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Somente o cantar constante (24 Horas) poderá salvar-nos

Compêndio de Autoria Organizacional do Prabhu Praladesh Dasa (HDG) 

       

Foto retirada a pedido do devoto (Dandavats Pranamas)           

 

Também Sectarianismo  (Sri Krsna Samhita)

PROCESSO DE BHAKTI - Rupa Goswami

Oração ao Santo Nome

Sampradayas - Diversas Interpretações do Cantar dos Santos Nomes

 

NAMAAPARADHA - NANABHASA E SUDHANAMA

 

O PROCESSO DE VENCER OS MAUS EFEITOS DE KALI YUGA

 

PRINCÍPIOS REGULATIVOS

E ADORAÇÃO DE LAKSIMI NARAYANA

 

Apelo no dia do desaparecimento (Tirobhava) de Srila Prabhupada 

 

Postado no Fórum Krsna Katha

http://br.groups.yahoo.com/group/krishna-katha)

 

Sectarianismo

 

Instruções de Srila Bhaktivinoda Thakur no Sri Krsna Samhita:

"As regras que são seguidas numa comunidade não são necessariamente aceitas noutra comunidade.
Por isto, uma comunidade é diferente da outra.
A medida que uma comunidade desenvolve mais respeito por seus próprios padrões, também desenvolve um desrespeito por outras comunidades e considera os padrões destas comunidades como sendo inferiores.
Isto é proeminente entre os neófitos e um pouco entre os Madhyama Adhikaris.
No entanto,entre os Uttama Adhikaris não há vestígios de sectarismo."

"Aqueles que consideram os seus princípios religiosos como o verdadeiro Dharma e os princípios religiosos dos outros como irreligião ou sub-religião são incapazes de acercar-se da Verdade, pois estão influenciados pelo preconceito.
Na verdade os princípios religiosos seguidos pelas pessoas em geral, são diferentes devido as diferentes qualificações dos seus praticantes, mas os princípios religiosos constitucionais da entidade viva são únicos.
Não é adequado para as pessoas "swanlike" rejeitar os princípios religiosos que as pessoas seguem de acordo com sua situação.

 
"Diferenças que surgem de lugares, tempo, línguas, procedimentos, alimentos, vestimenta e natureza das várias comunidades são incorporadas nas práticas espirituais das pessoas e gradualmente fazem uma comunidade completamente diferente de outra comunidade, fazendo com que mesmo a consideração de que todos são seres humanos deixe de existir.
Devido a estas diferenças criam-se desacordos, cessa o intercâmbio social e os grupos lutam, até ao ponto de matarem-se uns aos outros."

 
Embora personalidades "swanlike" possam aceitar uma prática particular desde o seu nascimento ou infância, de acordo com as instruções que tenham recebido, eles mantêm-se indiferentes e não sectários." "Uma pessoa "swanlike" pode identificar outro irmão "swanlike" que possui todos os sintomas apropriados, mesmo se for do seu grupo ou não.
 
Embora suas vestimentas, línguas, adoração, Deidade, e procedimentos possam parecer diferentes, eles designam-se livremente como irmãos.
Este tipo de pessoas são chamados de Paramahamsas, e o Srimad Bhagavatam é a escritura destinada para tais Paramahamsas."
 
Fim da citação.

Podemos dizer que:
 
As pessoas "swanlike" são capazes de entrar numa Matha, Igreja, Mesquita, Sinagoga, Templo e ver seus diferentes praticantes - com seus diferentes rituais,humores, mestres e ensinamentos - como sendo irmãos no caminho do Sanatana Dharma (o imotivado e ininterrupto serviço devocional a Deus).

Cada qual, de acordo com sua situação e humor, e sem imposições segue um processo religioso específico através do qual o Sanatana Dharma se expressa.
 
No entanto, no documento sobre o Diálogo Inter Religioso da ISKCON está delineado o procedimento de como aproximar-se de fundamentalistas religiosos e de ateístas (como no caso dos Budistas):
 
". Você encontrará religiosos fundamentalistas e acadêmicos ateístas. Ofereça seus respeitos e afaste-se. Não será possível ter com eles um diálogo sincero sobre questões espirituais."
 
Todo o documento sobre a posição da ISKCON e o Diálogo Inter Religioso em:
 
http://www.iskcon.org/icj/7_1/71srd.html
 
 
Dito isto, peço que pacientemente leiam, e para vossa apreciação, um artigo de Moisés Espirito Santo (Professor Catedrático de Sociologia das Religiões) em:
 
http://www.empacult.parlamento.pt/pt/Documentos/Dialogointereligioso.pdf
 
O estudo é basicamente sobre as Religiões Abrahamicas, mas penso ser interessante.
 
"...Diálogos inter-religiosos, ou diálogo das religiões, no sentido de exposições e debates entre teólogos de várias religiões para encontrar a unificação, não existem, e seriam infrutíferos. Mas pode haver, e há, encontros inter-religiosos, ou encontros entre religiosos, para defender interesses ou objectivos comuns. Vou primeiro explicar porque é que não pode haver diálogos entre as religiões para a unificação das mesmas e, depois, falar da possibilidade de haver encontros inter-religiosos para debater temas não religiosos de interesse comum...."
 
Esperando ser útil

Vosso servo insignificante
Prahladesh Dasa Adhikari

(indicamos também http://www.guardioes.com/sectarismo.htm)

 

(Cc Adi 10.43): 

"Portanto, nós prescrevemos na nossa Sociedade que todos os nossos alunos devem cantar, pelo menos, dezesseis voltas diárias. Esse cantar deve ser sem ofensas para ser de elevada qualidade. O cantar mecânico não é tão poderoso como o cantar do Santo Nome sem ofensas."   

