From: Eduardo guerreiro
 
Sent: Tuesday, April 08, 2003 12:17 PM
Subject: Saranagati

 

           SARANAGATI

 

Todas as glórias a todos os devotos do Senhor, de todas as linhas e tendências (sampradaias).

Ó Senhor Supremo, que o seu amor (prema) invada nossos corações,  para que possamos viver em paz, harmonia, felicidade e êxtase, sem medo de ser feliz, derrubando as cercas e os muros entre as almas(jiva) que buscam a evolução espiritual, como seres humanos livres de preconceitos, intolerância, sectarismo, tirania e facciosismo, mentalidade abominada por toda humanidade que luta pela liberdade de pensar, sentir e se expressar livremente.

Só sendo livre para sentir, pensar e se expressar livremente a alma(jiva) pode ser livre para amar. O amor só acontece espontaneamente.  Ninguém pode ser obrigado a amar. Se Deus quisesse, Ele nos obrigaria a amá-lo, mas ele nos deu o livre arbítrio. Ele não nos obriga a nada, Ele nos deu a liberdade de escolha.

    

Por quantas e quantas vezes tem pulsado meu coração?

Por quantos caminhos e níveis de percepção já passei?

Quantas vezes senti tua sagrada presença em mim?

Ó Krsna, por seres mais sedutor  que o próprio cupido, cativaste meu coração.

   

Essa sensação é apenas uma sensação de ser, distante e diferente do pensamento. Eu sou a lembrança deste momento, e a lembrança é inspiração da alma. O pensamento é filho do medo e finalidade da razão, ele nos mantém na ilusão intelectual. A lembrança é diferente, ela vem do âmago do coração.  Através da lembrança podemos penetrar no plano de Rasa (o relacionamento entre Deus e as entidades vivas). Mas este plano de beleza, harmonia, felicidade e êxtase não é para medrosos e covardes.

Um Saranagati é aquele que abandonou todos os tipos de pensamento e despertou a lembrança do âmago de seu coração, dedicação espontânea. Esta dimensão é conhecida como Goloka( a morada do amor de Deus, onde a dedicação espontânea é eterna).

Não pense , não especule, entregue-se, abandone todos os pensamentos, seja espontâneo em tudo que a lembrança acontece no seu coração.

Deixe acontecer, só Krsna pode livrar sua alma(jiva) dos Anartas( apegos do pensamento), não tema.

 

"Mesmo se a pessoa for desprovida de comportamento religioso, privada de execução de cerimônias védicas, enganadora, hipócrita, presunçosa, viciada em tóxicos, o pecado personificado, maliciosa ,um trapaceiro universal, extremamente apegado a família, filhos e riqueza, cruel, ou de nascimento muito baixo, se ela se render aos pés de lótus do Supremo Senhor Govinda , será liberada. Algumas pessoas alegam que o processo de rendição está no humor de amizade, mas não é verdade que os seres rendidos, nunca entram em outras doçuras como o amor conjugal.

Abandonar a obediência das instruções das escrituras védicas e render-se aos pés de lótus do Senhor Krsna em todo momento, local e circunstância, é conhecido como Saranagati (rendição incondicional ao verdadeiro serviço amoroso a Deus).

O Supremo Senhor, que tem muito afeto pelos seus seres rendidos remove todo sofrimento deles, e inunda seus corações com sua divina forma de beleza transcendental.

Qualquer pessoa que for favorecida pela Suprema Personalidade de Deus, graças à rendição imaculada ao serviço amoroso ao Senhor, pode atravessar o oceano intransponível da ilusão e pode compreender o Senhor. Mas  as pessoas que estão apegadas aos conceitos "eu" e "meu", relativos a este corpo que é destinado a ser comido por cães e chacais da ilusão , não poderão conseguir isto.

A pessoa nunca é rejeitada quando se rende aos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus  Sri Govinda, que  é a causa de todos os universos, a Suprema Verdade Absoluta, e o abrigo último de todas as almas(jivas).

