Todas as Glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!

       Aceitem minhas mais humildes reverências a todos os vaishnavas, vaishnavis, amigos e simpatizantes do Movimento da Consciência de Mahaprabhu.
       Estou escrevendo para pedir que os e-mails que me enviem que por favor contenham filosofia, não receitas ou conversinhas que não levam ao conhecimento e a nenhum lugar.
       Fórum vaishnava significa debates amistosos e concernentes ao conhecimento e a filosofia a qual tentamos seguir com o melhor de nossa capacidade.
       Hoje mesmo aqui surgiu a questão a qual submeterei a apreciação de vocês, pois é de veras um questão a muito propagada pelos vaishnavas de que o "GURU NUNCA ERRA".  A pergunta é: O GURU ERRA?  ELE ESTA SOB O JULGO DE MAYA POR ESTAR ENREDADO NO CORPO MATERIAL?  POR ESTARMOS EM KALI-YUGA PERDEU-SE MUITO DOS PODERES MISTICOS OS QUAIS TIVERAM EM OUTRAS ERAS.  ISTO É VERDADE?

               de seu servo e amigo

          Govardhana Dasa

Prezado Govardhana das,

 

Sua pergunta sem duvida reflete duvidas de muitos devotos. Esta e’ uma questao delicada e dificil de avaliar, pois Sri Guru e' aquele (aquela) que esta encaminhando alguem no caminho da liberacao.

 

Ha dois tipos de entidades vivas a saber: Nitya-Badhas e Nitya-Siddhas. As Almas Badhas sao aquelas que estao sujeitas aos tres modos da natureza: Satya-guna, Raja-guna e Tamo-guna. Ja as Almas Siddhas podem ser divididas em duas categoria: almas que ja'  sao liberadas antes mesmo de entrar em contato com este plano mundano e as que atravez de sadhana, atingiram um estado de perfeicao, Siddhi.  Agora, devemos compreender que estas classificacoes  aplicam-se tanto ao Guru como tambem ao discipulo. Ambos estaram percebendo e realizando de acordo com o estagio ou plataforma espiritual em que se encontram.

 

Sraddhvan jana haya bhakti-adhikari

Uttama, madhyama, kanistha sradha-anusari

(Madhya-lila 22.64)

 

“Um candidato qualifica-se como um devoto na plataforma primaria, na plataforma intermediaria e a plataforma mais elevada de servico devocional de acordo com o desenvolvimento de sua fe’ ”.

 

 

 

As subdivisoes para Gurus e discipulos podem ser avaliadas da seguinte forma: Kanistha (neofito), Madhyama (avancado) e Uthama (liberado). No caso do discipulo, (por via de regras) sempre estara em um plano inferior a de seu Guru, pois, neste caso, ele (o Guru) e' o fator iluminante ao passo que o discipulo depende de suas concessoes para que alcance um progresso tangivel em direcao da Luz (Krishna). Devemos sempre ter em mente de que “Guru” e’  aquele que nos promove aos estagios superiores de conciencia.

 

Mas se avaliarmos o Guru somente do ponto de vista de seu aspecto humano, sim, o Guru pode cometer erros. E por que? Porque se ele nao estiver atingido a posicao de uma alma liberada ou for uma alma liberada como e' o caso dos Nitya-siddhas que vem diretamente dos planos espirituais, exemplo: Rupa Gosvami Pada ou Jiva Gosvami Pada e muitos outros que sao considerados Parsadas ( associados ) do Senhor,  sua propia “condicao humana” o conduzira ao erro; Errar e’ humano. Neste estagio, o Guru ainda esta sob a jurisdicao das leis da Natureza; Maya.  Mas se o disciplulo possui a  fe’ de que seu preceptor pode ajuda-lo a avancar em sua jornada espiritual, entao ele devera dirigir sua atencao tao somente para as ‘qualidades e inspiracoes divinas de seu Guru’.

 

O Guru Kanistha pode nos ajudar a compreender que existe algo superior alem dos tres modos da natureza, um Guru na modalidade de um Madhyama, este ja’ pode nos dar sambhanda ou seja, conhecimento de nosso relacionamento com o Supremo. Ele pode nos dar tambem um apropiado sadhana ou bhajana (abhidheya) para obtermos a meta de nossos esforcos ( prayojana ). Ele esta realizando sua  natureza interna e ja’ tem  experiencias esotericas  praticas em relacao a Verdade. Mas isso nao faz com que ele possa definitivamente ser considerado uma Alma liberada. A menos que ele ja tenha ultrapassado os estagios de Bhava que e’ subsequente de asakti ou divino apego ao Senhor, ele (o Guru) estara sujeito a mudancas de comportamento. Um exemplo disso foi o caso de Bharata Maharaja, mesmo apos ter atingido alto nivel de renuncia e dedicacao total `as regras de meditacao em Vasudeva,  apegou-se a um filhote de viado. Ele praticamente parou toda sua meditacao em troca da gratificacao e apego que sentiu pelo desamparado filhote. Nao estamos falando de um devoto comum, Bharata Maharaja, e’exemplo no Srimad Bhagavatam, Canto 5 ,  Kali Ma pesoalmente o salvou das maos de seus inimigos e no final de sua ultima vida, como Jada Bharata, alcancou a liberacao. Mas sim, sem duvidas, no estagio de um Madhyama-madhyma ou Madhyama-uthama o Mestre tem a capacidade de “promover seu discipulo aos diferentes estagios de liberacao”, o qual por sua vez, devera ser no minimo um “candidato no nivel de um Madhyama-madhyama-bhakta”.