(SB 6.3.24):

"O cantar do Mantra Hare Krishna é recomendado até mesmo para as pessoas que cometem ofensas, porque se continuarem a cantar vão gradualmente cantar sem cometer ofensas. Ao cantar o Mantra Hare Krishna sem ofensas, um pessoa aumenta o seu amor por Krishna. " 

(Sri Hari Nama Cintamani, Namacarya Srila Haridasa Thakura):

 

"As dez ofensas ao Nome de Krsna somente poderão ser anuladas através de um cantar contínuo do Maha Mantra Hare Krishna de dia e de noite. Pelo constante cantar do Nome de Krsna as dez ofensas não serão capazes de envolver novamente aquele que está a cantar." 

 

Significado de Srila Bhaktivinoda Thakura: 

"O cantar contínuo (Avisranta Nama), significa que só quem canta o Maha Mantra Hare Krsna com grande sentimento durante todo tempo de dia e de noite, excepto durante o tempo necessário para cumprir as necessidades básicas como dormir, etc, é capaz de destruir com sucesso a dez ofensas. As dez
ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ".

(SB 7.5.23):

 

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome cante vinte e quatro horas por dia. O canto constante do Santo Nome fará com que a pessoa fique livre das ofensas e será gradualmente elevada à plataforma transcedental na qual pode cantar o Santo Nome puro e tornar-se um devoto que ama a Suprema Personalidade de Deus."


(Caitanya Bhagavata Adi 14.140): 

 

"Os Vedas são totalmente incapazes de descrever plenamente as glórias de quem canta o Maha Mantra Hare Krsna constantemente de dia e de noite e até mesmo enquanto come e dorme."

 
(Cc Antya 20.18):

 

"Independentemente do tempo ou lugar ou quaisquer regras e regulamentos, uma pessoa que canta o Maha Mantra Hare Krsna, mesmo enquanto come ou dorme, atinge toda a perfeição".

 

(Cc Madhya 22.113):

 

Existem muitos princípios regulativos nos Sastras e instruções dadas pelo Mestre Espiritual. Estes princípios regulativos devem agir como agentes dum
princípio básico, ou seja, devemos sempre nos lembrar de Sri Krishna e nunca nos esquecermos dEle. Isto é possível
quando cantamos o Mantra Hare Krsna. Portanto, deve-se cantar Hare Krsna  estritamente vinte e quatro horas por dia".   

 

No Namastake é indicado: 

 

"Lembre-se que o nosso último suspiro pode vir a qualquer momento, não importa se estamos velhos e doentes ou se somos jovens. Portanto, tanto jovens como idosos devem cantar o Maha Mantra Hare Krsna incessantemente porque esta é a única verdade neste mundo".

 

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

 

1. Namaparadha: Cantar condicionado com infracções.

(Aparadha = infracção)

Este é o nível da maioria das pessoas quando elas começam primeiramente a ocupar-se regularmente no canto. Se alguém continua neste nível, ele nunca vai entender Krsna corretamente, mesmo após milhares de anos de tal cantar. Ele permanece no mundo material.

Para atingir a próxima fase uma pessoa deve continuar humildemente a cantar o Maha Mantra Hare Krsna regularmente e com arrependimento, "Tenho cometido infracções desnecessariamente ou inconscientemente." Então, uma pessoa vai atingir a próxima fase denominada Namabhasa (canto sem ofensa).

2. Namabhasa: Canto liberado sem infracções

(Abhasa = manhã crepúsculo; "a sombra do Santo Some")
Esta etapa do cantar imediatamente liberta a pessoa das reacções de todos os pecados e dá a liberação. Possui duas divisões: Namabhasa e Sraddha Namabhasa.

Namabhasa: Se alguém canta o Santo Nome acidentalmente, ou como uma piada, no decurso de discussões ordinárias, ou por negligência

Sraddha Namabhasa: Este é um momento em que um devoto completamente fiel canta na plataforma liberada e evita todos as infracções. Esta fase está quase na plataforma transcedental. O canto contínuo neste nível leva ao próximo. 

3. Sudhanama: Cantar puro em amor à Deus 

(Sudha = puro)
A etapa perfeccional: enquanto o devoto desfruta plenamente do néctar do Santo Nome (Nama), ele vê a forma de Krishna (Rupa), realiza Suas qualidades (Guna), e lembra Seus passatempos (Lila).

 

Fim da citação.

 

Uma pessoa pode ser liberar mesmo depois de cantar o Nome de Krsna uma única vez, mesmo que não esteja completamente pura. 

O santo nome de Krsna tem o poder de purificar uma pessoa completamente, mesmo que cante apenas uma vez. Uma mera sombra do Seu Nome (Namabhasa) tem o poder de dar liberação. Assim, é possível atingir liberação Vaisnava em Vaikuntha no momento da morte através de Namabhasa mesmo sem ser completamente puro.

No entanto, uma pessoa não pode entrar directamente na morada de Krsna (Vrajaloka) desta maneira. Assim, Vraja Prema Bhakti está além da liberação.

 

Para os Gaudiyas Vaisnavas nada menos do que Suddha Nama ou o cantar Puro dos Santos Nomes é requerido, pois somente assim podem voltar ao Lar, voltar a Goloka Vrndavana.