Sem rendição ninguém pode pertencer ao Senhor, portanto as pessoas sábias glorificam a qualidade da rendição,que produz este fruto sem precedentes.

Os devotos rendidos desejam somente o abrigo do pólem dos pés de lótus do Senhor. Portanto todas as pessoas inteligentes, proclamam que a rendição é a ciência do serviço devocional na prática."    (Sri Prapanna-jivnamrtam )

 

Krsna é o Guru dos Gurus. Ele  é espontâneo, não tem regras, só sua doce vontade, e a qualquer momento Ele pode mudar tudo. Krsna nos dá todas as lições que precisamos. Não tenha medo.

Nenhum voto de castidade, roupa ou corte de cabelo, doutrina, dogma ou dever, nem estudo ou investigação filosófica, ou sua inteligência, poderão livrar você dos anartas do pensamento. Quanto mais você tentar por estes caminhos, mais Krsna sorrirá para você( Maya- o sorriso de Krsna , a ilusão, a energia externa de Deus). Maya será cada vez mais forte , aumentando seus anartas (apegos).

Sri Chaitanya teve um encontro com os sannyasis eruditos da Cidade de Benares na casa de Maratha brahmana, o líder dos sannyasis era Prakasananda Sarasvati. Após algumas controvérsias eles renderam-se a Mahaprabhu. Era impossível resistir, os estudiosos sectários e eruditos facciosos  não conseguiam   </ SPAN>se opor à Caitanya por muito tempo. Havia uma magia inconcebível. Ele tocava seus corações e os fazia desejar seu próprio aperfeiçoamento espiritual. Sri Caitanya apresentou a eles bhakti pura , infundiu em seus corações amor espiritual por Krsna, e isto fez os sannyasis abandonarem seus sentimentos sectários, facciosos e dogmáticos e se rederem ao serviço amoroso a Krsna Bhagavan.

Sannyasi - aquele que renunciou todos os bens materiais e  tornou-se um cidadão do mundo, rompendo seus laços  com família , mulheres, castas , igrejas, dogmas e sectarismo, entregando-se de corpo e alma ao serviço amoroso a Krsna (sannyasi da linha de Rupa Goswami). Sri Caitanya era condecendente com os brahmana e  grihastas, mas era muito severo com os que fizeram os votos de renúncia.

Pode haver algo mais sahajiya ( imitador) do que um ocidental fantasiado de sannyasi?  Sim , pode ter: dois, três, quatro, cinco , seis ... ocidentais fantasiados de sannyasi, com seus relógios de ouro , suas amantes , laptops, aplicações financeiras , fazendas , sítios , hotéis, pousadas, carros de luxo, casas em Beverly Hills. Além de sahajiyas são enganadores, mas eles só existem porque existem tolos que os reverenciam.

Você pode estar reverenciando ou idolatrando um sacerdote (um Guru-Hollywood) sem nenhum valor devocional, porque ele está "fantasiado", e você pode estar empurrando um devoto puro na multidão ,só porque ele não usa fantasia de sacerdote, porque abandonou todas as práticas ritualísticas e símbolos ditos religiosos, e entregou sua alma ao serviço espontâneo  amoroso a Deus(bhakti-yoga).

Sannyasi é um estado de consciência, não é uma promessa ou uma roupa.

Nós devemos respeitar todas as almas (jivas). Como vamos saber quem é um devoto puro? Somente pela misericórdia do Senhor podemos identificar um devoto puro, livre de qualquer apego a aparência externa.

Pare de brincar de igrejinha, e entre em outra brincadeira - a brincadeira amorosa com Sri Krsna Caitanya Mahaprabu (goura lila). A brincadeira dourada é só prazer, amor e êxtase puro. Serviço devocional não é físico e nem intelectual. Serviço devocional é a entrega da alma (jiva) a uma relação amorosa com Sri Krsna Bhagavan.

Kali Maharaj e seus sacerdotes de Kali yuga , sempre dominaram as mentes das almas  (jivas) condicionadas pelo medo, dizendo: "Deus  vai te castigar, você vai pagar reação." Uma pessoa temente a Deus nunca penetra nos domínios mais profundos da verdadeira religião; ela não pode , por causa do medo. A expressão  "temente a Deus " é absurda. Se você tem medo de Deus, então como conseguirá amar a  Deus?

