais que são essenciais, mas acredito que algo está sendo esquecido, a importância da Família, ou seja dos devotos se tratarem com irmãos, e se comprometerem a respeitar, cumprir com compromissos, serem íntegros.

A missão dos Sanyasses é pregar renuncia, mas esse é um aspecto do Vaisnavismo, antes de ir embora desse planeta nos temos um Dharma para cumprir, então não adianta nada sabermos tudo sobre renuncia de mundo material miserável se, ao nosso lado, nosso filho está abandonado passado fome. Voces já perceberam que os casamentos na Consciência de Krsna aparentemente é realizado com “prazo de validade” ou seja, só vai existir até o dia que o homem tomar sanyase.

Será que ninguém para e pensa como fica a cabeça das Devotas?

Na verdade na cultura Védica, Sanyase só é adotado para pregação da Consciência de Krsna. Alguns devotos não são talhados para isso. Srila Bhaktivinodha Thakur não tomou a ordem renunciada da vida, Ele se retirou e no final da vida adotou os votos de Babaji, mas já ai sua esposa estava totalmente protegida pelos filhos e feliz esperando praticar no final da vida tudo que treinou para  o momento da passagem.

Precisa existir harmonia.

Precisamos ponderar, ouvir dos nossos Queridos Sanyases sobre a importância de nos prepararmos para sair desse mundo, mas enquanto estamos aqui,temos que cuidar de nos e dos que estão a nossa volta. Como pode existir Vaisnavismo sem Família, onde o pai e a mãe preparam seus filhos para adotar de forma mansa e honesta a vida espiritual com a naturalidade de qualquer outra religião.

Vejam as conseqüências do excesso de pregação renuncia, tudo é temporário mesmo, pais abandonam mãe, e ambos mais ou menos que abandonam os filhos que acabam sendo criados de forma desajustada.

Em razão do excesso de pregação da renuncia poucos querem cumprir compromissos, poucos são sérios em relação as suas obrigações, ora.... tudo é temporário mesmo!

Importante lembrar que a culpa é nossa, os Sanyases e Brahmacaries estão cumprindo com as suas funções de ajudar a nos tirar desse mundo, mas está faltando dizer que enquanto estamos aqui temos que seguir nosso Dharma. Sem família não existira Vaisnavismo, porque sem família não existirá continuidade e a instituição dependerá da vinda de pessoas de fora.

Vários devotos se tornaram evangélicos ou cristãos ou espíritas justamente porque nessas Igrejas os participante se respeitam, uns ajudam aos outros, uma vez que o conceito de amizade extra temporal é altamente valorizado em função do conceito Família.

Realmente tenho muito mais para falar sobre esse assunto, mas prefiro não me estender muito para não ficar cansativo.

 

Desta forma Prabhus, consciente de que não somos perfeitos e estamos num processo de aperfeiçoamento, humildemente peço desculpas se entrei em tópicos constrangedores, mas falar sobre esse assunto e a esperança de vê-los considerados me faz acreditar que ainda exista chance de em um momento futuro ver algo de concreto acontecer na nossa Comunidade Vaisnava.

 

Dandavats

 

Vyasa Dasa

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhaktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

<>

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

ÍNDICE DE TEXTOS ANTERIORMENTE PUBLICADOS E

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga Links - Livros -    Fale Conosco - Acaryas