 

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

 

PROCESSO DE BHAKTI

 

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango
'tha bhajana-kriya
tato 'nartha-nivrittih syat tato
nistha ruchis tatah
athasaktis tato bhavas tatah
premabhyudanchati
sadhakanam ayam premnah
pradurbhave bhavet kramah

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruci). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

 

Fim da citação.

 

As escrituras explicam que antes de alcançar a fase de Ruci o cantar do Santo Nome é executado como uma medicina e depois é executado com verdadeiro gosto (Ruci). O exemplo dado é de alguém com icterícia que deve ingerir açucar embora isto seja muito amargo, porém é a única forma de curar-se.

 

No entanto, para uma pessoa saudável ingerir açucar é saboroso.

 

Da mesma forma, uma pessoa que mantem-se a cantar o Maha Mantra Hare Krsna apesar da instabilidade, falta de gosto no cantar, Anarthas, Aparadhas, desinteresse no cantar, inabilidade em absorver-se no cantar, no final alcançara a fase de Ruci, ou um gosto genuíno e constante pelo cantar.

 

Ou seja, nas fases de Sraddha, Sadhu Sanga, Bhajana Kriya, Anartha Nivritti, e mesmo na fase de Nistha o Santo Nome actua como uma medicina.

 

Somente a partir da fase de Ruci (Gosto genuíno e constante) que o cantar deixa de ser medicina e transforma-se em alimento.

 

Sendo assim, no Sri Upadesamrta, Srila Rupa Goswami recomenda três ítens muito importantes na prática do cantar:

 

Utsahat - entusiasmo

Niscayat - confiança

Dhairyat - paciência

 

E como poderemos cultivar entusiasmo, confiança e paciência?

Com o cantar constante do Santo Nome (Avisranta Nama) e com a associação de devoto(a)s avançados (Sadhu Sanga).

Para conseguirmos determinação de cantarmos o Santo Nome como medicina precisamos do próprio Santo Nome.

O Santo Nome é o meio e é o fim. O Santo Nome é tudo.

 

A não observância destes três ítens muito importantes poderá levar perigosamente ao não cantar.

 

Antes da fase de Ruci o devoto(a) dificilmente absorve-se no cantar e facilmente absorve-se em tópicos materiais.

 

Após a fase de Ruci (Gosto genuíno e constante) facilmente absorve-se no cantar e dificilmente absorve-se em tópicos materiais.

 

Asakti é a fase madura de Ruci que é seguida por Bhava e Prema.

 

Oração ao Santo Nome

 

"Caro Santo Nome,

Por favor, permita-me provar o Néctar que traz consigo, permita-me experimentar plenamente Sua presença, permita-me sentir prazer e entusiasmo ao me encontrar consigo.

 

Por favor, permita que eu me atraia por Si, que eu sempre deseje arduamente sua associação, e que eu nunca fique cansado de passar meu tempo consigo. E, por favor, revele-me como Você não é diferente de Sua forma, qualidades e passatempos – como Você está plenamente presente em Seu nome.

Eu espero um dia ter tanta atração pelo Seu nome quanto tenho hoje por coisas materiais. E espero que, em um glorioso dia, esta atracção seja tão grande que outros queiram cantar e provar Seu nome simplesmente por estarem em minha presença.

E tenho, por fim, dois últimos pedidos:

Permita-me, por favor, sentir amor pelo Senhor enquanto canto Seu nome.

Permita, por favor, que meu coração se derreta (ao menos uma vez em minha vida) enquanto canto Seu nome."

 Mahatma Prabhu

 

HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE

   HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE

 

Sampradayas - Diversas Interpretações do Cantar dos Santos Nomes

 

Sankara Sampradaya

 Os impersonalistas seguidores de Sankaracarya também cantam o Maha Mantra.

Só que para eles o Maha Mantra é simplesmente um instrumento ou uma ferramenta usada para adorar e depois é rejeitada.

 

Ramanuja e Madhva Sampradayas

 Aqui o Maha Mantra é recitado para obter a liberação e o serviço espontâneo em Asvarya Dasya Rasa no caminho de Viddhi Marga Bhajana Kirtana.

Hare é considerado Hari, Rama é considerado Ramacandra e Krsna é considerado um Avatar de Narayana.

E assim eles alcançam Vaikuntha Viddhi Prema Bhakti.

 

Nimbarka Sampradaya

 Diferindo dos demais e sem nenhuma evidência dos Sastras cantam o que chamam de Yugala Mantra:

 Radhe Krsna Radhe Krsna Krsna Krsna Radhe Radhe

Radhe Syama Radhe Syama Syama Syama Radhe Radhe

 

Vallabha Sampradaya

 Também sem nenhuma evidência dos Sastras negligenciam o Maha Mantra e cantam o que chamam de Astaksara Mantra:

 Sri Krsna Saranam Mama

 

Gaudiya Sampradaya

 O Maha Mantra:

 HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE

HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE

 é o próprio Krsna.

 Hare é Mahabhava Sri Radha, Krsna é Rasaraja Sri Krsna e Rama é Krsna que dá prazer à Radha.

 

krsna nama cintamani anadi cinmaya
yei krsna,sei nama - eka tattva haya
 

"O Nome do Senhor Krsna é como uma eterna e transcendental pedra de toque. Krsna e seu Nome são idênticos; Eles são únicos e a mesma verdade absoluta."

