Srila Gurudeva,

o Único Guardião

Por Bhushana Mohandas


É uma infelicidade testemunhar o aparecimento em nossa família devocional de pessoas que se autoinvestiram em líderes da missão do Guru e transmitem suas próprias idéias ou idéias extranhas ao pensamento de nossos Gurus em nome dos Gurus e trazem para o seio de nossa família assim-chamados mestres que ofendem nossa verdadeira Escola dos verdadeiros Guardiões da verdadeira Devoção.

Na linha da devoção dos verdadeiros Guardiões da Devoção —Srila Sridhar Dev-Goswami Maharaj e Srila Gurudeva Govinda Maharaj—, o Guardião tem o poder de guardar pois é empoderado por seu Guru para atuar como tal.  

A linha da devoção de Srila Guru Maharaj exige que sigamos o que a mente do Guru manda e não o que nossa própria mente nos diz para fazer, o que, convenhamos, é sempre muito difícil de seguir.  Por isso é que, ao tomarmos qualquer decisão importante como pretender ser um líder que representa o Guru, devemos, ao menos, consultá-lo para saber se ele nos autoriza a fazê-lo e como agir apropriadamente para que tal ato produza em nós devoção e não karma.

Ou seja, precisamos saber se o ouro que recebemos provém de uma fonte autorizada e traz o selo de garantia para podermos confiar que é puro e não foi falsificado e mesclado com latão no meio do caminho.  A caixa do correio também somente levará nossa carta ao destino se estiver autorizada pela central dos correios. Como nos ensina Srila Gurudeva, nossa oferenda somente produzirá devoção se for aceita pelo Guru, “caso contrário produzirá apenas karma, bom karma, sem dúvida!”

Existem certos critérios muito mais importantes a serem levados em consideração quando avaliamos se existe uma conexão com os mestres anteriores.   O conceito de dedicação exclusiva (ananya bhakti) somente deve e pode ser praticado se for ordenado pelo Guru: “Você seguirá a minha mente e não a sua própria”.

Por exemplo, se o mestre diz que não nos devemos associar com um certo tipo de pessoas que pertencem a escolas fajutas e que insultam os mais elevados conceitos da consciência de Krishna, o que faremos?  Em nome de sermos pretensos guardiões da devoção, ficaremos discutindo com o verdadeiro Guardião da Devoção para provar a ele que ele está errado e que devería ficar amigão dos ofensores de nossos Gurus e de nossa Sampradaya?


Srila Guru Maharaj nos diz:  Estamos no meio de diferentes forças que nos estão atraindo em várias direções, assim a orientação apropriada é o que há de mais valioso e mais importante para todos nós.  Se aceitamos a orientação de qualqeur parte, seremos desorientados.  Portanto, devemos ser cuidadosos de obter a orientação apropriada.” (Sri Guru e Sua Graça, O Guru Genuino)

O verdaderio discípulo é definido por Krishna no começo do Gita, com os termos pranipata, pariprasna e seva, ou seja, quando Ele diz que discípulo é aquele que se aproxima do Guru, aceita iniciação dele, inquire submissamente dele  e rende a ele serviço.  Guru Maharaj diz que “pranipat significa que devemos nos render a esse conhecimento, pois não se trata de um tipo ordinário de conhecimento... mas que é supersubjetivo... Pranipat significa que nos aproximamos de um mestre espiritual dizendo: ‘ Encerrrei minha experiência com este mundo externo; não sinto atração por nada deste plano... agora, ofereço-me exclusivamente em seu altar.”

Ora, se, como Krishna diz, Ele Mesmo se manifesta como o Guru, e tudo o que precisamos aprender para o êxito de nossa vida espiritual encontra-se manifesto no Guru, qual é a necessidade de uma pluralidade de gurus se mal e mal conseguimos arranhar a superfície dos ensinamentos que Krishna nos oferece através de Sua manifestação como nosso Acharya?  Como Srila Guru Maharaj nos instruiu, no começo, podemos testar e consultar vários gurus até estabelecermos um contato em pranipata, pariprasna e seva com nosso Gurudeva.  A partir dai, todos os gurus estarão presentes em nosso Guru, pois ele é uma manifestação de Krishna.  E tudo o que precisamos para nossa vida espiritual —até mesmo um contato genuino com todos os grandes mestres Vaishanvas— obteremos através do seva a ele, ou seja, atraves do servir devocional e afetuoso a ele.  O próprio Krishna não nos disse que, “aquele que é Meu devoto não o é, mas o devoto de Meu devoto, esse é o Meu devoto”?

Mas os partidários de usufruir de uma multiplicidade de gurus mesmo se contradigam entre si não conseguiram ainda saborear uma gota de afeto por um único guru que seja e estão alimentando seus intelectos com a informação que obtêm de muitos gurus, muitos deles nem sempre tão puros ou elevados assim, para montarem seus próprios negócios, difundindo o material que colheram desses gurus como se fosse seu, como nos alertou Srila Guru Maharaj.

Como cães policiais, ficam ladrando contra pessoas que ganharam o afeto de seu Srila Guru Maharaj com sua entrega, submissão e serviço, e são apenas isso mesmo, cães que ladram enquanto a caravana passa, a caravana daquele “pequeno grupo de pessoas sinceras e interessadas nos conceitos mais elevados da consciência de Krishna”, tão apreciado por Srila Guru Maharaj.

