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FAMÍLIA VAISNAVA

 

Reverências

 

 

Prabhus, a comunidade Vaisnava é nossa vida, temos durante algum tempo observado os vários e-mails que tem sido trocados e a nossa preocupação é o bem estar e progresso de todos, porque quanto mais fortes, mais poderemos levantar a Bandeira de Caitanya Mahaprabhu. Algumas vezes nos perguntamos qual é o limite entre a fofoca e o aviso fundado e necessário para o bem estar comum, qual é o limite de nossa obrigação de tentar "intervir" nas atividades de outros devotos e o que poderia ser considerado invasão de privacidade, desrespeito ético, ofensa, enfim, qual é a nossa responsabilidade ?

 

O que primeiro vem em nossa mente é a  impressão de que numa família a responsabilidade é ilimitada e o direito de intervir é uma obrigação porque existe um vinculo afetivo (amor). Mas o fato é que não podemos disser que somos uma família. Existem muitos grupos, cada um com seu trabalho, cada um com suas necessidades próprias, algumas dignas outras nem tanto, quem pode julgar se não o Senhor Supremo. Outrossim ainda existe um centro comum e esse é o nosso filão de ouro.

 

Entretanto, mesmo como toda as diferenças e indiferenças, algo surge inexorável: a obrigação de manter o bom nome de Nossos Mestres, o respeito a terceiros de boa fé que estão constantemente vindo e entrando em contato com o Vaisnavismo pela primeira vez, garantindo deles o direito de terem oportunidade de aprender e praticar o processo de forma correta, adequada com o respeito e o amor que uma criança pequena merece e principalmente velar pelo progresso de todos, aliviando os percalços, respeitando as limitações e individualidade de cada um.

 

Se temos alguma fé nesse processo, não podemos negligenciar esse ponto, por mais que saibamos que "Krsna controla tudo".

 

Todos nos sabemos o que é ser enganado, e se estamos aqui hoje é pela Graça de alguns amigos que, olhando além das conveniências pessoais e por inspiração de Caitaguru,  nos amparou nos momentos dificies e nos deu força.

 

Sentimo-nos, nesse ponto, totalmente à vontade para dizer que atualmente estamos presenciando algo que no futuro será lembrado como mais um dos muitos exemplos de coisas erradas de vimos no passado.

 

Alguém andou dizendo quem, de certa forma, se o Guru é vivo, ele pode mudar o que disse nos livros. Nesse ponto não vamos entrar, já tendo sido objeto de esclarecimento na nossa página  da WEB - www.guardioes.com/falandohonestamente .

 

Sridhara Maharaja, o Mestre da Pós Graduação na Consciência de Krsna afirma categoricamente na sua tradução do Verso 10 do Capitulo 5 do 5º Canto  do Srimad Bhagavam;

 

 

Srimad-Bhãgavatam 5-5-18

 

gurur na sa syãt sva jano na sa syãt
pitã na sa syãj janani na sã syãt
daivam na tat syãn na patig ca sa syãn

 na mocayed yah samupeta mrtyuim

 

"Mesmo o mestre espiritual, o parente, o pai, o esposo ou o semideus que não puderem salvar-nos dos repetidos nascimentos e mortes deverão ser abandonados de imediato."  

 

Sridhara Maharaja comenta em seqüência o que vinha falando;

 

O que dizer das coisas ordinárias, quando até mesmo é possível que uma pessoa tenha que abandonar seu próprio guia espiritual, como no caso de Bali Mahãrãja, ou deixar seus familiares, como no caso de Vibhisana. No caso de Prahlãda, ele teve que abandonar seu pai, e Bharata Mahãràja, sua mãe. No caso de Khatvariga Mahãrãja, ele deixou os semideuses, e no caso das yajnã patnis (as esposas dos brãhmanas), elas abandonaram seus esposos em seu intento de chegar à Personalidade Absoluta.


Só necessitamos das sociedades para que nos ajudem. Se nossa afinidade com a sociedade nos mantém deprimidos devemos abandoná-la e seguir adiante. Existe a consideração absoluta e a consideração relativa. Quando essas se chocam entre si, devemos abandonar a relativa e aceitar a absoluta. Se minha voz interna, minha consciência espiritual, decide que esta classe de companhia realmente não pode me ajudar, então me verei na dolorosa necessidade de abandoná-la e correr rumo ao meu destino, onde quer que minha consciência espiritual me guie. Qualquer outro caminho será hipocrisia, e meu progresso verdadeiro se verá impedido. Se formos sinceros em nosso intento, ninguém no mundo pode nos enganar. Somente podemos enganar a nós mesmos (na hi kalyãna-krt kascíd durgatim tãta gacchati). Devemos ser honestos conosco mesmos e com o Senhor Supremo. Temos que ser sinceros.

 

Texto extraído de Sri Guru e Sua Graça - Capitulo Cinco "Católicos, Protestantes e Puritanos."