 

De um modo geral os Gaudiyas seguidores do Senhor Caitanya cantam o Maha Mantra e alcançam o serviço espontâneo em Sakhya, Vatsalya e Madhurya Rasa no caminho de Raga Marga Bhajana Kirtana.

Ou seja, numa fase avançada, Krsna deixa de ser o Senhor Supremo e passa a ser o amiguinho, o querido filho e o amado.

 

No entanto, mesmo os Gaudiyas almejando alcançar Vraja Raganuga Prema Bhakti, ou o serviço à Sri Sri Radha Krsna, até a fase de Ruci/Asakti o Senhor aceita seu cantar como sendo para Laksmi Narayana, pois tal devoto(a) ainda concebe Krsna como o Ser Supremo.

 

O PROCESSO DE VENCER OS MAUS EFEITOS DE KALI YUGA

Srila Prabhupada explica em relação a tal assunto, conforme  Transcrevo abaixo o Kali Santarana Upanisad (transliterado do sânscrito na íntegra e traduzido do inglês por mim mesmo):
 

Verso 1:
harih om
dvaparante narado brahmanam jagama katham bhagavan gam paryatan kalim santareyam iti
sa hovaca brahma sadhu prsto asmi sarvasrutirahasyam gopyam tacchrunu yena kalisamsaram tarisyasi
bhagavata adipurusasya narayanasya namoccaranamatrena nirdhrtakalir bhavati
 


"No final de Dvapara Yuga, Narada, após viajar o mundo, aproximou-se de Brahma e perguntou-lhe:" Como posso vencer os maus efeitos da Kali Yuga?  Brahma disse: "Você me fez uma excelente pergunta. Vou-lhe revelar o segredo de todos os Vedas, pelo qual você irá cruzar o oceano de samsara, preenchido com os maus efeitos da Kali Yuga. Este segredo deve ser preservado e protegido. Por apenas proferir os nomes da Pessoa original, que é Bhagavan Narayana, pode-se libertar-se das garras da Kali. "
 


Verso 2:
naradah punah papraccha tannama kimiti
sa hovaca hiranyagarbhah
hare rama hare rama rama rama hare hare
hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare

iti sodasakam namnam kalikalmasanasanam
natah parataropayah sarvavedesu drsyate
iti sodasakalavrtasya jivasyavaranavinasanam
tatah prakasate param brahma meghapaye ravirasmimandaliveti
 


"Narada perguntou novamente: Quais são os nomes de Narayana? Brahma disse: hare rama, hare rama, rama rama, hare hare, hare krsna, hare krsna, krsna krsna, hare hare. Este conjunto de dezesseis nomes de Narayana destrói os males da Kali Yuga. Não vejo quaisquer outros meios eficazes de liberação nos Vedas. Este mantra destrói as dezesseis kalas do ser vivo, que constituem o véu da ignorância. Em seguida, o Supremo Brahman brilhou, tal como o disco solar brilha quando as nuvens desaparecem. "
 

Verso 3:
punarnaradah papraccha bhagavan ko asya vidhiriti
tam hovaca nasya vidhiriti
sarvada sucirasucirva pathan brahmanah salokatam samipatam sarupatam sayujyatameti
yadasya sodasikasya sardhatrikotirjapati tada brahmahatyam tarati
tarati virahatyam
svarnasteyat puto bhavati
vrsaligamanat puto bhavati
pitrdevamanusyanamapakarat puto bhavati
sarvadharmaparityagapapat sadyah sucitamapnuyat
sadyo mucyate sadyo mucyate ityupanisat
 


"Narada perguntou: Quais são as injunções ou regulamentos a serem seguidos para se cantar esses nomes? Brahma disse: "Não existem regulamentos a serem seguidos. Por cantar esses nomes sempre, mesmo que seja num estado purificado ou não, um brahmana obtém os quatro tipos de libertação, salokya, samipya, sarupya e sayujya. Quando um brahmana canta este mantra com os dezesseis nomes num total de 35 milhões de vezes, ele torna-se livre do pecado de matar um brahmana. Ele vence o pecado de negligenciar o seus sacrifícios domésticos de fogo. Ele torna-se livre do pecado de roubar ouro. Ele torna-se livre de infrações cometidas contra os antepassados , semideuses e de seres humanos. Ele rapidamente se torna livre do pecado de desistir de todos os deveres religiosos. Ele torna-se imediatamente liberado. " Assim, disse o Upanishad. "


Como pode ser visto, o Maha Mantra aparece diferente daquele que costumamos cantar (Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare).
Gostaria de saber se o Sr. sabe informar quando e porque houve essa mudança (colocamos o "Hare Krishna" antes de "Hare Rama").
Saliento também, que no meio acadêmico, alguns estudiosos dizem que essa escritura só foi introduzida muito tempo depois do desaparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, se o Sr. puder comentar algo, agradeceria muito.

 

 

PRINCÍPIOS REGULATIVOS

E ADORAÇÃO DE LAKSIMI NARAYANA


SB 4.24.45-46
"Sem servir Krsna de acordo com os princípios regulativos de Vidhi Marga do Pancaratrika Vidhi, pessoas inescrupulosas saltam abruptamente para os princípios de Raga Marga. Estas pessoas são Sahajiyas.

Deve-se seguir estritamente os princípios regulativos de Vidhi Marga na adoração de Laksmi Narayana, embora o Senhor esteja presente no Templo como Radha Krsna.
Radha Krsna inclui Laksmi Narayana.
Portanto, quando alguém adora seguindo os princípios regulativos, o Senhor aceita esta adoração como sendo Laksmi Narayana."