Mas nós temos aprendido com Kali Maharaj, e seus sacerdotes de Kali Yuga, a temer a Deus. Aliás, só temos aprendido a ter medo de tudo , por toda vida,  é só temor, culpa, medo, covardia, regras, regulamentos, proibições, medo de Deus, medo de ser feliz e ser punido.  Medo de  ser punido por não fazer o que os sacerdotes de Kali Yuga mandam, como: ofender e perseguir os devotos ocupados no serviço amoroso a Deus, tomar dinheiro em nome de Deus das pessoas que buscam a religiã o, trabalhar arduamente para estes sacerdotes, achando que é serviço a Deus, ficar apegado a conhecimento teórico, e aceitar as culpas e proibições achando que é vontade de Deus. Causar culpa porque quem se sente culpado tem medo, e quem tem medo é fácil de ser dominado. Essas são as armas de Kali Maharaj para manter as almas cada vez mais condicionadas ao cativeiro material.  E cada vez que Deus manda um agente ou um comando Seu para resgatar as almas condicionadas em Kali Yuga, esses sacerdotes de Kali Maharaj irão combatê-los de várias formas possíveis.

Buda- veio negar os vedas , porque os  sacerdotes védicos estavam abusando de rituais de sacrifícios de animais. Os sacerdotes combateram Buda.

Jesus- veio  nos ensinar a amar ao próximo como ele nos ama, falando de  amor fraternal e do amor de Deus. Contrariando tudo que os sacerdotes diziam sobre a verdade de Deus. Atrapalhando os negócios da fé. Na sua ira santa Jesus chicoteou os mercadores de templo, os sacerdotes não suportaram e pediram a sua crucificação.

Ou seja, os sacerdotes ocupados em ganhos com a fé , não gostam do serviço devocional amoroso( bhakti).

Os brahmanas e  os sannyasis, esses sacerdotes, tem sido adversários do  movimento de nama sankirtana, desde que Caitanya Mahaprabhu começou a cantar os santos nomes de Krsna. Quando o Senhor Caitanya iniciou o canto congregacional do santo  nome de Krsna, a classe sacerdotal fez queixas ao Kazi, o magistrado do governo. Sri Caitanya Mahaprabhu  teve que liderar a desobediência civil contra os sacerdotes sectários . Essas pessoas costumam ser chamadas  de karma-jadam-smartas, ou seja, sacerdotes ocupados em cerimônias ritualísticas , seguidores de regras e regulamentos e proibições. Tais pessoas ficam confusas com o serviço devocional amoroso, puro e livre de especulação filosófica.

"Foi depois disso que alguns brahmanas de Kulia, invejosos e medíocres, criaram desavenças com Caitanya Mahaprabhu e trouxeram um grupo para opor-se  a Ele. Nimai Pandita era por natureza uma pessoa muito compassiva, embora firme, Ele declarou que o facciosismo e o sectarismo eram os  dois maiores inimigos do progresso de Nama Sankirtana." ( Sri Caitanya Mahaprabhu , sua vida e preceitos, por Bhakthivinoda  Thakura)

 Para nos salvarmos das mãos desses karma-jadam-smartas, devemos seguir  estritamente as instruções da Suprema Personalidade  de Deus

 

sarva-dharman parityajya,

mam ekam saranam  vraja

aham tvam sarva-papebhyo,

moksayisyami ma sucah

                                  

                                   Este verso é a conclusão do Gita.

 

"Abandone totalmente todos os tipos de religião , práticas ritualísticas, dogmas   e regulações, e proibições ,entregue-se apenas a Mim.

Eu o libertarei de todos os tipos de pecado, portanto não desespere."

 

(Leia comentário de Sridhara Maharaj no verso 66 do Baghavat Gita.)

 

As almas (jivas) são boas, virtuosas, por que temos medo?

