MENSAGEM DE GOVINDA MAHARAJA
 
"Quero tornar a todos em amigos e bem querentes, e não em meus inimigos"
 
"Eu não cometerei nenhuma ofensa a nenhum Vaisnava. Mesmo que um devoto não esteja em nossa Sampradaya - ele pode estar na Ramanuja Sampradaya ou em qualquer outra Sampradaya Vaisnava - tenho medo de cometer alguma ofensa a ele."

 

Cheguei aqui sem nenhuma campanha sectária. Estou vivendo dentro dessa consciência onde meus instrutores, meus Gurus, estão atuando livremente. E ambos - Srila Sridhar Maharaja e Srila Bhakti Vedanta Swami Maharaj - são meus Gurus. Srila Sridhar Maharaj é meu Guru Instrutor e meu Díksa-Guru (Guru Iniciador), e Srila Bhakti Vedanta Swami Maharaj, pela misericórdia de Srila Sridhar Maharaj é também meu Guru Instrutor. Portanto, eu só quero praticar a consciência de Krishna. Eu não tenho sentimentos partidários. Não sei quem está vivendo neste grupo ou naquele grupo, quem está vivendo na índia, ou quem está vivendo na América. Não consigo diferenciar. Queremos praticar a consciência de Krishna isso foi o que recebemos de Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur. Esta é nossa Linha Preceptorial. Nessa Linha, eu sou muito afortunado por ter dois Gurus, e muitos outros também. Mas dois são super instrutores e Gurus, e estou tentando seguir suas diretrizes e seus processos. Estou pregando isso a meus amigos e para quem tiver alguma fé em mim. Meu processo é de pregar e não de afirmar que este ou aquele Prabhu ou aquela pessoa é melhor.

 

Trata-se de um processo de humildade, tolerância e respeito a todos. Esse processo foi dado por Mahaprabhu. Vocês conhecem aquele sloka, o terceiro sloka do Siksastakam. A qualidade apropriada para cantar é que você deve ser humilde - humildade deve ser sua propriedade; você deve ser tolerante e deve oferecer respeitos a todos. Através desses três, pode-se facilmente evitar Vaisnava-aparadha.

 

Vaisnava-aparadha é a grande obstrução ao canto do Mahamantra Hare Krishna. O Mahamantra está vindo do plano superior, e está descendendo através dos Vaisnavas. 0 Mahamantra Hare Krishna é distribuído neste plano mundano através do Pancatattva - Sri Krishna Chaitanya, Prabhu Nityananda, Sri Adwaita, Sri Gadadhara e Srivasa Thakur. Mas se você cometer alguma ofensa a Eles, o Mahamantra não ficará feliz com você, e Ele não Se manifestará em seu coração. Mahaprabhu diz que devemos evitar Vaisnava aparadha, e também os outros nove tipos de ofensas ao Harinama. Muito facilmente podemos evitá-las.

 

O que é mais necessário o nariz ou a respiração? Pode-se viver sem nariz, mas se não respiramos nós morremos. O que é nossa vida? Nossa vida é praticarmos a consciência de Krishna. É disso que precisamos. Para cada alma-jiva, o mais importante é praticar a consciência de Krishna. Nossa identificação - isso não é importante. Se alguém é discípulo de Srila Sridhar Maharaj ou discípulo de Bhaktivedanta Swami Maharaja, isso não é importante.

 

O importante é que precisamos praticar consciência de Krishna sob a orientação de um bom Vaisnava que manifeste as três qualidades acima mencionadas; que tenha desenvolvido sentimentos verdadeiros a respeito da consciência de Krishna; e que seja um perito em nos dar Conhecimento Transcendental sobre Sri Krishna. Devemos convidar sua associação para nossas vidas. Tentaremos sempre ter boa associação. Um devoto pode estar na ISKCON, ou pode estar nos Maths de Srila Sridhar Maharaj, mas o que é importante para mim é sadhu-sanga, e onde quer que haja um sadhu, eu tentarei obter sua associação. Um sadhu não fará diferença entre este ou aquele grupo. Ele diferenciará os níveis de devoção. Ele será atraído para onde houver devoção pura.

 

Essa é minha ocupação. Quero tornar a todos em amigos e bem querentes, e não em meus inimigos. Essa foi sempre a minha tendência desde a infância. Eu sempre me prostro diante de todos. Eu não cometerei nenhuma ofensa a nenhum Vaisnava. Mesmo que um devoto não esteja em nossa Sampradaya - ele pode estar na Ramanuja Sampradaya ou em qualquer outra Sampradaya Vaisnava - tenho medo de cometer alguma ofensa a ele.

 

Não é uma questão de ISKCON. Se alguém tiver esse tipo de sentimento, esse espírito partidário, então eu pedirei a ele para abandonar esse sentimento. Evite esse tipo de mentalidade e venha cantar o Mahamantra Hare Krishna dado por Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, ou dado por Srila Bhakti Vedanta Swami Maharaj. Eles não desejaram fazer um grupo sectário, então por que estamos ávidos para criar um partido? Queremos harmonizar com tudo. Desse modo, poderemos harmonizar facilmente ambas as sociedades.

 

Mas "sociedade" significa muita gente. O ego é o maior Inimigo de todos. Temos que evitar o falso ego. 0 que perderei se oferecer respeitos a todos? E se eu for humilde e tolerante, todas as boas qualidades virão a mim. Mahaprabhu disse que com essa qualificação, devemos tentar cantar Hare Krishna, e então obteremos os sentimentos verdadeiros para esse Harinama Mahamantra transcendental. 0 santo nome não é diferente de Krishna, então é uma boa prática não pensar na linha do espírito partidário. É nosso objetivo de vida praticar a consciência de Krishna sem ofensa ao Harinama; e nos tornaremos escravos do lugar onde isso for possível.

