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DEDICAÇÃO

 

Com o advento do Vyasa Puja 2010 no Brasil e a oportunidade de termos entre nós a presença de um Devoto do Nível de Srila Bhaktivendanta Narayana Maharaja, e agora com a partida física de Srila Bhakti Sundara Govinda Maharaja,  precisamos parar alguns instantes e tentar nos conscientizarmos do que significa realmente essa conexão e que serviço devocional estamos sendo chamados a fazer.

 

Com o devido respeito a todos aos demais Grandes Devotos Vaisnavas, somente dois Grandes Acaryas contemporâneos a Srila Prabhupada vieram ao Brasil, o primeiro   Srila Govinda Maharaja, que lamentavelmente já não está mais entre nos e o segundo Srila Bhaktivedanda Narayana Maharaja, cuja esperança de termos sua presença física aqui no Brasil é remota devido a idade, estado de saúde física que já não permitem mais tais longas viagens com muitas horas de fuso horário e principalmente em razão da mais absoluta falta de infraestrututa  e cooperação.

 

Desta forma estamos quase que encerrando um ciclo no Vaisnavismo no Brasil e entendo que é o momento de pararmos e analisarmos quais são nossos objetivos.

 

Se é certo, para nosso alento, que podemos ainda contar com a associação de Acaryas mais jovens, notadamente Srila Bodhayam Maharaja, sucessor de Bhakti Promode Puri Maharaja e Srila Paramadwaiti Swami, discípulo de Srila Prabhupada, cujo trabalho de harmonização entre todos os Vaisnavas é notório, assim como Sripad Vana Maharaja, a recente  vinda de Um Acarya Senior como Srila Narayana Maharaja foi, de fato,  um oportunidade imperdível de ver pessoalmente o que é um Devoto Puro dedicado integralmente ao Trabalho de Sri Caitanya Mahaprabhu a mais tempo que a grande maioria de nós, vez que somente de Voto de Vida Sanyase, Srila Narayana Maharaja tem mais de 50 anos, e ainda assim, muitos, muitos perderam por razões diversas a verdadeiro propósito do Vaisnavismo.

 

 

Acreditamos que nesse momento precisamos nos voltar para entender o que significa se conectar com esses Grandes Acaryas, uma vez que, quando o Guru se faz presente, parece que a simples presença física faz despertar no coração de todos o mais puro sentimento de devoção. É como se todos fossem Vaisnavas desde criançinha, um verdadeiro “oba oba” e existe uma grande movimentação positiva, como se fosse uma pausa na vida cotidiana, uma trégua.

 

A presença do Acarya Senior faz surgir os mais diferentes tipos de sentimentos, alguns positivos outros nem tanto, no que pese serem igualmente importantes.

 

Me recordo claramente que na última vinda de Srila Narayana Maharaja no Brasil em 2.003, onde os devotos o receberam em Teresópolis, serra do Rio de Janeiro, tinha um devoto discípulo de Srila Govinda Maharaja de plantão na entrada do Hotel especialmente locado para o Festival, ele tinha função de identificar que devotos da Sri Caitanya Saraswath Math que estavam vindo ver e ter darshana com Acarya Senior da Gaudya Math, vez que todos tinham sido devidamente “proibidos” pelos “lideres toscos” locais de não se associarem sob pena de exclusão.

 

Todavia, o que vimos foi que mesmo esse fiscal estava absorto na presença do Acarya Senior, e nenhum Devotos Maduro aquiesceu a tal iniciativa Kanistha e retrógada,  que vai diretamente contra o princípio de Guru, Sastra e Sadhu.

Assim estavam todos atentos, direta ou indiretamente e assim todos se beneficiaram, mesmo que fosse num humor negativo.