Que tipo de virtude é  essa que é baseada no medo? A partir do medo, o amor nunca desperta.  A partir do  amor o medo desaparece. E quando você tem medo é porque  se sente culpado. Esta é a grande arma da Kali Maharaj e seus sacerdotes - causar culpa, porque as pessoas  que se sentem culpadas tem medo, e todo amor desaparece se você tem medo. Por isso saranagati não é para covardes que ficam apegados a dogmas, filosofias, regras e proibições sectárias. Você pode odiar uma pessoa que você tenha medo, mas não pode amar alguém que você tenha medo .

Pelos séculos de Kali Yuga  os sacerdotes ensinaram a culpa para o homem ter medo de Deus.  O medo de Deus não pode lhe dar liberdade para ter uma relação amorosa no serviço devocional a Deus.

Tenha prazer em viver, viva  intensamente e espontaneamente, viva em êxtase e sem culpa e medo de ser feliz. Só assim poderá germinar a semente do serviço devocional amoroso a Deus( bhakti yoga)  em nossos corações. Celebre a existência e entre nesta brincadeira de amor e êxtase entre Deus e as almas (jivas).

Principie tua vida na mais generosa e vasta concepção de prazer, amor    e êxtase. Rasa, a relação amorosa entre Deus e as almas (jiva).

Quando Sri Caitanya Mahaprabhu disse  que não tinha nenhuma gota de amor,  Ele está nos ensinado como ser  humilde no serviço devocional amoroso a Krsna. Ele se refere a  humildade porque Ele transborda em amor  puro (prema) e êxtase total de amor  transcendental. Por isso devemos tomar cuidado porque pessoas neófitas podem se confundir e achar que  </ SPAN>Sri Krsna Caitanya no humor de Radharani não tem nenhuma gota de amor (prema). Pensar assim é pura ignorância devocional.

Quando se fala de amor, é esse sentimento que transborda de Sri Caitanya no humor de Radharani (prema bhakti). Este é o  verdadeiro amor transcendental. Essa é a essência que devemos almejar. E não esse amorzinho barato ( modo da paixão).

Sri Caitanya  disse: " vim para inaugurar o cantar dos  santos nomes de Krsna e o nome alcançará cada canto do universo." O nama sankirtana , canto coletivo dos santos nomes de Krsna é o maior  florescimento de fé que existe na Índia, e agora  em todo o mund o. Não pertence a nenhuma seita, ou guru, instituição ou igreja, pertence a toda humanidade. Não há nenhuma restrição, regra ou regulamento para se cantar os nomes do Senhor.

Nama sankirtana  é cheio de amor puro (prema bhakti), um comando do amor a Deus comandado por Caitanya Mahaprabhu e Nityananda ( misericórdia sem causa). "Comando Dourado" é o verdadeiro arrastão do amor a Deus. (Sede do Comando Dourado: www. Goloka Vrndavana.com.interceleste, att. : Krsna Caitanya Mahaprabhu)

Nama  Sankirtana está passando por você liderado por  Sri Caitanya e Nityanada que estão dizendo: "Venha, vamos, eu te convido para Goloka,  e você não vai? A misericórdia é sem causa, venha, e você não vai? Você tem  medo? Por que?  Tem família , afazeres,   negócios? Você quer fama, dinheiro, prestígio e poder e não quer abandonar isso? Por isso você não vai?"

O primeiro estágio do nama sankirtana é  limpando o espelho da mente. Se o espelho do sistema mental estiver coberto de poeira, não veremos as coisas claramente e não refletiremos corretamente. Nossos desejos infinitos , fulgazes e organizados são considerados poeira no espelho da mente. Assim, não podemos ver as coisas devidamente. Mas os seres  rendidos ao nama sankirtana purificam a consciência . O primeiro estágio de nama sankirtana nos concede "Paramatma."

As almas (jiva) condicionadas ao plano psíquico se assustam quando Krsna tenta se comunicar com elas. Essas almas (jiva) ficam confusas .