Esses farsantes autonomeados guardiões promovem entre os ignorantes a idéia neoliberal de que se deve procurar o néctar em qualquer lugar e dizem que não existe argumento que prove o contrário.  Mas não conseguem eles mesmo distinguir o néctar puro do néctar mesclado com o veneno da farsa sahjiya e se associam com mequetrefes farsantes de mesma plumagem que eles e que promovem uma odienda liquidação a preços promocionais do acesso íntimo ao lila transcendental das brincadeiras de amor íntimo de Radha e Krishna a um bando de desqualificados egomaníacos e sensualistas!

Ficam vociferando suas concepções primárias enganando os trouxas como eles.  Aqueles que os seguem são da mesma plumagem e estão sendo enganados porque são enganadores também.

Tudo se resume à  assura mohan lila, ou seja, o passatempo de Krishna em que Ele cria uma “escola” que usa as formas externas da devoção onde seus “professores” são incapazes de manter um debate filosófico e logo partem para a ignorância e xingamento pois não têm conteúdo já que estão desconectados do Guru, e ao invés insultam pessoas sinceras e latem contra e agridem homens e mulheres de bem, acreditando cegamente que desse modo seu “guru” fica muito satisfeito com eles e ignorando por completo as repetidas instruções diretas do Guru de que devemos nos harmonizar com humildade, tolerância e respeito e mostrar afeto por essas pessoas.  Mas, claro,  isso só é possível entre “pássaros de mesma plumagem” que estão ocupados em servir ao Guru, em satisfazer ao Guru e não a seus desejos pessoais por poder institucional, prestígio falso da pratistha (essa inútil bosta de porco, como a chamava Srila Bhaktisidhanta Thakur) de serem líderes de uma instituição religiosa fanática que chamam de “novo guarda-chuva”, quando o próprio Guru desta missão já lhes disse que só existe um guarda-chuva, o dele.

Cada um é responsável por sua própria vida espiritual.  Srila Guru Maharaj disse que neste caminho poderemos ver até mesmo baluartes tombarem, e que devemos estar prontos a seguir adiante nem que seja sós.  Assim, cada um é responsável por sua própria vida espiritual, por sua sinceridade, e nenhum “líder” é culpado por sua incapacidade individual de fazer a opção correta.

Os que se autointitulam guardiões da devoção promovem em seu meio personalidades que se encontram no rol dos imitadores do vaishnavismo, dos ofensores de nossos Gurus e de nossa Sampradaya e o fazem sob a égide do logo de nossa Missão sagrada da Sri Chaitanya Saraswat Math.  Usam as fotos de Srila Guru Maharaj e Srila Govinda Maharaj para se promoverem e promulgam logo em seguida o seu afeto por aqueles que insultaram e ainda insultam o que recebemos de mais sagrado na linha que desceu de Sri Chaitanya Mahaprabhu, a Srila Bhaktivinod Thakur, a Srila Saraswati Thakur, a Srila Sridhar Dev-Goswami Maharaj e a Srila Govinda Dev-Goswami  Maharaj.  E sempre encontram neste meia dúzia de tolos crédulos que compartem desse humor abominável.

Que dizer? Há gosto para tudo, e as pessoas têm o livre arbítrio para ascender ou descender, para se conectar e se desconectar, e “pássaros de mesma plumagem voam juntos”.  

O bom disso tudo é que essas pessoas estão finalmente tirando as máscaras que usavam para disfarçar sua verdaderia natureza invejosa e irada ao extremo e, igual a fanáticos religiosos de olhinhos chispando ira, andam agora cuspindo seus slogans de “acabou a misericórdia” e “justiça será feita”, e tudo isso sob a pretensa bandeira de Srila Guru Maharaj e Srila Govinda Maharaj sem que tenham obtido permissão de qualquer um deles para representá-los nesse humor odiendo que contraria o humor afetuoso, amoroso, sincero, repleto de fé e pureza de nossos mestres da humildade, tolerância e respeito.

Ananya Bhakti significa o amor exclusivo e natural da alma.  E somente pode ser incasto aquele que adquiriu esse amor e o trai, alinhando-se com aqueles que agridem e insultam o amado.  Como você se sentiria se visse que a pessoa que diz amar muito você se associa com e declara seu amor por aqueles que agridem e insultam você? E tudo isso em nome da liberdade democrática de associar-se livremente com todos!

Os novos “tradutores” de Srila Govinda Maharaj o citam dizendo o que é que Gurudeva considera como sendo exclusividade.  Mas a exclusividade do amor independe de interpretações e por sua graça a pessoa deseja servir ao mestre exclusivamente, sem outros “amantes espirituais”.  Aqueles que seguem nossa linha exclusiva devem ouvir a definição de Srila Gurudeva Govinda Maharaj sobre exclusividade:  “...quem carregar a bandeira da missão exclusiva (ananya) de  Srila Guru Maharaj, a Sri Chaitanya Saraswat Math, deve estar cem por cento dedicado (ananya) à Sri Chaitanya Saraswat Math” (email enviado aos devotos do Rio de Janeiro em dezembro último).

Assim, os filósofos dessa escola, apregoam suas opiniões pessoais em nome de Srila Gurudeva. Rebelam-se contra o que consideram de castidade fanática propondo que nos associemos livree indiscriminadamente com todo tipo de assim-chamado guru que apareceu neste mundo.

Mas em nenhum momento citam o Guru afirmando que devemos nos associar com tais ofensores, pois tal citação inexiste.  Pelo contrário, Srila Gurudeva Govinda Maharaj já deixou claro, em emails enviados a alguns de seus discípulos e líderes que o consultaram diretamente a respeito, que ele não quer remexer nesse lixo das ofensas cometidas contra Srila Guru Maharaj por aquele a quem os líderes dessa instituição do novo guarda-chuva continuamente exibem o seu inequívoco afeto.



Bhushana Mohandas