 

Qual é o objetivo de nossa vida? E para que me encontro aqui? Se puder fazer algo de bom por dinheiro está sendo gasto, e esse dinheiro veio através da energia dos devotos. Não ficarei feliz se minha missão não for bem sucedida. E o que é minha missão? Encontrar-me com meus amigos e suas famílias. E se tiver a oportunidade de pregar consciência de Krishna, então tentarei pregar de modo independente. Esse é meu humor. Ficarei muito feliz se por minha associação alguém se sentir inspirado a prosseguir na linha da consciência de Krishna. Mesmo que seja apenas um homem, ainda assim ficarei muito feliz. Sentirei que minha missão foi bem sucedida.

 

Todos precisamos praticar a consciência de Krishna, e da maneira que for possível tentaremos seguir nessa linha. Muitas missões estão seguindo a linha do espírito partidário. Às vezes, estão fazendo bem, e às vezes estão fazendo muitas coisas erradas. Na realidade, não existe nenhuma linha nesse sentido. Mas qual é o objetivo de nossa vida - primeiro, precisamos obter um objetivo, e então sem perturbação ao meio ambiente e aos outros, podemos prosseguir. É necessário vislumbrar o objetivo. E se for possível realizar tudo de modo harmonioso, isso será muito bom. Isso nos trará mais inspiração, o que nos concederá mais apego e atração uns pelos outros. Isso seria muito bom, mas na realidade é muito difícil de fazer.

 

Eu posso controlar o meu ego, e talvez possa controlar os egos de algum de meus amigos, mas não posso controlar os egos de todos. E desde que o ego é nosso pior inimigo, é questionável o quanto de harmonia é possível.

 

Outro ponto a considerar é que Krishna não deseja dar Prema-bhakti a qualquer um. Krishna quer dar mukti, liberação, indiscriminadamente, mas não Bhakti, devoção,. Mesmo quando Seu devoto está distribuindo livremente as semente de Bhakti, Krishna às vezes tenta evitar isso porque ele fica controlado por quem se torna Seu devoto.

 

Então, em geral a mente do buscador pode sofrer uma reação tal que ele pode deixar a consciência de Krishna. Mas nós temos que continuar praticando a consciência de Krishna mesmo que Krishna não a queira dar, porque Krishna nada pode fazer se um devoto quiser dá-la. Contudo, quando o devoto não se encontra mais presente, Krishna pode tentar escondê-la. Krishna não é tolo! Às vezes, Krishna pode tentar evitar distribuir livremente a consciência d'Ele. Essa é a natureza das transações espirituais.

Nas Escrituras está dito, muktim dadati karhicít sma na bhakti-yogam. É por essa razão que em toda sociedade bem sucedida advém alguns distúrbios. Quando um devoto quer deixar, Krishna sente que Ele não tem o direito de impedir isso. Os devotos distribuem fortuitamente a consciência de Krishna, mas depois disso, deve-se praticar. O devoto que lhe deu a semente não virá praticar consciência de Krishna em seu lugar. Assim, na vida do praticante pode haver algum defeito, e Krishna o pode estar evitando. Há defeitos vindo, e os praticantes estão saindo dos trilhos. Então, a pessoa falhou no exame e é desclassificado. Quando os garotos fazem uma corrida, eles têm de ficar na faixa. Se um deles sair de sua própria faixa, será desclassificado. Mas com a ajuda apropriada de Vaishnavas genuínos, permaneceremos sempre no caminho certo.

 

Srila Guru Maharaj tentou sempre harmonizar tudo. Toda a Missão Gaudiya e os líderes de outras missões vieram a ele de tempos em tempos em busca de seus conselhos - até mesmo seu grupo inimigo. "Inimigo" significa aqueles que abusavam dele. Em uma ocasião, o líder de um grupo opositor veio ver Srila Guru Maharaj, e Guru Maharaj perguntou a ele: "Por que você está vindo me ver? Você está vivendo num grupo opositor." E a pessoa replicou: "Maharaj, o senhor não é um homem partidário. Seu forte bom senso, inteligência superior e natureza desapegada sempre me atraíram, e é por isso que vim ver o senhor. Conversar com o senhor sempre me faz muito feliz. E por isso que venho até o senhor."

 

Eu sou discípulo desse Srila Sridhar Maharaj e também cresci nessa consciência. Sinto que todos são meus amigos. E se não forem meus amigos, vou querer fazer deles meus amigos. Não desejo ter inimigo algum.

 

Tenho muitos amigos na sociedade ISKCON, e alguns são muito bons amigos. Nas sociedades dos irmãos espirituais de Srila Guru Maharaj e nas sociedades de meus próprios irmãos espirituais, muitos devotos são muito afetuosos comigo, e na realidade estou vivendo pela misericórdia deles. Eles são afetuosos e misericordiosos, e quando estou recebendo seu afeto e misericórdia, estou pensando que a minha prática da consciência de Krishna deve continuar de maneira feliz. Então, seguindo os passos de Srila Guru Maharaj, estou tentando harmonizar tudo. Esse é o meu humor.

Texto extraído do Livro “Demolindo os Pilares do Ego” – Primeiro Capitulo “A Graça Universal” Pagina 24/28 da edição em Português de Srila B.S. Dev-Goswami Maharaja. (disponível mediane pequena doação à Sri Caitanya Saraswath Math. veja como).