 

Caitya Guru é o aprendizado que nós recebemos de Deus, todos os dias , horas, minutos e segundos. Enquanto nós não aprendermos que Deus nos dá todos os  ensinamentos que precisamos , no dia-a-dia de nossas vidas, através de Caitya guru, e que Deus não é fruto de nossa imaginação, e que Caitya guru é o aprendizado da alma(jiva) direto do Guru dos Gurus,vamos repetir de vida por mil hões e milhões de vezes, vivendo como fantasmas, alma (jiva) condicionada no plano psíquico( corpo sutil). Até saber distinguir o que é voz de Deus para a alma (caitya guru) e o que é  a voz do falso ego na sua mente. Não existe gurus sem o guru original. Pensar o contrário é pura ignorância espiritual e falta de fé no nama sankirtana que  nos concede uma relação íntima com Deus.(rasa)

( Leia tradução do verso 30, cap. 3 do Gita de Sridhara Maharaj)

 

Bhakti yoga é a união da consciência da entidade viva infinitesimal com a entidade viva Suprema Krsna Bhagavan através de uma relação íntima, pessoal ao cultivo do serviço devocional  amoroso, sem especulação filosófica. 

 

Sadhana   é a ação para obter a meta ou o fruto desejado.

 

Bhakti  é o amor a Deus  pelo serviço amoroso ao Senhor .

 

Há duas  possibilidades para a prática de Sadhana Bhakti: Vaidhi-Dharma e Raganuga Sadhana Bhakti.

Vaidhi-Dharma  é a religião baseada nas injunções dos sastras , possui dois tipos, um é Artha e outro é Apavarga.

Artha é relacionada ao progresso do corpo,  mente  e sociedade,condicionada à vida honesta , baseada em regulações , regras e proibições de acordo com as escrituras. Para alcançar felicidade do brahman e uma vida nos planetas celestiais ou opulência na Terra. Artha gera Karma e Karma gera Artha ( ciclo de nascimento e morte  de acordo com o Karma, Sansara) .

Apavarga  possui dois significados: Moksha ( salvação) e Bhakti (devoção) quando a felicidade originária do brahman  se torna palpável e se transforma em felicidade pelo serviço devocional ao Senhor Supremo o ciclo de Artha chega ao fim. Aí se Moksha for alcançado ? A alma fica livre da matéria fora do ciclo de nascimento e morte e em seguida pode obter Bhakti, a virtude eterna do ser humano.

O caminho de Vaidhi geralmente é para quem precisa de regras , regulamentos, dogmas e proibições, igrejas, instituições e sacerdotes. Alguns sacerdotes acham apropriado praticar jnana (conhecimento filosófico teórico ) e vairagya (abstinência), no início para incrementar bhakti. Isto é um erro, o Senhor Caitanya afirma no seu Sanata Shiksha, jnana e varagya nunca são membros de Bhakti, Bhakti é uma faculdade separada. Os seres humanos s em espontaneidade amorosa por Deus precisam de regras e regulações, prescritos nos sastras? As pessoas duras de coração sem espontaneidade que não conseguem entregar seus corações sem medo de ser feliz, podem precisar de regras e regulções ou não? Mas mesmo praticando regras, regulações e obediência às prescrições, se não houver entrega total e espontânea, Bhakti não acontece. O perigo deste caminho  é se tornar cada vez mais duro de coração. Mas para haver entrega espontânea total (Saranagati), primeiro a pessoa  tem que abandonar todas as regras e regulações , seitas, instituições, igrejas e sacerdócio. Para obter Saranagati, a pessoa não pode ter nenhum conceito prévio, e se tiver, abandonar estes conceitos prévios e se entregar ao verdadeiro amor a Deus .Só assim Bhakti acontece. Bhakti  só acontece espontaneamente . Vaidhi pode ser  a tentativa para quem não consegue despertar o serviço amoroso espontâneo, mas não a causa do serviço. Quando Saranagati  acontece bhakti está presente. Quando  nishkama sadhana ( prática livre das regulações ) aparecer gradualmente, as regras de acordo com as escrituras se atenuam, pois a mente não suportará atos proibitivos e regulamentos.