 

Apelo no dia do desaparecimento (Tirobhava) de Srila Prabhupada 

Por Aindra Dasa

Repetição de uma coisa boa é uma coisa boa. Esta é uma reafirmação da minha apresentação, por ocasião do 112º Avirbhava Mahotsva de Srila Prabhupada com apenas alguma ligeira modificação. Rezo para que os presentes naquele momento que não estão tão inclinados a generosidade encontrem dentro de seus corações uma maneira de perdoar a minha obstinada determinação.

Neste dia muito festivo do desaparecimento do nosso querido Srila Prabhupada, novamente e fervorosamente ofereço minhas reverências a todos os estimados devotos e humildemente suplico a todos para que, mais uma vez, gentilmente, ouçam cuidadosamente algumas poucas palavras verdadeiras e francas seleccionadas vindas do coração do mais humilde e insignificante Aindra Dasa.

Hoje não é apenas mais um dia para cerimoniosamente oferecer alguns Patrams e Puspams e agradavelmente fazer arranjos para mais festa e jejum. Não é apenas um dia para recordar de uma maneira nostálgica e enaltecer o encantador caráter pessoal e realizações externas do fundador Acarya da nossa Sociedade, mas também (e talvez ainda mais importante) é um dia para olhar para dentro, para reavaliar e reorientar e - identificar com precisão, realinhar-nos, e sinceramente rededicarmo- nos ao principal impulso da sua missão em curso.

Eu não desconfio da sinceridade devotada e da integridade espiritual da maioria dos líderes da nossa Sociedade ISKCON. Muito progresso foi, sem dúvida, feito em várias frentes do Movimento da Consciência de Krsna. Ainda assim, eu sinto a necessidade de ressaltar um ponto sanguíneo de preocupação que possa ajudar os constituintes da nossa Sociedade a evitar os perigos de cair, de degradação, de frustração, ou desaceleração atribuíveis à conseqüência de Niyamagraha. Para este fim, eu, como um discípulo directo de Srila Prabhupada, sou obrigado a uma e outra vez lembrar a necessidade vital de, em palavras do próprio Srila Prabhupada, "ferver o leite."

"Agora devemos concentrar-nos em fazer os nossos próprios devotos conscientes de Krsna e tornarmo-nos nós próprios conscientes de Krsna, e não ficarmos tão preocupados em expandir sem qualquer conteúdo espiritual. Assim como ao ferver o leite, este torna-se mais espesso e doce. Agora façam assim, fervam o leite. "

Vamos por favor considerar seriamente o que realmente significa ser consciente de Krsna.

Srila Prabhupada elucidou isto numa palestra em Bombaim em 1975:

"Há diferentes fases do conhecimento: Pratyaksa, Paroksa, Aparoksa, Adhoksaja, Aprakrta. Portanto, temos de abordar Aprakrta, transcendental, acima da natureza material. Adhoksaja é o mais perto do menor grau de conhecimento, Pratyaksa, Paroksaparoksa. Eles estão em Kanistha Adhikara.

arcayam eva haraye
pujam yah sraddhayehate
nd tad-bhaktesu canyesu
sa bhaktah prakrtah smrtah
[SB 11.2.47]

Então a etapa de Prakrta é o conhecimento Pratyaksa, percepção direta e conhecimento recebido do Parampara. Pratyaksa, Paroksa, então Aparoksa, a auto-realizaçã o, então Adhoksaja, Aprakrta. Então a Consciência de Krsna é conhecimento Aprakrta. É a plataforma mais elevada de conhecer Krsna, conhecimento Aprakrta. Então, até chegarmos ao conhecimento Adhoksaja, estamos a seguir princípios regulativos. Temos que seguir estritamente os princípios regulativos. E o conhecimento Aprakrta é para os Paramahamsas. . . Raga Bhaktas. Nestas fases, Pratyaksa, Paroksa, eles são chamados Vidhi Bhaktas. Mas sem Vidhi Bhakti, você não pode chegar à plataforma de Raga Bhakti, embora esse seja o nosso objectivo.. Raganuga, Raga Bhakti é executado após entrar para a fase de Raga Bhakti. Isso é chamado Para Bhakti. Esta Para Bhakti é requerida. Gradualmente desenvolver- se até a fase de Raga Bhakti ou Para Bhakti. Então a vida é bem-sucedida. " 

Aqui, Srila Prabhupada trinta e três anos atrás declara: "Este movimento para a Consciência de Krsna," ele não está a falar de qualquer outro Movimento da Consciência de Krsna. Não. É deste. Desenvolvimento gradual. Como gradual? Gradual até o ponto virtual de não-desenvolvimento? O progresso na Consciência de Krsna é gradual se o queremos fazer. Não devemos, no entanto, sonhar habilmente que com nossas curtas vidas humanas, mesmo sem alcançar a fase de Raga Bhakti,  seremos bem sucedidos.

