Sri Guru e Sua Graça

De Sridhara Maharaja

Capitulo Onze

Todos son Guru

 

VEJA O TEXTO SUBLINHADO

 

NÃO É MERA CONSCIDÊNCIA A PREVISÃO  DE SRIDHARA MAHARAJA

 

Ainda, em toda sampradaya, ou tradição religiosa, utiliza-se o truque de dizer: "Só escute aqui. Concorde com às palavras de seu guru, o conselho de seu guru. Não tente misturar aqui e ali, não corra daqui para ali visando adquirir conselho, seja casto. Tantos professores são os inimigos de seu guru, são ofensores.“ Eles não estão falando a  verdade real". Mas essa advertência só é necessária na primeira fase, conhecida como kanistha. Esses enganadores dizem; “Não tente ver guru em todos lugares, porque neste mundo, existem muitos  homens vestido de sadhus com uma campanha egoísta, de pouco valor". Esta advertência pode ser necessária somente nessa fase preliminar.

 

TODOS SÃO GURUS

 

Todos eles contribuíram, e em última instância nós temos que entender que nós temos que entrar na terra dos gurus. Todos que dão ímpeto a procurar Krsna e servir a Krsna, deveria ser respeitado como guru. Eles me  ajudarão a  me levar para o centro. E esta é a posição mais afortunada: ver todos  no mundo, em todos lugares como guru, ver que ninguém é nosso criado e ninguém é indiferente a nós. Isso é nossa fortuna mais alta: atingir aquele ambiente espiritual mais alto onde todo o mundo é nosso guru. Aqui, todo o mundo é nosso criado; até mesmo nosso pai e mãe. Nós queremos tirar algo de todo o mundo neste mundo de exploração. E através de renúncia isso tudo é eliminado; é uma posição abandonada. Se vamos entrar na terra de pespectiva eterna, então nós temos que aprender ver que tudo são nossos gurus e nós somos os criados. Que eles são gurus significa que todos são nossos guardiões bem-querentes. Absorveremos ajuda em todos lugares a bênção deles e as graças deles virão de lugares. Eles são nossos bem querentes, guardiões, eles nós guiarão para conseguir o mais  alto de nossa fortuna. Não pode haver nenhuma objeção a isso. 

 

Mas ainda há graduação, da mesma maneira que na mesma existência de Deus há graduação: Vasudeva, Visnu, Narayana, Dwarakesa, Mathuresa, Svayam Bhagavan Krsna - há tantos níveis. Graduação sempre está lá, de acordo com nossa posição interna. Assim, nós não devemos ter nenhum medo. 

 

Claro que há um tempo, quando nós somos cercados por um ambiente desfavorável, que a associação de um santo verdadeiro é muito rara. Nessa fase, nós podemos ser advertidos para não nos misturar com o mayavadis, budistas, Sankarites,  naga babas, e tantos outros grupos de supostos sadhus, de forma que nós podemos correr de lá para cá só  para achar um guru para visando adquirir qualquer conselho. Para nos salvar de tais circunstâncias desfavoráveis, nos proteger, nós somos advertidos para “não tentar ver guru em todos lugares ". Em uma fase particular, porém, quando nós já temos um gosto para a real verdade, nós somos levados para aquele plano onde todo o mundo é nosso guru e nos ajuda no avanço do nosso destino. 

 

Esta precaução é no princípio valiosa, porque há tantos trapaceiros que querem nos devorar. Para nos ajudar a proceder para a meta, nessa fase, nós temos que nos concentrar exclusivamente em nosso guru, e temos que evitar os budistas, mayavadis, ateus, e tudo esses que usam roupas vermelhas em nome de sadhus. Ainda, em toda sampradaya, ou tradição religiosa, utiliza-se o truque de dizer: "Só escute aqui. Concorde com às palavras de seu guru, o conselho de seu guru. Não tente misturar aqui e ali, não corra daqui para ali visando adquirir conselho, seja casto. Tantos professores são os inimigos de seu guru, são ofensores.“ Eles não estão falando a  verdade real". Mas essa advertência só é necessária na primeira fase, conhecida como kanistha. Esses enganadores dizem; “Não tente ver guru em todos lugares, porque neste mundo, existem muitos  homens vestido de sadhus com uma campanha egoísta, de pouco valor". Esta advertência pode ser necessária somente nessa fase preliminar.  

 

LANÇADO ATÉ VAIKUNTHA 

 

E também, nessa fase inferior,  para  manter e desenvolver nossa atenção e devoção para nosso guru, deveremos receber ajuda de nossos irmãos espirituais sêniores. Eles nos ajudarão a entender a grandeza de nosso guru de modos diferentes. Eles também estão fazendo o trabalho de SiksaGuru. Mas quando nós entramos no reino de serviço, então, claro que, todo o mundo nos ajudará. Também é dito que nós podemos ter uma atração interna para Vrndavana, e nosso despertar interno poderá estar no serviço de Krsna de Goloka, mas se nós misturamos com tantos sadhus em Vaikuntha, então nós seremos lançados até Vaikuntha. 

 

Em uma certa fase, nós deveríamos nos precaver de associação ruim, assim no Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.91) Rupa Goswami disse; sajati-yasye snigdhe sadhau sangah svato vare: Com que classe de pessoas santas devemos tentar nós associar intensamente?  Aquelas que estão em nossa linha e que tem as mesmas aspirações de espiritual altas como as nossas, e que defendem uma posição superior. Associar com tais pessoas santas nos ajudarão o mais mais progredir para a última meta.

 

Pode haver alguns obstáculos, mas se no fundo nós formos sinceros, o ambiente não nos poderá enganar, porque a ajuda interna de Deus está lá e coopera com nossa necessidade sincera, interna (na hi kalyana krt kascit durgatim tata gacchati). O que nós queremos no intimo de nossos corações  pode se tornar realidade, porque Krsna sabe tudo. Pode haver alguns obstáculos, mas pela ajuda de Krsna, eles devem ser eliminados e nossa aspiração íntima será coroada com sucesso.