Contudo, para os que tem clareza de idéias e se consideram “almas livres além dos Grilhões Institucionais” e que  agarraram essas oportunidades de se associar positivamente com esses Acarya Senior, tanto aqueles que já tem iniciada uma conexão, como aqueles que pretendem iniciar ou aumentar essa conexão, importante entender que faz parte da Etiqueta Vaisnava demonstrar de uma forma pratica nossa satisfação contribuindo direta e indiretamente com as necessidades diretas e indiretas do Serviço ao Guru e é justamente sobre esse tópico que queremos aqui dar ênfase.

O fato é que, como é de conhecimento de todos, essencial, para manutenção da vida espiritual que redamos serviço devocional a Krsna, tanto que Srila Govinda Maharaja, acresceu aos 4 princípios básicos do Vaisnavismo (vegetarianismo etc) o quinto princípio, o princípio da dedicação.

Assim, é essencial que saibamos que na falta de forma idônea de se aferir quem está realmente engajado no Serviço Devocional é importante que cada um se prepare espiritual e materialmente para fazer jus a  presença do Guru fisicamente ou no Coração devemos nos conscientizar que é importante contribuircom um dizimo material ou imaterial.

Precisamos lembrar que, a arrecadação de fundos para suportar o serviço devocional é tão importante que a consciência desse aspecto pode ou não concretizar projetos.

Antigamente as instituições que iniciaram a consciência de Krsna no Brasil eram mantidas por Sankirtaneiros, e, ante o massacre de várias horas nas ruas cercando pessoas para vender um livro, os que não tinham tal tarefa, se esqueceram de criar nas pessoas que freqüentavam o Templo um habito de contribuir para os projetos, como parte do processo de Serviço Devocional,  ou seja, a entrega de parte do resultado do trabalho material individual, a entrega de parte do resultado da utilização de energias físicas pessoais e materiais para obtenção dos meios necessários a sobrevivência.

O fato é que, atualmente, não existem mais sankirtaneiros, e os templos tem sido mantidos, "male e male" pelo resultado do esforço de poucas pessoas abnegadas, por que os devotos acham que não precisam fazer qualquer esforço nesse sentido.

Precisamos entender que,  é serviço devocional a renuncia dos proventos materiais em dedicação aos Serviços do Templo, manutenção das Deidades, o pagar do aluguel, do IPTU, do telefone e tantos outras necessidades, sem as quais não teríamos onde sequer nos associar sem tem que transformar nossa própria casa em templo ou ter que tolerar as intempéries do tempo.

 

Quando um devoto vai a um templo ele devia se preocupar em saber como é que aquele serviço está sendo mantido. Ele devia se preocupar em trazer umas frutas, umas flores para a deidade, quem está trazendo a bhoga para a prasada que ele próprio vai honrar, mas infelizmente no mais da vezes, ele se esquece disso.

Essa mentalidade “oba oba” é na realidade uma grave falta de conduta originada dos anarthas que impedem o serviço devocional e que ao final resulta em retrocesso da vida espiritual e que, por alguma razão é muito poucas vezes objeto das aulas por receio do pregador ser taxado de interesseiro, como se fosse desfrutador de regalias etc.

É certo que, a história traz relatos de lideres institucionais que realmente se beneficiaram indevidamente e em proveito próprio da boa fé dos devotos inocentes, mas tal situação foi realizada porque NÃO FOI OBEDECIDA A ORDEM DE SRILA PRAPHUPADA estabelecida claramente no DOM, onde tais líderes deveriam ser eleitos pela congregação. Se fossem respeitadas as Ordens, um mal líder não se perpetuaria na direção, porque seria desmascarado pelos seus próprios atos,  como acontece ainda hoje, mas que a instituição fecha os olhos por receio generalizado.

É importante estabelecimento da consciência de que a todo o devoto é exigido, se não por simples questão de educação Vaisnava ou material, para própria manutenção da conexão com o Mestre Espiritual que ele, o devoto, dê parte de sua energia no Serviço de Krsna, que de um lado, mostra na prática capacidade desapego desse mundo material em prol de um objetivo espiritual maior e do outro, o interesse de se livrar dos anarthas que impedem que seja limpo o Coração, pois quando se dá um pouco para a missão de Mahaprabhu automaticamente se deixa de dedicar a tão famigerada gratificação dos sentidos.