A minha humilde análise é a seguinte:

Brahma-bhutah prasannatma - A alma só se torna plenamente feliz com a perfeição espiritual de experimentar a unidade plena com o humor Madhurya de Vraja (purnamrtasvadanam) . Na socati - nada de lamentações, a não ser a condição miserável daqueles desprovidos de tal perfeição devocional enriquecida, Na kanksati - não desejar nada a não ser reviver o relacionamento íntimo amoroso com Vrajendra Nandana Krsna, Samah sarvesu bhutesu - saber confidencialmente que todos os seres vivos são elegíveis para o humor de Vraja e assim estar igualmente disponível a ajudar todos a progressivamente realizar o seu Vraja Svarupa de grande potencial, Mad-bhaktim labhate param - e assim tal alma elevada torna-se plenamente imbuída com Para Bhakti, devoção Raga Maya aos pés de lótus de Guru e Krsna. 

deve yasya para bhaktir
yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah
prakasante mahatmanah

O significado profundo deste verso deve ser apurado e indicado. Há basicamente duas fases de devoção, como descrito por Bhaktivinoda Thakura no Dasa MulaTattva - Apara Bhakti ou Upaya Bhakti, a fase de Sadhana Bhakti, que é composta simultaneamente por Vaidhi Sadhana Bhakti e Raganuga Sadhana Bhakti, os meios pelo qual alguém no cativeiro material pode alcançar a perfeição, e Para Bhakti, a fase liberada de Sadhya Bhakti, começando a partir da plataforma de Bhava Siddhi.

Sem ter chegado à fase perfeccional de Para Bhakti, Raga Mayi Bhava Bhakti, em seu serviço para o Guru e Krsna, ninguém pode legitimamente alegar ter pessoalmente adquirido revelação dos significados mais profundos das Escrituras. Como, então seria possível guiar esotericamente um estudante progressivo para a sua ou seu mais elevado Sadhya? Não é o suficiente, em qualquer nível em que nos encontremos externamente assumir a posição de liderança ou orientação institucional. Isso por si só dificilmente estabelece alguém com um poder para representar a Graça Divina, nem permite e nem dá o direito em nenhuma circunstância  de humanamente intrometer-se, mal interpretar ou censurar as palavras do Acarya.

Em uma carta à Tamal Krsna Goswami, Srila Prabhupada afirma:

"Quanto à sua segunda pergunta: O que determina se um devoto vai para um planeta Vaikuntha ou para Goloka Vrindavana? - Aqueles que são devotos em Vidhi Marga estão destinados a ir aos planetas Vaikuntha e aqueles que seguem Raga Marga estão destinados a ir para Krsna Loka. Em geral, os seguidores do Senhor Caitanya vão para Goloka Vrindavana ".

Esta afirmação de Srila Prabhupada convincentemente confirma que geralmente os seguidores do Senhor Caitanya seguem o caminho de Raga Bhakti. A palavra "geralmente" neste contexto significa "como uma regra geral", indicando que a alusão da realização de Vaikuntha pelos seguidores do Senhor Caitanya, atribuida exclusivamente a fórmula de Vaidhi Bhakti sem fazer a transição para Raga Marga deve ser visto como uma excepção relativamente atípica à regra - e não a regra.
Não é suportado por nenhuma evidência escritural que uma excepção relativamente atípica à regra deva ser teimosamente impingida no ambiente institucional frontal como um dogma canônico, e tornar-se uma regra geral amplamente estabelecida de forma a impedir os discípulos de alcançarem a realidade do domínio de Goloka.

 

Assim, espera-se que "geralmente" os devotos do Movimento para a Consciência de Krsna, na evolução das respectivas carreiras devocionais, devam transitar da prática rudimentar devocional Vaidhika para o caminho de Raga. Como tal, isto é dificilmente o bastante para sofisticadamente super simplificar  ou anular toda uma comunidade devocional por exclusivamente e insistentemente  consentir no denominador comum mais baixo da nossa Sociedade no curso da pregação nos nossos Templos.. 

No Dasa Mula Tattva, Srila Bhaktivinoda Thakura explica a questão:

"Em ambas as formas de Sadhana Bhakti (Vaidhi e Raga) o Guru é necessário. Em Vaidhi Bhakti Sadhana, de acordo com o nível espiritual de sabor (Ruci) do praticante, o Guru dará as instrucções necessárias sobre a forma de como subjugar os Anarthas por seguir as injunções escriturais. Então, novamente, o Guru guiará o Raganuga Bhakti Sadhaka no caminho da Rasa, doçura espiritual, de acordo com a tendência espiritual intrínseca do discípulo.

O Guru deve analisar e definir a tendência natural inata Lobha (avidez) do discípulo por uma das quatro Rasas - Dasya, Sakhya, Vatsalya ou Madhurya. Tendo determinado a sua Lobha inata, o Guru orienta o discípulo neste sentido. Caso contrário, deixado por si mesmo, o discípulo irá tropeçar como um intruso desautorizado no caminho da Rasa e sua Lobha e Bhava nunca conseguirão fixar-se.

 

Não é que todos devam ser Sadhakas de Madhurya Rasa. O Guru, que é incapaz de determinar a Lobha inata do discípulo, deverá, sem duplicidade, manifestar a sua incapacidade e enviar seu discípulo para um outro Guru autêntico proficiente nesta ciência da Rasa. Para um discípulo Sadhaka, é uma catástrofe espiritual se ele não tiver o abrigo de um Guru autêntico altamente qualificado.. 