Este processo é muito demorado, e em Kali yuga a vida é curta, e este processo de Vaidhi pode levar milhões e milhões de vidas e não realizar Saranagati, e sem realizar Saranagati , Bhakti não acontece.

 Raganuga - Sadhana- Bhakti    Ragatmika-Bhakti é a devoção das vraja gopis (as servas de Deus). Raga (apego), neste caso apego por Deus, as jivas (almas) que ficam atraídas pelo desejo  de ouvirem  as descrições  sobre as vraja gopis  oferecend o seu Ragatmika-Bhakti, são Raganugas Bhakti. Mesmo se Raganuga Bhakti for nutrida os princípios da devoção amorosa  como ouvir e cantar os nomes de Krsna continuam espontaneamente em êxtase total , Raganuga Bhakti tem dois tipos, que são:

 Kama-Rupa(orignário do serviço devocional)

Sambandha-Rupa (originário da relação amorosa) 

O caminho de  Raganuga-Bhakti é para quem é espontâneo e despertou a devoção amorosa ao serviço devocional espontaneamente, e tem sede de amor verdadeiro.

Sri Krsna Caitanya continua passando com seu movimento de Nama Sankirtana. E mais uma vez você não vai? Você não precisa seguir nenhuma facção e nenhum regulamento sectário ou dogmático. Você só não vai se não quiser .

A misericórdia é sem causa, somente por amor verdadeiro. Entregue seu coração ao amor de Deus (prema). Cante e dance Hare Krsna, coma prasada, leia e ouça os passatempos de  Krsna Caitanya (Goura lila), e viva em êxtase total , sem medo de ser feliz. Este é o processo recomendado para Kali Yuga.

As pessoas que têm fé total e se entregaram de corpo e alma a este processo de Nama Sankirtana estão libertas do cativeiro material. Hare Krsna. Esta é a misericórdia do Avatar Dourado  que veio para nos resgatar , através do amor de Radha a Krsna.

Sri Krsna Sankirtana deve ser espontâneo, sem restrições, e fluir naturalmente. Deve ser exclusivo , independente e sem reservas. A prece deve ser cantada conjuntamente  e individualmente, é uma vibração benéfica para o mundo inteiro.

Só  se pode realizar Saranagati pela entrega e dedicação espontânea, ou seja, pela devoção.

Goloka( a morada de Krsna) e adhoksaja, está além da compreensão da mente e de qualquer pensamento. Goloka não é algo para ser pensado. Goloka é para ser vivido.

Goloka vem a ser nossa perspectiva, nossa aspiração. É de acordo com nosso gosto devocional que nos desenvolvemos, e nosso gosto pode também ser incrementado ao ouvirmos uma fonte superior. Nosso espírito seletivo pode ser aperfeiçoado quando espontaneamente nos dedicamos à realidade transcendental.

E teremos de agir de acordo com o que mais  nos atrai, baseados em nossa escolha interior.

Onde estiver alguém que despertou  espontaneamente a lembrança do âmago do seu coração, é goloka. (Yata vaisnavagana set sthna vrndavana prema

bhakti candrika)

Vrndavana é um estado de consciência. Vrndavana está mais perto do que você pensa. Você pode viver em vrndavana a qualquer momento. É onde se encontra a devoção livre de qualquer avaliação.( Jnana sunya bhakti.)

Sri Krsna- Prema , o amor de Deus , é uma substância inconcebível, êxtase puro . Grandes santos que obtiveram um sabor desta substância maravilhosa abandonaram todos os pensamentos, inclusive o de salvação.

O amor de Deus é muito valioso , está muito além de qualquer outro tipo  de conquista. Aquele que  pode dar amor divino ( prema) é muito superior a quem pode dar dever, regulamentos sectários,  filosofia, poder e até mesmo salvação(Dharma, Artha, Kama, Moksa). O essencial é prema bhakti.

Um verdadeiro vaisnava não tem pensamento.

Um verdadeiro vaisnava tem lembrança de Krsna.