 

 

 O Uttama-Bhakta ou o mais elevado, o Guru Ideal,  e’ muito raro de se encontrar, tal Maha Bhagavata Paramahansa e’ extremamente competente em seu bhajan  (servico devocional).  Em  seu plano de existencia ja’ nao ha mais ( ou nunca houve ) sinais ou maculas dos modos da natureza material. Sua visao e’ de puro equilibrio, nao ha mais distincoes ou julgamentos mundanos e por isso ele estara constantemente em plena uniao com a Verdade. Portanto, conclui-se que nao ha possibilidade de queda neste estagio de servico devocional. O Uttama-Guru nao erra !  

 

Obter tal nivel de associacao e’ muito raro e muito mais raro e’ iniciar-se com tal Mahatma. Se por muito bom sukriti ( atividades piedosas acumuladas ) alguem obtem a oportunidade de servir a tal Maha Bhagavata ( devoto puro ) seja ele um Nitya-siddha ou Nitya-bhada que se purificou, deve ser entendido que ambos ( mestre e discipulo) sao Almas liberadas.

 

 

Em uma conversa com Gangadevi ( a personificacao do Rio Ganges ) o Rei sabio Bhagiratha, explica como que as `aguas do Ganges poderao purificar-se  das atividades pecaminosas de todos aqueles que banham-se em Suas `aguas em busca de purificacao.  Ele diz:

 

 “Aqueles que sao Santos devido a pureza de seu servico devocional e assim estando na ordem renunciada de vida, livre de desejos materiais, os quais sao puros devotos, expertos em seguir os principios mencionados nos Vedas,  gloriosos e puros em comportamento e  estando aptos a salvar as almas caidas. Quando tais devotos banharem-se em suas `aguas, as atividades pecaminosas acumuladas de outras pesoas certamente iram ser contra-atacadas, pois tais devotos mantem dentro de si a Suprema Personalidade de Deus, Aquele que e’ capaz destruir todas as reacoes pecaminosas”.

 

Com isso podemos compreender o poder e raridade de tais Mahatmas. E’ muitissimo raro que alguem tenha tamanho poder de purificar todas as atividades pecaminosas da humanidade `a este nivel.

 

E quando Sri Krishna diz RARO, Ele realmente enfatiza este fato:

 

 BG capitulo 7- versos 3 e 19 :

 manusyanam sahasresu
kascid yatati siddhaye
yatatam api siddhanam
kascin mam vetti tattvatah

Entre muitos milhares de seres avancados, um talvez esforce para atingir a perfeicao e entre estes que alcancaram a perfeicao, raramente um conhecera a Mim de verdade.

 

 

bahunam janmanam ante
jnanavan mam prapadyate
vasudevah sarvam iti
sa mahatma su-durlabhah

Depois de muitos nascimentos e morte, aquele que realiza Vasudeva, a causa de todos as causas, rende-se a Mim. Tal grande alma e’ muito rara.

 

 

Ha muitos devotos que dizem que seu Guru e’ Jagatguru, outros dizem Patitapavana e outros Paramahansa ou qualquer outra exaltada denominacao, mas tudo isso e’ basiado na fe’ em seu propio Guru, desta forma, tudo esta basiado em uma experiencia subjetiva do conceito Guru-Tattva. Em outras palavras, seria bom que isto fosse uma verdade absoluta.  De qualquer maneira, todos tem o direito de aclamar que seu Guru e’ um Maha Bhagavata, pois e’ ele quem o esta liberando de seus propios condicionamentos.

 

Mediante a situacao inferma geral das entidades vivas em Kali-Yuga, conclui-se que devemos ter respeito a toda e qualquer manisfestacao de Guru em nossas vidas, mesmo que estas sejam apenas reflexos debilitado de Guru-tattva, ainda assim, poderiamos considerar que estamos sendo protegidos pelos principios do Guru-Tattva; Nityananda Prabhu, a fonte original do Guru e de Suas varias representacoes e sub-representacoes de Sua misericordia.

 

O melhor e mais recomendavel e’ orarmos ao Caitya-Guru (guru interno) para que Ele nos conduza e ilumine na escolha de nossos Acaryas.

 

 

Guru krisna rupa hon sastrena pramane

Guru rupe krsna kripa korena bhaktagane

( Caitanya Caritamrta)

 

“Guru e’ uma outra forma de Krishna, o qual e’ substanciado pelas escrituras sagradas. E’ atraves desta forma do Guru que Krishna distribui Sua misericordia.”

 

 

 

 

Radhe Radhe !!!!

 

 

Dasa,

Hari Saran