Se a boa fortuna visita uma entidade viva, e ela encontra um devoto puro o qual é um recipiente da misericórdia infindável de Sri Caitanya então esta alma afortunada irá certamente desenvolver atracção e avidez pelos sentimentos espirituais que adornam os eternos residentes de Vraja. Enquanto uma entidade não encontrar um devoto desta estatura permanecerá no nível de Vaidhi Bhakti, serviço devocional regulado. Mas, tão pronto como o praticante, sob orientação superior, tomar refúgio aos pés de lótus de Sri Caitanya, ele torna-se elevado no caminho de Raga Bhakti, serviço devocional espontâneo. "

É imperativo, portanto, que a implementação progressiva de um grau avançado de iluminação devocional seja favorecida pela influência de Rasika Vaisnavas verdadeiramente elevados  para impulsionar um movimento destinado a distribuir os frutos do amor à Deus (Vraja Prema). Não é que a missão de Sankirtana de Srila Prabhupada oponha-se as perspectivas de prosseguir no caminho de Raga, nem é legítimo que uma liderança institucional monopolize prerrogativas de elites com poder corporativo- religioso e  Gurus eclesiasticamente "carimbados" como tais. Nós não podemos "carimbar" Paramahamsas.

 

Na verdade, como apenas os Maha Bhagavatas tem realmente a aptidão para outorgar Suddha Nama, sem o qual um discípulo candidato dificilmente faria um progresso tangível nesta era de Kali, é também o Paramahamsa Maha Bhagavata ele mesmo que se mantém como o representante abrangente e compreensivo do que o nosso Srila Prabhupada e o Acarya Parampara tem para nos oferecer. Devemos sempre lembrar - Não é que a autoridade constitui a verdade. A verdade constitui a autoridade. Isso é Guru Parampara.

 

Os que preferem dobrar-se, não serem tão intensos, comprometer- se, ou ocultar a verdade para se adaptar às diferentes agendas administrativas concebidas materialmente com base no fundamento de propagar a Consciência de Krishna não são verdadeiros Brahmins, o que falar então de ser Paramahamsa Vaisnavas. É vergonhoso permanecer um neófito falível. Não basta que crianças finjam ser adultos "ad nauseum" sobre o fundamento de perpetuar a Sampradaya. "Consiência de Krsna" de uma caixa de areia de barro semi cozido não irá fazê-lo. Vaidhi Bhakti, embora útil até um limite, é como lamber o exterior de um frasco de mel.

 

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada explica desta forma. Nosso fundador Acarya da ISKCON, AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, ecoa a mesma instrucção. Por isso, sou obrigado a pressionar mais sobre este ponto essencial. Temos de avançar. Jiva Jago! Jiva Jago! Temos de abrir o frasco de mel e realmente desfrutar do seu gosto. Isso é Raga Marga Bhajana Kirtana, esta é a real Sadhu Sanga, e isso é o verdadeiro Para Upakara. Uma mera expansão lateral do trabalho da instituição, muito embora haja uma indiscutivel rotatividade de membros, não representa em si um progresso do Movimento para a Consciência de Krsna. Movimento significa cientificamente e conscientemente mover-nos a nós mesmos e aqueles que dependem de nós por uma inspiração espiritual em direção à meta muito legítima de Vraja Prema.

 

Para esse fim, aqueles que são suficientemente dotados de uma boa substância cerebral (Sumedhasa) reconhecerão que não há nenhum outro recurso, nenhum outro recurso, nenhum outro recurso, no presente momento e  circunstância, do que, desde o início em forma de semente da vida devocional até a fase perfeccional final (que não tem fim), tomar abrigo do processo mais recomendado por Sri Caitanya Mahaprabhu, ou seja, o Maha Mantra Sankirtana, o canto congregacional em voz alta do Santo Nome.

As trinta e duas-sílabas do Maha Mantra - Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare - são descritas nos Sastras como o Taraka Brahma Kirtana Mantra para esta era de Kali. Os Brahma Taraka Kirtana Mantras prescritos para Yugas anteriores (Satya, Treta, e Dvapara) são Aisvarya ou uma mistura de Aisvarya / Madhurya Maya Mantras oferecendo a realização do majestoso reino do Senhor como seus frutos.  O Maha Mantra Hare Krsna, porém, é um Kevala Raga Madhurya Maya Yugala Radha Krsna Mantra, que integra tanto as potências de Taraka e Paraka, que além de proporcionar a liberação de Lobha Maya Sraddhavan Jana da existência material, também e principalmente proporciona a doce  fruta de Vraja Prema e a realização da morada eterna de Vraja.

 

Não é nada fortuito que o Taraka Brahma Kirtana Mantra correspondente à era actual, em que o mais magnânimo Senhor Gauranga apareceu para difundir o mais doce de todos os relacionamentos amorosos, ou seja,  Madhurya de Vraja (Radha Dasyam), esteja  absolutamente em consonância com a própria essência da Sua missão. Muita enfase é, portanto, dada ao Maha Mantra Hare Krsna Sankirtana. Nesta era todos podem ter melhor acesso ao curso concentrado de Vraja Bhakti Bhajana através do Maha Mantra Hare Krsna Sankirtana, o qual facilmente e poderosamente promove uma absorção vibrante na Consciência de Krsna envolvendo, Nama, Rupa, Guna e Lila.

 

No entanto, a menos que progressivamente realizemos o Maha Mantra Sankirtana com a devida profundidade de meditação interna, reconhecendo o sentido superlativo de Sambandha Abhideya Prayojana Vicara como a nossa participação no Sankirtana do Santo Nome, isto não irá gerar o resultado mais desejável. Como um marido é a vida e a alma de sua esposa (Vadhu), da mesma forma Hari Nama Sankirtana realizado com avidez (Lobha) por saborear o néctar (Vraja Bhakti Rasa), para o qual estamos sempre ansiosos é, de facto, Vidya Vadhu Jivanam, a própria vida e alma de todos os conhecimentos transcendentais encontrados nas Escrituras.

