O Caitya-Guru

por Avijnata Das

Comentário de Srila Swami Maharaj Prabhupada sobre o verso 52 Cap 28 Canto IV do Srimad-Bhagavatam

Quando o parente de alguém morre, a renúncia é naturalmente visível. Só pode consultar a Superalma sentada dentro do coração de todos quem está inteiramente livre da contaminação do apego material.

Quem é sincero e puro obtém a oportunidade de consultar a Suprema Personalidade de Deus sob Seu aspecto Paramatma sentado dentro do coração de todos. O Paramatma é sempre o caitya-guru, o mestre espiritual interno, e Ele aparece externamente perante as pessoas como o mestre espiritual iniciador e instrutor. O Senhor pode residir dentro do coração, podendo, também, aparecer diante de alguém e instruí-lo. Logo, o mestre espiritual não é diferente da Superalma sentada dentro do coração. Uma alma ou entidade viva pura pode obter a oportunidade de encontrar-se com o Paramatma face a face. Assim como uma pessoa tem a oportunidade de consultar o Paramatma dentro do seu c oração, ela também tem a oportunidade de vê-Lo realmente presente ante ela.

Então, ela pode receber instruções diretamente da Superalma. Este é o dever do devoto puro: ver o mestre espiritual fidedigno e consultar a Superalma dentro do coração.

Quando o brahmana perguntou à mulher quem era o homem que jazia no solo, ela respondeu que ele era seu mestre espiritual e que ela estava perplexa sobre o que fazer em sua ausência. Numa ocasião assim, a Superalma aparece imediatamente, contanto que o devoto tenha seu coração purificado por ter seguido as orientações do mestre espiritual. O devoto sincero que segue as instruções do mestre espiritual com certeza recebe instruções diretas da Superalma em seu coração. Assim, o devoto sincero é sempre ajudado direta e indiretamente pelo mestre espiritual e pela Superalma. Confirma-se isto no Caitanya-caritamrta: guru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija. Se o devoto serve a seu mestre com sinceridade, Krsna naturalmente fica satisfeito. Yasya prasadad bhagavad-prasadah. Satisfazendo ao mestre espiritual, naturalmente satisfazemos a Krsna. Assim, o devoto é enriquecido tanto pelo mestre espiritual quanto por Krsna. A Superalma é eternamente o amigo da entidade viva e sempre esteve pronta a ajudar a entidade viva, mesmo antes da criação deste mundo material. Portanto, aqui se afirma: yenagre vicacartha. A palavra agre significa “antes da criação”. Deste modo, a Superalma tem acompanhado a entidade viva desde antes da criação.

Gaura Haribol!