Dar doação não precisa ser necessariamente em dinheiro, o devoto pode dar sua energia se prontificando a ir para o templo um dia no mês e limpar, cortar vegetais e dependendo da sua qualificação outras atividades, mas importante é que de uma forma ou de outra haja DEDICAÇÃO.

Ademais princípio da dedicação vem sendo estabelecido para nós porque, como nascidos no ocidente, realmente não temos tradição nos princípios Vaisnavas e essa atitude não nos é natural, por isso precisa ser estabelecido como princípio e de fato foi o último desejo de Srila Prabhupada que chega mesmo a ser considerado ´por muitos, incluindo nós A INSTRUÇÃO FINAL DE SRILA PRABHUPADA: COOPERAR   http://www.guardioes.com/cooperar.htm

Srila Bodhayam Maharaja em recente palestra dada no Templo Vrinda em São Paulo, comentava que certa feita, quando ainda criança, seu Pai, possuindo poucas rúpias, optou para ir ao Templo caminhando com todos os numerosos membros de sua família para com a economia realizada com aluguel de rikshas acrescer o daksina dedicada a ser doada ao Templo e as deidades.

Dar doações ao templo devia se tornar um costume, uma prática usual como parte de serviço devocional, com parte da nossa conexão com o Guru, ainda que seja R$ 10,00 ou R$ 20,00 por mês, valor esse resultado direto da renuncia de nosso refrigerante, nosso sorvete. Se o Devoto nem isso pode fazer, ainda assim deveria ir ao templo e pegar 10 livros, vende-los e entregar o resultado aos devotos.

 

Portanto, para concluir esse “toque” preciso esclarecer que ao contrário dos demais princípios regulativos, que tem um atitude de “não fazer” o princípio da dedicação é um atitude, "um fazer".

O não cumprimento desse princípio, por conseguinte, é também uma quebra da conexão com o Guru o que seria o pior para nossa já tão convalida e difícil vida espiritual.

Nesse sentido e voltando a importância de todos colaborarem juntos somos da opinião é muito importante que seja plenamente estabelecido a importância do principio da dedicação, mesmo porque não é certo que, como acontece normalmente, um ou dois suportem todas as despesas em beneficio de todos outros, mesmo porque a experiência mostra que nesse contexto existe uma tendência a não se dar valor ao evento, ao devoto que teve sucriti de poder fazer esse serviço e ainda se tem a propensão de se criticar pelo que foi feito. Ou seja, nada se faz e ainda critica.

 

Por outro lado, estamos atentos de não cometer os mesmos erros do passado de alguns “lideres” de acreditarem que só pode ser devoto aqueles precisa ser abonado materialmente, e quem não tem capacidade de servir de tal forma não tem “sucriti” e não pode avançar ou que a Consciência de Krsna é para pessoas que tem boas condições financeiras, uma vez que Caitanya demonstrou justamente ao contrário.

Nesse sentido e só para finalizar esse tópico importante lembrar, um Darshana de maio de 2.003, justamente poucos meses depois da sua última vinda ao Brasil, ante indagação de alguns devotos seniores, Srila Narayana Maharaja, desestimulou a busca desenfreada aumento das condições financeiras com o incremento do desenvolvimento econômico, onde ficou claro que o importante é Bhakti e nesse sentido “tentar é bhakti”

Entretanto, mesmos essas ponderações não retiram a importância de que os devotos hajam corretamente observando a Ética Vaisnava no trato com os templos e o Mestre Espiritual, tornando imperioso o estabelecimento da necessidade de DEDICAÇÃO como quinto princípio, uma etapa importante na nossa conexão com o Mestre Espiritual.
Dandavat´s

S.S. Vyasa Dasa

 

               

 

 

 

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

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