COMENTÁRIOS

Queridos Amigos Guardiões,
Reverências. Jaya Sri Sri Guru e Gouranga !
 

Parabéns pela iniciativa e desejo sincero de ter uma comunidade Vaishnava unida em torno da missão de Sri Gouranga. Em relação ao seu e-mail " Vasinavismo sem fronteiras", acho que união significa acima de tudo o respeito às diferenças de cada missão.É muito fácil falarmos em Essência, Amor, União e tudo aquilo que é desejável entre pessoas que acreditam ter um ideal super elevado de espiritualidade, mas devemos entender que muitas diferenças na prática se devem aos diferentes níveis em  que cada indivíduo se encontra em sua compreensão e maturidade espirituais.

Diferenças ocorrem mesmo entre Acharyas, grandes mestres, de acordo com a visão e a aplicação prática  de cada um deles considerando tempo, lugar e circunstância, e porque o mundo espiritual é infinito, cheio de possibilidades.

Por exemplo, Sri Caitanya não aceitava prasadam de quem não cantasse 64 voltas de japa por dia.Srila Prabhupada inicialmente pediu para cantarmos as 64 voltas, mas devido às atividades de pregação e mesmo a nossa dificuldade, ele instituiu 16 voltas como o mínimo.Outros Acharyas, vendo que muitos ocidentais nem cantam as 16 voltas, pedem apenas 04 voltas.Quem tá certo ou errado ? Todos estão certos, pois como podemos medir a misericórdia de um vaishnava diante do sofrimento e ignorância das almas caídas ? O ponto mais essencial em bhakti-yoga é o desejo sincero de serviço devocional. Então, talvez alguém que esteja apegado a uma instituição, e não à essência espiritual da instituição, talvez critique a outra instituição e daí surge a discórdia, ofensas.

Nos últimos anos, a Iskcon tem sido muito criticada por alguns devotos de outras missões Gaudiya Vaisnavas,  por que no passado muitos erros foram cometidos por imaturidade, ignorância, ofensas ou até irresponsabilidade de alguns líderes.Como o movimento era bastante jovem, muitos devotos sacrificaram suas vidas espirituais para administrar a sociedade, pois sem admistração nada funciona neste mundo material e administração significa política, é inevitável.Então, muitas vezes um sannyasi, um guru, teve que assumir a administração, pois não havia outra pessoa com a sua qualificação.

Tenho visto que se referem à Iskcon impessoalmente como um todo, onde todo mundo errou e por isso parece que a Iskcon deve ser extinta, que não tem mais remédio.Muitas pessoas que falam de amor e união não têm seguer a

boa vontade para ao menos desejar boa sorte a quem tenta levar adiante a missão de Srila Prabhupada, mas estão presas a um passado e se deliciam com o veneno da crítica.

Pessoalmente, sou muito restrito em me associar com qualquer devoto que eu não conheça bem, pois na prática vejo que meu mestre espiritual,  Srila Hridayananda  Das Goswami, bem como outros gurus da Iskcon, têm sido muito desrespeitados por devotos invejosos ou sem conhecimento.Meu mestre espiritual pode ter cometido erros administrativos ou políticos,  em especial quando Srila Prabhupada o mandou pregar na América do Sul, onde ele formou uma equipe e abriu  a BBT, em português e espanhol, dando acesso à Consciência de Krishna a milhões de almas.Imaginem um jovem com menos de 25 anos com a responsabilidade de pregar e administrar um continente e ainda assim manter-se na ordem de renúncia.Esses críticos não conseguem ver  o mérito de quem  nunca se desviou dos princípios, das 16 voltas,  e por mais de 30 anos  tem sido fiel à missão de SP, viajando pelo mundo, pregando, inspirando devotos, aceitando o karma de centenas de discípulos, muitos deles ingratos.Então, quando ouvimos devotos de outra missão dizerem que '' os gurus da Iskcon são caídos'' , só porque alguns caíram no passado, será que devemos nos associar e nos unir a essas pessoas ? Prefiro respeitá-las bem de longe. Neste caso, para mim essa é a forma de nos unirmos, em separação.

Esse é apenas um exemplo de como na prática nem sempre a união é possível, porém eu acredito que se cada missão pregar o respeito e a boa vontade, naturalmente a essência sobressairá e o mundo será transformado pelo cantar dos Santos Nomes.

.

Ss,  Vrajabihari Das.

 

 

Queridos Amigos Guardiões da Devoção,

Reverências.Jaya Sri Sri Guru and Gouranga !

 

Fiquei muito feliz ao receber um e-mail de vocês que falava sobre a União entre as diferentes linhas Vaishnavas e querendo saber mais, acessei o seu site.Para minha surpresa, tenho visto que o site coloca vários artigos que falam de tudo, e pouco sobre  união, amor e respeito, tão necessários à boa convivência.Fiquei decepcionado ao ler e-mails que ofendem devotos ou ouvir o desabafo de devotos ofendidos, bem como a troca mútua de acusações.

Essa exposição de assuntos não relacionados com o nosso avanço espiritual, ao meu ver, não deveria ter espaço nesse site, pois ao invés de promoverem uma cultura de paz, harmonia e  respeito, apenas transmitem veneno no lugar do néctar.Minha sugestão é que, por favor, vocês apenas aceitem artigos que não tenham ofensas ou críticas pessoais ou institucionais a quem quer que seja.

Sabemos que toda instituição tem seus problemas e que muitos de nós ainda estamos influenciados por anarthas terríveis, tais como a inveja, prazer em criticar e ofender, ingratidão, cobiça, luxúria, etc. Também sabemos que muitos devotos são sinceros, estão na luta, e outros são santos e estes existem tanto dentro quanto fora das instituições bem como em todas as religiões autênticas.Então quando dirigimos uma crítica, devemos ter o cuidado para não fazê-la de forma irresponsável, mas com o desejo sincero de ajudar nossos irmãos, ao invés de condená-los mesmo que eles estejam errados.Vamos rejeitar o pecado, não o pecador, e tentar com humildade e respeito iluminar seja a instituição ou algum membro dela.

Só um lembrete: Srila Prabhupada dizia que um devoto não deve ser ridicularizado em público,mas devemos nos aproximar dele e mostrar o seu erro.Mesmo que o devoto esteja errado, se não tivermos cuidado, ao invés de ajudar, vamos ofender e ofensas nos disqualificam para receber a misericórdia dos vaishnavas, guru e Krsna, sem a qual, permaneceremos eternamente neste mundo material.

Segundo Srila Visvanatha Chakravarti Thakura, o resultado da crítica é que desenvolvemos as mesmas qualidades do objeto ou pessoa que criticamos.Melhor nos afastarmos de algum devoto " indesejável " se for o caso, e continuarmos nossa prática devocional.

Tenho observado a nível tanto nacional quanto internacional que alguns devotos desenvolvem uma condição psicológica na qual eles só conseguem escrever ou falar para condenar, criticar, ofender, mesmo quando o assunto é Krishna katha.

Não estou dizendo que devemos perder o senso crítico e em nome de não ofender, aceitarmos abusos e injustiça ficando calados.Não ! Devemos denunciar qualquer ato de agressão a nossa integridade física, mental e espiritual, mas o façamos com as devidas precauções.

Desejando todo o sucesso em sua missão,

ss Vrajabihari Das-

Campina Grande-PB