"Deixe os moralistas radicais me acusarem de estar iludido, eu não me importo. Os peritos em atividades védicas podem me difamar como sendo um desencaminhado, meus irmãos espirituais podem me abandonar . Mesmo se os chamados mestres espirituais me difamarem. Podem me acusar de ser louco, e os filósofos eruditos podem afirmar que  eu sou muito orgulhoso  e que não sei o que digo, ainda assim, minha mente não se move nem um centímetro na determinação de servir aos seus pés de lótus de Sri Krsna , a Suprema Personificação da bem-aventurança transcendental, apesar de não ser capaz para esse serviço. Deixem quaisquer das escrituras proclamarem qualquer mensagem e que os especialistas em lógica as interpretem como quiserem, mas os pés de lótus do Senhor Caitanya Mahaprabhu são minha vida e alma.

Eu não sou um brahmana, eu não sou um kshatriya, eu não sou um vaishya, nem sou um brahmachary, nem grihasta, nem  um vanaprastha ou um sannyasi. Eu me identifico apenas como um servo do servo do servo dos pés de lótus do Senhor Sri Krsna, o mantenedor das gopis. Ele é como um oceano de néctar, Ele é a causa da bem-aventurança transcendental universal." (Sri Prapanna-jivnamrtam )

 

Dhig janma nas trivrd yat tad

dhig vratam dhig bahu-jnatanm

dhik kulam dhik kriya-daksyam

vimukha ye tu adhoksaje

 

Dhik- para o inferno;   Janma- nascimento;    trivrd-três nascimentos

( Bhagavatan 10.23.40)

 

"Para o inferno o nosso nascimento como brahmanas!

Para o inferno o nosso aprendizado de todas literaturas védicas!

Para o inferno  a nossa execução de grandes sacrifícios e observação às regras e regulamentos!   Para o inferno o nascimento em famílias aristocráticas!   Para o inferno o nosso serviço com perícia na execução de rituais exatamente de acordo com as descrições nas escrituras!

Que tudo isso vá para o inferno porque nos tornamos opostos em relação ao amor  verdadeiro( prema bhakti) pela Suprema Personalidade de Deus que está além da especulação de nosso corpo , mente e sentidos." (comentário por Sridhara Maharaj no Sri Prapanna-jivnamrtam ,texto 12)

      

Este verso mais uma vez mostra a consequência  das práticas, dos sacerdotes  ocupados com as regras,  regulamentos, rituais,  filosofias,  dogmas e proibições, que não são capazes de reconhecer os agentes de Krsna, que estão na sua frente. Mas as esposas dos sacerdotes que não estavam ocupadas em filosofias, rituais e dogmas, puderam reconhecer os agentes de Krsna e tiveram a misericórdia de ver o próprio Krsna, em pessoa , como ser humano, que lhes disse, que o importante é a fé e a entrega a Ele. Não é essencial vê-lo, mas  ver Krsna é a consequência dos atos da devoção espontânea.

Sri Caitanya e Nityananda estão comandando um nama sankirtana em  Kali Yuga. Você  está vendo? Ou não está vendo? Você vai ou não vai? Ou vai de Vaidhi?

 

Todas as glórias a todos os devotos rendidos ao serviço  devocional, espontâneo, exclusivo e amoroso ao Senhor Supremo (Bhagavan) Raghanugas bhakti, todas as glórias ao Senhor Caitanya Mahaprabhu, no humor de Radharani, que veio para nos resgatar,pela misericórdia sem causa do Senhor Nityananda. Mostrando que é possível desenvolver uma relação íntima , amorosa  e exclusiva com Deus, através do serviço devocional amoroso a Deus ,a mais generosa concepção de prazer , amor e êxtase total.(rasa)

 

Saranagati é o princípio , o meio e a finalidade que nos conduz à Prema Bhakti.

                                   

                                   

                                                                                                Haribolll... &nb sp;                                                                                                                        

                                                              Advaita Das

  

    Parte dos textos foram extraídos dos livros de Sridhara         

                                    Maharaj, meu Guru Maharaj. Outras partes,

                                   inspirações em seus ensinamentos.