 

Qual é a validade de uma espôsa (Adhyatma Vidya), sem o marido (Nama Sankirtana)? Sneha-samyukta- vraja-prema- nama-sankirtana.. Lemos sobre isso. Nós (sentados numa poltrona) filosofamos sobre ela (até onde nos é possível). Distribuimos milhões e bilhões de livros sobre o assunto. Mas até que ponto é que estamos realmente vivendo isso? Vamos ter em conta, quanto disto estamos mesmo a fazer?

Na verdade, nenhuma acção externa - pregação, publicação de livros, distribuição de livros, Nama Sankirtana, Nama Japa, Sadhu Sanga, Vrndavana Vasa, Arcana, Prasada Seva, lavar panelas, ou seja o que for - pode ser considerado como um aspecto de Ajata Ruci ou Jata Ruci Raganuga Sadhana se não é motivado por uma avidez de atingir a perfeição do nosso Abhista Vraja Bhava (humor profundamente desejado de um Vraja Gopa ou Gopi). Se alguém não reconhece dentro de si mesmo uma atracção específica  a um dos associados eternos de Krsna, Nitya Parikara Vraja Bhava  - se alguém não tem um Bhava desejado - então não existe a questão de alguém ocupar-se externamente em serviço devocional  instigado por um Lobha interno, visto que tal Lobha não é cultivado.

 

Assim, as actividades de um devoto não podem ser aceitas como Nija-abhista- bhava-maya, Sambandhi, Anukula, Aviruddha, ou mesmo Viruddha, neste sentido, simplesmente porque não existe o ponto de referência de Nija-abhista- bhava envolvido para merecer a consideração de tais decisões. Se alguém não tem nem a Lobha pré requisitada e nem uma inclinação direccionada a uma absorção devocional interna relevante, a substância que estabelece a elegibilidade para prosseguir no caminho de Raga e, se não se sente uma urgência, com base em tal Lobha, de propagar Raga Marga Bhakti ao mundo de acordo com a vontade do Senhor, então poderá seguir na sua pregação externa até ficar azul e, distribuir milhares de volumes e mais volumes de literatura transcedental até que algumas vacas tussam, e tais acções não poderão ser consideradas Raga Marga Sadhana nem vão gerar Raga Marga Bhava como resultados directos.

 

Dificilmente podemos esperar obter o resultado de Raganuga Sadhana com a força de compromissos devocionais externos se as características internas e externas de nossa ocupação devocional não assumem características de Raga Marga. Se as acções de um Sadhaka baseiam-se apenas em Sastra Vidhi e a ordem do Guru, então essas acções, embora entusiastas, devem ser relegadas a um estatuto não mais do que Vaidha Marga Sadhana, Aropa Siddha Bhakti, ou talvez Niskama, ou mesmo Sakama Karma Yoga, dependendo da qualidade e motivação envolvidos.

 

Devoção reverencial Vaidhika (Maryada Bhakti) feita com seriedade e entusiasmo (Utsaha), nas fases de Ruci, Asakti, ou mesmo Bhava, neste sentido, também não pode ser justamente considerada como o cultivo de Raga Bhakti por força da falta de ambição do executante para atingir os sentimentos de Madhurya de um Vrajavasi. No entanto, para os merecedores Lobha Maya Sadhakas, que despretenciosamente ocupam-se em conscientemente cultivar o humor de Vraja, diferenciando entre práticas favoráveis e desfavoráveis enquanto interiormente contemplam sobre os aspectos do arquétipo eterno de Vraja Lila em todas as variedades culturais transfiguradas das ocupações devocionais externas, praticamente qualquer coisa que for feita, bem como qualquer parafernália empregue para internamente ou externamente fazer avançar a missão do Senhor Gauranga de inundar o mundo com Vraja Bhakti Rasa, pode ser aceito como uma parte e parcela influente da dimensão de Raga Marga, proporcional a medida individual do progresso devocional imaculado.   

Portanto, neste momento mais sagrado do Tirobhava Mahotsava de Srila Prabhupada, eu suplico fervorosamente a todos, desde os escalões superiores da nossa Sociedade até as bases  - Se ainda temos de chegar até o nível de Para Bhakti, a fase Aprakrta da Consciência de Krsna, no decurso da nossa evolução devocional, então, qualquer que seja o nosso estágio devocional actual, deixem-nos, para o benefício de todos os interessados, gentilmente retirar todas os compromissos supérfluos e realmente fazer o necessário para acelerar nosso progresso até a plataforma de perfeição devocional Raga Maya, vendo isto como a nossa principal responsabilidade aos pés de nosso amado Srila Prabhupada. Harer Nama! Harer Nama! Harer Namaiva Kevalam! Param Vijayate Sri Krishna Sankirtana! Srila Prabhupada Ki Jaya!

vanca-kalpa- tarubhyas ca
krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo
vaisnavebhyo Namo namah

Om Tat Sat - Muito obrigado!

 

Fim da citação.

 

Portanto, vamos todos nos ocupar externamente (Sadhana Raganuga externo) em Harinama, distribuição de Prasadam e distribuição dos livros transcedentais de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, e nos ocupar internamente (Sadhana Raganuga interno) em servir com amor à Sri Sri Radha Krsna e Seus Nitya Parikaras de Vraja.

 

Caso contrário, se o Sadhana for simplesmente externo não será efetivo.

E também não será efetivo se for simplesmente interno.

 

Portanto, sigamos o modelo Gostyanandi Raga Marga implementado tanto por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur como por Srila Prabhupada.

 

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

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