 

Srila Prabhupada, traduz o mesmo verso da seguinte forma

 

"Quem não pode libertar do caminho de repetidos nascimentos e mortes os seus dependentes, jamais deve tornar-se mestre espiritual, pai, esposo, mãe ou semideus adorável."

 

E explica que;

 

Existem muitos mestres espirituais, mas Rsabhadeva aconselha que ninguém deve tornar-se mestre espiritual se for incapaz de salvar do caminho de nascimentos e mortes seu discípulo. Quem não é devoto puro de Krsna não pode salvar-se do caminho de repetidos nascimentos e mortes.

.......................

Habitualmente, o mestre espiritual,  esposo, pai, mãe ou parente superior aceitam a adoração de parente inferior, mas aqui Rsabhadeva proíbe isto. Em primeiro lugar, o pai, o mestre espiritual ou o esposo devem ser capazes de libertar de repetidos nascimentos e mortes os dependentes. Se não puderem fazê-lo, por sua má fé serão empurrados no oceano de reprovação por suas atividades fora da lei. Todos devem ser muito responsáveis e cuidar de seus dependentes assim como o mestre espiritual deve  cuidar de seu discípulo ou como o pai cuida de seu filho. Todas essas responsabilidades não podem ser desempenhadas honestamente a menos que alguém consiga salvar de repetidos nascimentos e mortes os dependentes.

 

 

Nesse ponto é evidente e irrefutável que se o mestre espiritual não respeita Sastra e Sadhu ele deve ser abandonado sem receio de cometer ofensa etc, com as benções de Sridhara Maharaja, porque Eles (sastra e sadhu) são dois dos três pilares do nosso processo. Temos visto que alguns irmão nossos vem difundido a idéia de "exclusivismo" visando proteger seu  próprio grupo. Tal postura vem gerando grande confusão e desalento entre muitos (principalmente seus discípulos).

 

Resulta ainda duas consequências, primeira deixa-se de reconhecer naquele mestre a proposta inicial, ou seja, houve um desvio de sidhanta, (acabou o caminho do coração, trabalho de alivio etc) e a segunda é que  torno-o inelegível a ser indicado como Mestre Espiritual, porque tal fato geraria de um lado, possibilidade de ofensas (por desobediência), ou de outro limitação no progresso espiritual e contradição com os Sastras. 

 

Se os Sastras não são respeitados, automaticamente não existe possibilidade de liberação da repetição de nascimento e morte, como informou Srila Prabhupada.

 

Os Sastras são muito claros;

 

sri-gurv-ajñaya tat-sevanavirodhena canyesam

api vaisnavanam sevanam sreyah

Anyatha dosah syat.

Bhakti Sandarbha, p. 122.

 

“O Guru iniciador não deve interferir com a associação de seu discípulo com outros Vaishnavas avançados, pois tal associação é uma parte essencial no progresso da vida espiritual desse discípulo”.

 

 

Pior ainda e ver que em nome desse exclusivismo os mal representantes passam a  não respeitar os sadhus e até incentivam diretamente ou indiretamente ofensas (diretamente falando e indiretamente provocando maus pensamentos no espectador que acabam em ofensas),  causando um grande disturbio na sociedade e possando como grande personalidade, que efetivamente não são, posto que não são bem queridos, são incômodos.

 

Diante desse fato, chegamos à conclusão que todos nos devemos intervir e, se não for possível ajudá-los, devemos DECLARAR PUBLICAMENTE SEU DESVIO PARA QUE ELES NÃO CONTINUEM ENGANANDO A TERCEIROS DE BOA FÉ E DEVEMOS AINDA PROCURARMOS MANTERNOS AFASTADOS MAIS VIGILANTES PARA QUE ELES NÃO POSSAM CAUSAR MAIS DISTURBIOS NA SOCIEDADE, denegrindo Nossos Guardiões, agredindo o Bom Senso, enganando terceitos inocentes usando o nome de Vaisnavismo.

 

 

Essa é a nossa proposta, voluntária, silenciosa ou barulhenta será levada a cabo, por que esse é o nosso ideal, e não estamos disposto a assistir passivamente a destruição da fé. Não se trata de oposição, inveja, ser anti centro e todas as demais frases de efeitos que são bens conhecidas de todos, trata-se de simplesmente respeito ao que acreditamos em comum. Se não nos insurgirmos juntos contra os destruidores da fé Vaisnava, só havera no final "grupos" ou melhor "grupinhos" e muita prajalpa.

 

Convidamos a todos a se empenharem conosco, certos de que além das nossas atividades diárias, executadas com prazer ou por pura obrigação de cunho financeiro e material, precisamos estar sempre alertas para nossa verdadeira fonte de prazer - Pratica da Consciência de Krsna - Por que Prabhus o resto é o resto, nada mais que resto passageiro e sem valor e ligada aos resquícios de nosso Karma.

 

Somos Escola dos Guardiões da Devoção.

  

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

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