O desenvolvimento etimológico da palavra aparadha é radhat arthat aradhanat-apagatah, que significa "estar distanciado da adoração".
As ofensas cometidas aos pés de lótus dos Vaishnavas, os devotos, distanciam qualquer pessoa do serviço devocional ao Senhor Supremo.
Contudo, no sentido mais elevado, aparadha significa ser removido do serviço de Sri Radha. Todos os serviços divinos a Krishna são conduzidos sob Sua direção. Ofender os servos de Srimati Radharani é tornar-se incompatível com Seu serviço. Todo o objetivo da Consciência de Krishna é radha-dasyam, o divino serviço a Sri Radha, e ofensa aos pés de lótus dos Vaishnavas torna a pessoa incompatível com tal serviço.
O Senhor é excessivamente protetor de seus devotos (bhakta vatsalya) e não tolera nenhuma ofensa contra eles. Esses excelsos devotos possuem devoção (bhakti) e podem despertá-la em nossos corações.
Bhakti é o único meio para atrair Krishna, que é um escravo da devoção. O mesmo se diz de Sri Cheitanya Mahaprabhu. O Cheitanya Bhagavata declara:
"Uma pessoa pode alcançar o abrigo de Mahaprabhu somente pela graça de um Vaishnava superior. As práticas religiosas e mesmo o cantar dos Santos Nomes sem devoção são inúteis."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada escreve em seu comentário:
"Sem o desenvolvimento de um espírito de serviço, o canto do Santo Nome é em vão. A verdadeira devoção somente pode ser cultivada quando alguém recebe as bênçãos de um devoto imaculado."
Vrindavana Dasa Thakura diz:
"Se uma pessoa comete uma ofensa aos pé de lótus de uma Vaishnava, muito embora possa ter recebido a misericórdia de Krishna, ela nunca alcançará o amor divino, prema."
Srila Prabhupada escreve:
"Mesmo sendo um Vaishnava, se alguém comete ofensa aos Santos Nomes, torna-se inadequado para render devoção sem vestígio de interesse pessoal. Apesar de parecer estar sendo favorecida pelo Senhor, pois continua fazendo um espetáculo de canto sem dificuldade, Krishna está, de fato, muito desgostoso com tal pessoa por causa do seu antagonismo em relação aos devotos. Para abandonar a ofensa contra o nome do Senhor (nama aparadha), devemos, primeiramente, abandonar a propensão de encontrar defeitos nos devotos (sadhu-ninda)".
A respeito da frase "muito embora tenha recebido a misericórdia de Krishna" (Krishna kripa hoileo), Srila Sarasvati Thakura comenta:
"As pessoas podem pensar que, como um ofensor pareça continuar o canto sem dificuldade, o Senhor ainda deve estar favorecendo-o; contudo, tal pensamento é incorreto. O Senhor não está sequer levemente tocado por essa devoção fingida."
Vrindavana Dasa adverte-nos contra termos uma visão superficial dos devotos, quando nos limitamos a seus aspectos externos. Tal atitude é condenada:
"A fim de nos ensinar o absurdo que é julgar os devotos por suas características externas, de acordo com raça, cor, família ou outras considerações, o Senhor Supremo fez arranjos para Haridasa Thakura nascer na seção inferior da sociedade. Todas as escrituras enfatizam que se um devoto fidedigno aparece mesmo em circunstâncias sociais inferiores, ainda assim ele deve ser adorado por todos.

O Vaishnava pode nascer em qualquer família ou seção da sociedade, ainda assim ele é a pessoa mais elevada conforme o mandamento das escrituras."
Deus é o protetor de todas as entidades vivas e Ele não pode tolerar insultos e desrespeito dirigidos a Seus devotos. Extremamente cuidadoso com o bem-estar de Seus queridos devotos, Ele recusa-Se a aceitar qualquer adoração daqueles que os menosprezam. O Senhor ama tanto Seus devotos que não apenas aceita alimento e presentes deles, como, às vezes, chega a furtar suas oferendas, enquanto rejeita as oferendas de um não devoto.
Num passatempo, Krishna estava muito ansioso para comer arroz quebrado feito pela esposa de Vidura, e ignorou a festa real programada por Duryodhana. Do mesmo modo, o Senhor não pôde resistir em comer um bocado de arroz inflado oferecido por Sudhama. Ele disse:
"Ó, brâmane, que coisas maravilhosas você trouxe de sua casa? Mesmo uma pequena oferenda de um devoto é uma grande festa para Mim; enquanto uma festa de um não devoto não pode Me dar nenhuma satisfação. Tudo o que Me for oferecido com amor Eu aceitarei com amor."
Sriman Mahaprabhu cita do Itihasa-Samuccaya, registrado por Srila Krishnadasa Kaviraja :
"Uma pessoa pode aprender todos os Vedas, mas se não tem devoção, como pode ser Meu devoto? Ao passo que uma pessoa nascida na mais baixa seção da sociedade, se tem devoção, é muito querida para Mim. Todo respeito deve ser demonstrado a tal alma elevada. Suas oferendas devem ser aceitas por todos, pois ela é tão digna de adoração quanto Eu sou."
Mahaprabhu também cita o Hari-bhakti-sudhodaya:
"Os pecados de um brâmane são reduzidos a cinzas pelo fogo poderoso de Krishna-bhakti. Ao passo que um erudito védico ateu é ridicularizado. Qualquer pessoa desprovida de devoção pode nascer numa grande família ou nação, ter amplo conhecimento das escrituras, executar atividades ou cantar mantras védicos; mas essas atividades são como ornamentos num corpo morto. Apenas os tolos ficarão impressionados."

Quando Mahaprabhu foi abraçar Haridasa Thakura, com toda a humildade Haridasa lhe disse:
"Meu querido Senhor, por favor, não me toque. Eu sou o mais caído, o mais baixo entre os homens."
Mahaprabhu respondeu:
"Eu desejo tocá-lo simplesmente para que possa purificar-Me. Você é tão imaculado; é como se a todo momento estivesse se banhando em todos os rios sagrados, visitando todos os lugares de peregrinação e executando todos os sacrifícios, austeridades e caridade imagináveis. Você é ainda mais exaltado do que qualquer brâmane ou sannyasi."

Livro Coração de Krsna